Como focar nos estudos e se tornar um programador de verdade?

Tempo de leitura: 8 minutos

Você está com uma certa dificuldade em entender como focar nos estudos? Bem, não fique preocupado, isso acontece até com os melhores estudantes.

Para se ter foco nos estudos, talvez seja necessário ajustar seus padrões de estudo, procurar um lugar silencioso e sem distrações, experimentar uma nova técnica ou, simplesmente, desenvolver um plano de estudos eficaz que permita um descanso sempre que necessário.

Experimente o que vou te passar aqui nesse artigo até achar o que funciona melhor para você. Com o planejamento correto, será mais fácil se adequar e estabelecer seus momentos de foco total.

O que iremos aprender neste poderoso artigo que irá te ensinar como focar nos estudos?

// Escolha a melhor hora para você estudar programação

// Prepare o ambiente antes de iniciar os estudos

// Crie um plano de estudos eficiente e defina as metas

// Cancele as distrações enquanto estuda

Escolha a melhor hora para você estudar programação

Escolha a melhor hora para você estudar programação

Este é com certeza o fator mais importante quando se trata de se concentrar em seus estudos. Todos nós corremos em um ritmo circadiano, o que significa que sua energia passa por picos e vales ao longo do dia. Isso vai variar de pessoa para pessoa.

Como um exemplo geral, embora em certa medida possamos mudar quando nos levantamos e vamos dormir, a realidade é que alguns de nós estão preparados para ser pessoas matutinas e outras corujas noturnas.

E muitos de nós que trabalhamos com lógica de programação, desenvolvimento de aplicações seja para web ou desktop, precisamos de muita energia para estudar o que ainda não dominamos e desenvolver o que precisa ser desenvolvido.

O importante é que encontremos o tempo mais efetivo para usarmos nossa energia mental.

Aqui está um experimento simples que pode te ajudar a focar nos estudos.

Defina um alarme no seu relógio e no telefone que se liga a cada hora que você está estudando. Quando o alarme disparar, anote a hora e dê a você mesmo uma pontuação de dez em termos de quanta energia você tem e de quão produtivo você foi.

Faça isso por duas semanas e você começará a ver quando os picos de concentração são efetivos.

Prepare o ambiente antes de iniciar os estudos

Prepare o ambiente antes de iniciar os estudos

A preparação do ambiente começa por escolher o lugar ideal para você iniciar os seus estudos.

Um ambiente silencioso é o mais adequado. Não importa se é no seu quarto ou na biblioteca, escolha um ambiente livre de interrupções ou distrações para poder se concentrar com qualidade.

De preferência fique longe da TV e do animais de estimação, além de qualquer outra coisa que possa tirá-lo do seu foco.

O ambiente também deve ter um lugar confortável para você se sentar, e com boa iluminação. A postura que você decide ficar também é muito importante. Você não pode levar suas costas, pescoço, olhos ao extremo, pois a dor pode ser uma péssima distração.

Algumas dicas:

  • Sente-se e estude em uma mesa ou escrivaninha. Jamais leve os seus estudos para cama, a não ser que seja para fazer uma boa leitura antes de dormir. Além disso, jamais associe seus estudos com seu quarto, pois quarto sugere sono, e isso pode ser um forte convite para você ir pra cama dormir.
  • Se você tiver uma mesa para utilizar em pé é uma ótima forma de se concentrar nos estudos, além de ser uma opção mais saudável do que se sentar.

Falamos muito sobre isso em nosso artigo sobre Como manter o foco na hora de programar.

Crie um plano de estudos eficiente e defina as metas

Crie um plano de estudos eficiente e defina as metas

Independente do que você vai estudar, é fundamental que você tenha um plano claro em mente se quiser aproveitar ao máximo seu tempo de estudos.

Começar os seus estudos de programação sem metas e objetivos é a maneira mais rápida de gastar seu tempo de estudo distraído e confuso sem saber para onde ir direito.

