Como se Tornar um Desenvolvedor Back-End

Tempo de leitura: 6 minutos

E aí desenvolvedor, pronto para mais um super artigo sobre desenvolvimento web? Hoje nós iremos falar sobre se tornar um desenvolvedor back-end, ou seja, aquele que cuida da programação do lado do servidor.

Não sei se você já sabe, mas no desenvolvimento Web existem três formas de você desenvolver:

O Desenvolvedor Front-End

O Desenvolvedor Back-End

O Desenvolvedor Full-Stack (que é a combinação dos dois)

Mas nesse artigo, como já falamos logo acima, iremos focar apenas em como se tornar um desenvolvedor back-end, para entender o que ele faz, como trabalha e como você pode iniciar sua carreira hoje mesmo.

Fica comigo nesse artigo e veja o que iremos aprender:

// O que um desenvolvedor back-end faz?

// O desenvolvedor back-end trabalha com quem?

// Um desenvolvedor back-end precisa conhecer quais tecnologias?

// Como se destacar no mercado de trabalho?

O que um desenvolvedor back-end faz?

o que um desenvolvedor back-end faz

Os desenvolvedores back-end são os que ficam com a parte de trás da “parada”, ou seja, aquilo que geralmente não vemos, mas interagimos, pois toda a programação acontece do lado do servidor em aplicações web.

Além dos desenvolvedores back-end trabalharem para que tudo ocorra bem na parte interna das aplicações web, eles ainda trabalham em parceria com o desenvolvedor front-end, lhes passando toda a lógica da programação que está acontecendo no servidor.

Como o desenvolvedor back-end faz isso?

Ele desenvolve toda a lógica utilizando linguagens de script do lado do servidor (server-side), como o PHP ou o Ruby.

Além de fazer os aplicativos da web funcionais, os desenvolvedores back-end também ficam com a tarefa de otimizar a aplicação em termos de eficácia e velocidade.

Sem esquecer que eles também criam soluções de armazenamento de dados, com um banco de dados.

Portanto, um desenvolvedor back-end precisa ter uma noção legal de banco de dados, pois ele é fundamental para todas as aplicações web, cujas quais necessitam armazenar informações (como comentários, publicações, usuários, etc.).

Os bancos de dados mais utilizados entre os desenvolvedores incluem o MySQL, PostgreSQL e MongoDB.

O desenvolvedor back-end trabalha com quem?

o desenvolvedor back-end trabalha com quem

Geralmente o desenvolvedor back-end trabalha em equipe. E sempre há outros desenvolvedores web nesta equipe, como um desenvolvedor front-end (UX Design, engenheiros etc.) e logo vem a equipe de back-ends.

Se tratando de back-end, eles também trabalham ao lado de engenheiros de softwares. Às vezes fazendo apenas o desenvolvimento da API REST ou alguma coisa relacionada.

Outro trabalho poderia ser como engenheiro, garantindo a qualidade do projeto.

Quantas possibilidades de tarefas para um desenvolvedor back-end, hein?

Um desenvolvedor back-end precisa conhecer quais tecnologias?

um desenvolvedor back-end precisa conhecer quais tecnologias

Ele precisa ter a capacidade de gerenciar servidores, que inclui administrar os bancos de dados e aplicativos de dimensionamento para lidar com alterações de carga.

Um servidor é um software ou computador, que tem um sistema de computação totalmente centralizado que fornece serviços a uma rede de computadores, também conhecidos como clientes.

Existe uma diversidade de servidores (Proxy, DNS, FTP etc.) e se você deseja se tornar um desenvolvedor back-end é fundamental conhecê-los.

Por isso a importância de conhecer linguagens como o PHP, Python, Ruby e ASP.NET

Além disso, você precisa dominar os bancos de dados, também conhecidos como Database, que funcionam como uma biblioteca com muitas informações, ou seja, é o cérebro que faz os sites se tornarem dinâmicos.

Sempre que você busca algo dentro do site, o banco de dados é o responsável por aceitar a busca que você fez, encontrar o que foi buscado e apresentar no site.

O banco de dados no back-end é acessado pelos usuários indiretamente a partir de uma aplicação externa.

E um desenvolvedor back-end precisa dominar a maioria das databases existentes, como MySQL, PostgreSQL, NoSQL e MongoDB

Você também vai precisar ter uma compreensão básica das tecnologias Front-End, como html, css e JavaScript (pois tornará a comunicação mais interessante em equipe)

Leia aqui o artigo completo de como se tornar um desenvolvedor front-end.

Conhecer a respeito de acessibilidade e segurança

A segurança é algo a ser tratado como prioridade, pois é um dos principais problemas enfrentados pela maioria dos sistemas e muitos deles estão vulneráveis a ataques simples.

O desenvolvedor back-end precisa estar atento para seguir com as melhores práticas de segurança.

Precisa ter experiência com controle de versão, como o Git

Leia aqui o artigo completo sobre controle de versão com Git e GitHub

Atualize-se com as tecnologias mais novas do mercado

Quais os sites de programação que você acompanha? Para se manter atualizado é importante você acompanhar os melhores sites sobre o assunto, além de assistir youtubers da área, participe de eventos e mantenha contato com outros programadores para que você fique por dentro das tecnologias mais atuais.

Aproveita e se inscreva em nosso canal do Youtube, estamos sempre postando novidades!

Como se destacar no mercado de trabalho?

como se destacar no mercado de trabalho

O que você pode começar fazendo é uma rede de contatos com outros desenvolvedores, pois  você pode ficar por dentro das oportunidades de emprego que surgirem.

Além disso, siga as pessoas certas nas redes sociais, entre em grupos que falem sobre o assunto e esteja sempre conversando com novas pessoas que fazem parte do universo da programação.

Existem muitas comunidades na internet focadas em desenvolvimento, como Stack Overflow, SitePoint e até o Google+.

Você também pode estar acessando sites com ofertas de empregos e buscar vagas compatíveis com o seu conhecimento atual.

Você pode começar a sua busca ao desenvolver uma série de habilidades de um desenvolvedor full stack. Procure por vagas que exigem as linguagens que você domina e candidate-se

Vou deixar pra você aqui alguns sites de vagas de empregos online: Trampos, Stack Overflow, Github e o Indeed.

Conclusão de como se tornar um desenvolvedor back-end

conclusao como se tornar desenvolvedor back end

Esse foi um artigo bem direto ao ponto para quem deseja realmente ampliar os seus conhecimentos e iniciar sua carreira com o pé direito.

Porém você vai precisar de muitas horas de estudos diários para conseguir se tornar um desenvolvedor back-end, mas com o arsenal e técnicas que nós temos, pode ter certeza que você vai ser um desenvolvedor de primeira.

A Danki Code conta hoje com os cursos mais completos na área de desenvolvimento web, pois trabalhamos com todas as camadas de desenvolvimento, desde o básico ao avançado, por isso não perca tempo e aproveite, pois daqui a um ano você vai se arrepender profundamente de não ter iniciado hoje.