Como Ganhar Dinheiro com o Desenvolvimento de Jogos

Tempo de leitura: 7 minutos

O que você acha da ideia de ganhar dinheiro com o desenvolvimento de jogos? Aprender a distribuir, promover e ainda lucrar uma boa grana com isso?

Se você já tem trabalhado ou pretende começar a trabalhar desenvolvendo jogos, continue lendo este artigo e veja quais as melhores opções para você rentabilizar os jogos que produz.

Não vou me prender nesse artigo a explicar como ser um desenvolvedor de games, pois já tratamos isso de forma bem detalhada no artigo sobre como iniciar sua carreira de desenvolvedor de games, que aconselho você ler ele, caso queira se aprofundar mais sobre assunto.

Aqui abordaremos mais a questão monetária em si, para aqueles que desejam de alguma forma produzir e lucrar com os jogos criados.

O que você irá aprender para começar hoje mesmo a ganhar dinheiro com o desenvolvimento de jogos?

// O mercado para o desenvolvedor de jogos

// Jogos pagos

// Compras realizadas dentro dos jogos

// Anúncios

// Vender a licença do seu jogo

O mercado para o desenvolvedor de jogos.

O mercado para o desenvolvedor de jogos

Segundo a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), existem cerca de 220 empresas que desenvolvem jogos no Brasil, número que cresce constantemente e que com certeza deve aumentar bastante nos próximos anos.

Além disso, os gamers brasileiros passam em média 5,5 horas por semana na frente das telinhas jogando. Estes dois dados são apenas uma breve amostra do momento feliz que se encontra o mercado de jogos no país.

O público de gamers nunca foi tão grande, o que acaba motivando o mercado de desenvolvimento de jogos como nunca antes.

O Brasil, por exemplo, já é o 12° país mais rentável nesse negócio. Com tanto crescimento faltam profissionais qualificados para atuar no mercado.

Problema esse que se depender da danki code, não será mais um problema, pois a nossa missão é formar os melhores desenvolvedores de jogos do Brasil, e ainda entrega-los de mão beijada para o mercado nacional.

Enfim, vamos ver agora algumas maneiras bem interessantes  para você começar a ganhar dinheiro com o desenvolvimento de jogos?

Jogos Pagos

Jogos Pagos

Essa talvez seja a escolha mais óbvia que nos vem a mente, da forma como é feita para os jogos de títulos AAA – com um preço inicial fixo.

Mesmo tendo as vantagens do nosso mercado digital, não tendo que imprimir capas e colocar seus jogos em uma loja física, como era feito antigamente, para ganhar dinheiro com o desenvolvimento de jogos por um preço fixo, você tem que investir muito tempo e dinheiro em marketing.

Apenas os melhores jogos conseguem se destacar nesse mercado ganhando mais do que seus custos, ou seja, você vai precisar de muita dedicação e dinheiro para aderir a essa primeira opção.

O quanto você vai cobrar pelo seu jogo depende muito do mercado, da qualidade do jogo e de muitos outros pequenos fatores.

Por exemplo: Um titulo de arcade para iOS pode ser vendido por R$ 3,00, mas um jogo estilo RPG mais longo no Steam pode custar até R$ 30,00 reais; ambos os jogos tem o preço ok.

Porém, você precisa seguir o mercado e fazer sua própria pesquisa para poder encaixar o seu jogo com sucesso nas prateleiras digitais.

E não se preocupe com os erros que podem vir a acontecer, aprender com eles é parte do processo e deles tiramos os melhores aprendizados.

Compras realizadas dentro dos jogos

Essa é uma das formas mais utilizadas hoje em dia, pois elas vem sem nenhum impedimento para a pessoas baixar o seu jogo, pois em vez de ter pessoas pagando de imediato pelo jogo, você oferece o jogo de forma gratuita para que ela possa realizar compras dentro do jogo.