  1. Descubra o que você precisa estudar. Isto significa que você já sabe com clareza sobre as aulas que irá assistir, os projetos que irá desenvolver ao decorrer dos estudos etc..Por exemplo, em nosso Curso de Front-End Completo, você irá dominar o HTML/HTML5, CSS/CSS3, JavaScript e jQUERY, onde você terá disponível de forma vitalícia mais de 600 aulas e dezenas de projetos práticos para fazer de você um desenvolvedor front-end super completo.Ou seja, já trazemos um passo a passo para você, basta seguir o cronograma para dominar estes temas. Você não quer perturbar constantemente sua concentração procurando outros materiais de estudo, por isso já entregamos tudo de bandeja pra você.
  2. Liste os tópicos em ordem de importância. Ao criar prioridades de forma antecipada, você minimiza a probabilidade de ficar preso tentando descobrir no que você tem que focar. Se você quiser, pode usar uma matriz e classificar as tarefas em termos de importância (1-4) e urgência. Isso lhe dá uma perspectiva visual sobre o que precisa ser feito.
  3. Divida seu tempo efetivamente. Você pode dividir seu tempo como quiser, mas certifique-se de colocar o material mais importante no espaço em que você se considera mais produtivo.Outra estratégia a ser considerada é fazer o que você tem mais dificuldade, ou menos afinidade, primeiro. Desta forma, você não precisa ficar desperdiçando energia mental pensando em como você logo precisará fazer aquela atividade que você considera “chata”.
  4. Defina micro-metas e se recompense. Certifique-se de que os objetivos que você escolheu sejam realisticamente atingíveis, e é por isso que quanto menor, melhor.O impacto da dopamina que obtemos ao atingir nossos objetivos pode nos manter super alertas e positivos. Da mesma forma, certifique-se de que a recompensa é propícia ao estudo, como um café, uma caminhada ou um lanche saudável.Coisas como excesso de açúcar ou as redes sociais podem não ser o melhor caminho a seguir, pois tiram a sua energia.

Cancele as distrações enquanto estuda

Cancele as distrações enquanto estuda

Quando paramos o que estamos fazendo para dar uma olhada no Instagram ou Facebook, nunca imaginamos que iremos perder um baita tempo. Mas nós sempre fazemos isso.

De fato, um estudo da Universidade da Califórnia em Irvine descobriu que, após uma interrupção no trabalho por algum tópico irrelevante, as pessoas demoravam em média 23 minutos e 15 segundos para voltar à tarefa em mãos.

Agora imagine que você está sendo interrompido apenas uma vez a cada hora.

Isso é 39% do seu tempo indo direto ao ralo de uma única visualizada no seu Facebook!

Vou passar para você 2 maneiras rápidas para você evitar distrações enquanto estuda.

Mantenha um diário de distração. 

Esta é a técnica mais produtiva para alguém que é propenso a ter mil ideias ao mesmo tempo.

Mantenha um diário em branco ao seu lado e, quando surgir uma ideia ou um pensamento qualquer, mesmo que se pareça relacionado ao tópico em questão, simplesmente anote-o e volte para ele no seu intervalo.

Surpreendentemente, você descobrirá que, à medida que revisa a lista de ideias no final do dia, as ideias que pareciam persistentemente ocupar sua mente enquanto você estava tentando estudar, não são mais relevantes.

Transforme seus aparelhos eletrônicos em modo avião. 

Aparelhos eletrônicos é de longe a maior distração quando se trata de estudar.

Embora você possa precisar deles para pesquisar, afinal, você está estudando programação, está na frente de um notebook com internet, então é melhor organizar tudo o que é necessário de antemão, para não ficar tentado a fazer uma rápida pausa no Facebook.

A melhor opção é desligar todo o acesso Wi-Fi até que você termine de estudar, a menos que seja extremamente necessário.

Bônus

Conclusão de como focar nos estudos e se tornar um programador de verdade

Conclusão de como focar nos estudos

E aí está, como se concentrar em seus estudos como alguém que realmente quer se tornar um programador de verdade.

Como você pode ver, há um grande número de coisas que afetam o controle da sua atenção.

Desafios irão aparecer constantemente dependendo da sua motivação de inicio, capacidade de concentração, habilidades organizacionais, clareza mental e saúde física.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos e qualquer um que você achar que esteja precisando dessas dicas!