Como manter o foco na hora de programar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você for bom em dominar a habilidade de se manter focado na hora de programar, isso vai determinar completamente seu nível de sucesso.

Mas infelizmente essa não é a realidade de todos, e eu sei disso pois já tive muitas dificuldades nesse sentido, e com as dicas que vou lhe passar nesse artigo você, assim como eu, também será capaz de elevar drasticamente seu nível de foco.

Iremos falar sobre melhorar nosso foco na hora de programar, porém o que vou te passar nesse artigo sobre como manter o foco irá servir para qualquer outra atividade que você deseje desempenhar, por exemplo, se você conseguir manter o foco no seu trabalho, na faculdade, ou em suas metas, você será muito produtivo, fará o que tem que ser feito e atingirá suas metas em tempo recorde.

Infelizmente, o oposto também é verdadeiro. Se você está constantemente distraído ou querendo fazer várias coisas ao mesmo tempo, aquele típico perfil de pessoas que querem abraçar o mundo, você está impedindo-se de alcançar o próximo nível.

A pergunta chave é: como manter o foco na era das distrações? 

Em um tempo onde há tantas demandas chamando a sua atenção e tudo e todos acabam puxando você em várias direções?

Vou lhe apresentar um processo simples, mas muito eficaz, que será capaz de aumentar sua concentração e foco absurdamente a partir de agora.

// Comece Eliminando as distrações

// Seu foco é um músculo, quanto mais treinar, mais ele cresce

// Tenha um plano claro

Comece Eliminando as distrações

comece eliminando as distrações

O primeiro passo para você focar na hora de programar é buscar identificar os sabotadores de plantão, que são algumas distrações que lhe cercam.

Se você imaginar seu foco como se fosse um balde de água, toda distração é um pequeno buraco que existe no seu balde.

Quanto mais distrações você tiver, mais buracos terá, e consequentemente mais vazamentos de água e logo logo o seu balde estará totalmente vazio.

Acontece da mesma forma com o seu foco na hora de programar. Se você está concentrado construindo suas aplicações, mas seu telefone não para de alertar sobre as notificações que estão chegando, alguém bate na sua porta, pessoas conversando, ou seja, com todos esses barulhos ao seu redor fica muito difícil você se concentrar para desenvolver algo de qualidade.

Dessa forma é muito complicado manter o foco, porque cada vez você se depara com uma decisão: Prestar atenção ao seu telefone vibrando ou ficar focado no site que estou desenvolvendo?

Portanto, o primeiro passo para se concentrar é eliminar as distrações.

É por isso que o ambiente de uma biblioteca é tão silencioso. E se você sentar em uma sala de meditação zen, notará o quão incrivelmente quieto é.

Então faça sua própria biblioteca ou ambiente Zen. Reduza ou elimine o máximo de distrações possível.

Como estratégia, desative as notificações, se for urgente irão lhe ligar, e se possível coloque-o em uma sala diferente.

Feche a porta do seu quarto ou escritório. Coloque um sinal de “Não perturbe” que irá dizer às pessoas: “Ouça, estou muito focado. Não posso ser incomodado”.

Faça o possível para eliminar tanto as distrações visuais como as auditivas ao seu redor quanto possível.

Seu foco é um músculo, quanto mais treinar, mais ele cresce

seu foco é um musculo

A capacidade de ficar focado em algo é como um músculo.

Quanto mais você exercitar esse músculo chamado foco, assim como quando você vai para academia, melhor será o desenvolvimento dos seus músculos.

Se você é alguém que vive distraído, e está acostumado a fazer várias tarefas ao mesmo tempo, 40 minutos de foco pode ser demais pra você.

Então comece com 5 minutos. Fique à vontade com 5 minutos prestando atenção a apenas uma tarefa.

Então faça 10, faça 15, faça 20. Lentamente, construa seu caminho até 40 a 50 minutos de tempo de foco. Treine seu foco.

Se você está acostumado a ficar focado por 5 minutos, e agora você vai fazer isso por 45 minutos, você está se preparando para o fracasso, porque você não está acostumado com isso.

Seu hábito é programar por 5 minutos ou 10 minutos, e agora você está tentando saltar quase dez vezes mais, e saltos gigantescos tendem a não dar muito certo.

Construa o seu caminho.

Treine seu foco da mesma maneira que você vai treinar seus músculos. Você não vai a academia, pegar no supino e começa levantar centenas de quilos.

Você começa devagar, permite que seus músculos se desenvolvam e você constrói seu caminho em direção ao foco perfeito.

Da mesma maneira com o seu foco e sua concentração. Treine, comece devagar e gradualmente construa o seu caminho em direção a ser um programador Sênior de resultados.

Tenha um plano claro

Tenha um plano claro

Nunca tente desenvolver algo sem um plano claro estabelecido.

O que pode acontecer se você não fizer um planejamento?

Você vai até o seu escritório, senta-se e diz: “Espera, o que eu vou fazer mesmo?” E então você escolhe uma tarefa que parece ser a mais importante e começa a fazer.

Mas então, no meio dela, algo a mais aparece em sua mente, e você fica tipo “espera, isso aqui é mais importante”, então você muda totalmente o seu foco para outra coisa.

No meio dessa tarefa, algo mais surge em sua mente e você fica tipo “Espere, eu deveria estar fazendo isso, ou deveria estar fazendo aquilo?” E daí você entrou em um ciclo vicioso, e ele não tem fim!

Enquanto você não tiver um plano claro, enquanto você não tiver estabelecido o que irá fazer, sua mente irá continuar vagando.

Se você tem um plano, se você sabe que entre 8:00 e 8:30, você deveria fazer essa tarefa, você está com uma mentalidade totalmente diferente.

Sua mentalidade se transforma quando você pensa dessa forma; pois agora você sabe que deveria estar fazendo exatamente isso.

Então você não fica confuso ou indeciso em relação a escolha. Você está fazendo a coisa certa? Você fez um plano.

Você sabe que entre este e este período, você deveria estar fazendo essa tarefa. Isso torna muito mais fácil manter o foco.

Abaixo entrego um bônus pra vocês sobre como se organizar e produzir mais para complementar nossa aula sobre foco de hoje.

#Bônus

Conclusão sobre como manter o foco na hora de programar

conclusao de como manter o foco

Gostou do artigo sobre como manter o foco? Nós aqui na Danki Code prezamos muito pelo aprendizado e sua carreira, por isso produzimos materiais como esse, para te auxiliar em sua jornada no universo da Programação!

Não esqueça também de acompanhar o nosso canal do Youtube, lá eu estou sempre produzindo conteúdo sobre programação e contando sobre minha experiência como programador para sempre te ajudar a superar os desafios que todo programador enfrenta nessa jornada, Beleza?

>> Acessar nosso canal do Youtube

Alguma dúvida ou sugestão? deixe seu comentário.