Nesse caso, o jogo é adquirido sem gastar um centavo se quer. Se você gosta de games com certeza já experimentou um jogo desse tipo, são jogos que oferecem níveis de bônus, melhores armas ou magias, ou até mesmo recarregar a energia que está faltando para você poder jogar. Dai vai da sua criatividade.

Mas lembre-se, você irá precisar de milhares de downloads do seu jogo para que valha a pena todo o trabalho, pois apenas uma fração dos jogadores realmente pagam pelo que você oferece dentro do seu jogo.

Ai você me pergunta, qual a media de compras dentro de um jogo desse tipo?

Cerca de uma pessoa em cada mil é a média.

Quanto mais pessoas jogando, maior a chance de alguém pagar. Claro que você precisa ser criativo e bolar promoções extras dentro do jogo para gerar mais ganhos.

Anúncios

anuncios

Em vez de você vender seu jogo de forma direta, você também pode tentar obter uma renda passiva exibindo anúncios.

Mas para que isso aconteça o seu jogo precisa ser viciante, o que não é algo tão fácil quanto parece.

Você vai precisar de muito planejamento, e em algum momento você precisará de um pouco de sorte também.

Se o seu jogo acaba se tornando VIRAL e as pessoas começarem a jogar e compartilha-lo de forma desesperada, você com certeza terá milhares de downloads e muito dinheiro entrando por meio dos anúncios.

Existem muitas empresas que fornecem sistemas de anúncios, basta você se inscrever e permitir que eles mostrem anúncios em troca de uma porcentagem dos ganhos.

O Google AdSense é considerado o mais eficaz quando se trata de anúncios, mas ele não foi projetado para jogos e acaba sendo uma prática ruim usá-lo para anunciar nos seus jogos.

Então ao invés de ter sua conta bloqueada e todo o  dinheiro bloqueado, tente usar os portais de gamedev, como o LeadBolt.

Eles oferecem sistemas bem fáceis de implementar para exibir os seus anúncios e dividir os lucros com você.

Estão ficando cada vez mais populares anúncios em vídeo, principalmente em forma de pre-roll – onde eles são exibidos no início do jogo enquanto ele é carregado.

E onde colocar os anúncios em meu jogo? isso realmente vai depender de você. Mas uma dica que vou deixar aqui, é que você seja o mais sutil que você puder, para não deixar os jogadores atormentados, mas que seja visível o suficiente para que eles cliquem ou pelo menos notem.

Vender a licença do seu jogo

Vender a licença do seu jogo

Esse é um modelo bem eficaz de monetização, onde uma licença é vendida para que o seu jogo seja distribuído.

Há vários portais na internet interessados em apresentar os seus jogos.

Eles utilizam várias estratégias para lucrarem com os seus jogos, mas isso não é algo que você precise se preocupar, pois vender a licença é um negócio único.

Você recebe o valor combinado, e eles podem utilizar de toda a criatividade deles para poder lucrar com o seu jogo.

Encontrar quem publique seus jogos as vezes pode ser difícil no início – tente procurá-los nos fóruns de Gamedevs em HTML5.

Se você for conhecido, provavelmente já até devem ter entrado em contato com você. Você só precisa verificar se a empresa é seria, se o negócio é realmente valido e vantajoso para ambas as partes.

A maioria dos negócios é realizada por e-mails. Alguns sites que publicam os jogos têm essa informação disponível de forma bem fácil, enquanto outros são mais difíceis de encontrar.

Conclusão de como ganhar dinheiro com o desenvolvimento de jogos

conclusão

Existem muitas formas de ganhar dinheiro com desenvolvimento de jogos – tudo o que for aplicado ao universo “normal” dos jogos AAA pode também, ser aplicado a jogos casuais de HTML5.

No entanto, você também pode se concentrar em vender licenças, na criação de marcas ou na obtenção de receita com base em anúncios.

Agora vai depender de você, o caminho que você vai seguir!

Referência:

https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Games/Publishing_games/Game_monetization

Comentários encerrados.