Como se Tornar um Desenvolvedor Front-End

Tempo de leitura: 9 minutos

Você alguma vez já olhou para o seu site favorito e se perguntou, como todas aquelas coisas funcionam? Observou onde cada elemento foi encaixado, como os botões se moviam quando você clicava nele, ou para qualquer outra parte do site e pensava: “Será que um dia eu vou ser capaz de fazer coisas desse tipo?” Ou “Eu quero muito poder fazer tudo isso”?

Tudo isso faz parte do desenvolvimento Front-End. Por mais que o Web Design seja a aparência do site, o desenvolvimento front-end é exatamente como a programação do design é implementado na web.

O desenvolvedor front-end irá utilizar o fundamental para qualquer Website que se preze, que é o HTML, CSS e JavaScript.

Com essas linguagens em ação o desenvolvedor front-end irá codificar websites e aplicativos web criado pelos web designers.

O código escrito é executado dentro do navegador do usuário (ao contrário do desenvolvedor back-end, cujo código é executado no servidor Web).

Pense mais ou menos assim: O desenvolvedor back-end, é como um engenheiro que projeta e cria os sistemas que realizam o trabalho na cidade como (água e esgoto, eletricidade etc..), enquanto que o desenvolvedor front-end é aquele que cria as ruas e certifica-se de que tudo está conectado e funcionando corretamente para que as pessoas possam viver de forma adequada.

O desenvolvedor front-end também é responsável por garantir que não haja erros na parte visual, além de garantir que o design seja exibido como deveria em várias plataformas e navegadores.

E eis o que você precisa dominar para se tornar um desenvolvedor front-end.

// HTML & CSS

// JavaScript & JQuery

// Frameworks JavaScript

// Frameworks Front-End

// Entender de pré-processadores CSS

// Design Responsivo

// Desenvolvimento entre os navegadores

// Sistemas para gerenciar conteúdos e Plataformas de e-Commerce

// Sistema de controle de Versão e Git

HTML & CSS

html e css

O HTML (Hyper Text Markup Language) e o CSS (Cascading Style Sheets) são os blocos de construção mais básicos de um código web. Sem essas duas linguagens, você não pode desenvolver um design interessante para o seu site.

Sem o HTML tudo o que você terá é um texto simples não formatado na tela. Você não pode nem adicionar imagens a uma página sem HTML!

E sem o CSS você até terá textos e imagens, mas somente isso, pois é o CSS que é o responsável por encaixar cada divisão do HTML no seu devido lugar, acrescentando cores e estilizações das mais variadas formas, ou seja, ele é a maquiagem do HTML, trazendo vida e beleza para os seus sites.

Antes de trilhar qualquer caminho no universo do desenvolvimento web, você terá que dominar a escrita com HTML e CSS. A boa notícia é que obter um conhecimento sólido em qualquer uma dessas linguagens pode ser feito em apenas algumas semanas de estudo e prática.

A melhor parte disso tudo é que apenas o conhecimento em HTML e CSS permitirá que você crie sites básicos e bem interessantes dependendo da sua criatividade.

JavaScript & JQuery

javascript e jquery

O JavaScript permite que você adicione mais funcionalidades aos seus sites, deixando-os mais dinâmicos.

Você pode até criar muitos aplicativos web bem básicos usando apenas HTML, CSS e JavaScript.

No nível mais básico, o JS permite que você adicione muitos elementos interativos aos seus sites. Você pode utilizá-lo para criar algo como mapas atualizados em tempo real, filmes interativos e jogos online.

Sites como o Pinterest usam fortemente o JavaScript para tornar sua interface de usuário interativa e fácil de usar (o fato de a página não recarregar toda vez que você coloca algo é graças ao JavaScript!).

O JavaScript é também a linguagem de programação mais popular do mundo, por isso, independentemente dos seus planos de carreira, é algo muito valioso para você aprender.

Clique aqui e comece aprender JavaScript agora mesmo com um guia completo para iniciantes.

jQuery é uma biblioteca JavaScript: uma coleção de plugins e extensões que torna o desenvolvimento com JavaScript bem mais fácil e rápido.

Em vez de ter que codificar tudo do zero, o jQuery permite adicionar elementos prontos a seus projetos, que você pode customizar conforme a sua necessidade (aqui é uma razão pela qual aprender a fundo o JavaScript é tão importante).

Você pode utilizar o jQuery para criar algumas coisas como cronômetros de contagem regressiva , autocompletar de formulário de pesquisa e até reorganizar e redimensionar automaticamente os layouts de grade.

Quer compreender mais profundamente sobre JQuery? Leia esse artigo sobre o que é e como utilizar o JQuery.

Frameworks JavaScript

frameworks javascript

Os Frameworks JS (incluindo AngularJS, Backbone, Ember e ReactJS) fornecem uma estrutura completa para o seu código JavaScript.

Existem diferentes tipos de frameworks para diferentes tipos de necessidades, embora os quatro mencionados sejam os mais populares.

Esses frameworks realmente aceleram o desenvolvimento, proporcionando-lhe dar um mega “salto”, e podem ser usados ​​com bibliotecas como o jQuery para minimizar a quantidade de código que você precisa escrever.

Frameworks Front-End

frameworks front-end

Frameworks CSS e front-end (o framework front-end mais popular é o Bootstrap, cuja temos um artigo completo falando sobre ele) fazem para o CSS o que os Frameworks JS fazem para o JavaScript: eles proporcionam um ponto de partida para uma codificação bem mais rápida.

Como muitos códigos CSS começam com exatamente os mesmos elementos de projeto para projeto, um framework que define todos esses recursos para você de antemão é super valioso.

A maioria dos anúncios para vagas de emprego na área de desenvolvimento front-end espera que você esteja familiarizado com o funcionamento desses frameworks e como usá-los.

Veja também a nossa lista com 12 Frameworks Front-End Parte 1 e Parte 2

Entender de pré-processadores CSS

pre processadores css guia definitivo

Os pré-processadores CSS é outro elemento que pode acelerar sua codificação CSS.

Um pré-processador CSS adiciona funcionalidade extra ao CSS para manter nosso CSS escalável e fácil de trabalhar.

Ele processa seu código antes de publicá-lo em seu site e o transforma em um CSS bem formatado e compatível com vários navegadores. SASS e LESS são os dois pré-processadores mais procurados, de acordo com vagas de empregos de hoje.

Veja também um artigo completo sobre os Pré-processadores CSS mais populares e como utilizá-los.

Design Responsivo

design responsivo

De acordo com pesquisas feitas ao longo de muitos anos, o número de acesso por dispositivos móveis cresce cada vez mais, e hoje o número de celulares acessando a internet superou o número de computadores desktops.

Portanto, não é de se admirar que as habilidades de design responsivo sejam super importantes para quem deseja lhe empregar.

O Design responsivo significa que o layout de um site (e muitas vezes até funcionalidades e conteúdos) é alterado com base no tamanho da tela do dispositivo que alguém está utilizando.

Por exemplo, quando um site é acessado a partir de um computador desktop com um monitor grande, o usuário visualiza várias colunas, gráficos grandes e interação criadas especificamente para usuários que utilizam mouse e teclado.

Já em um dispositivo móvel, o mesmo website seria exibido como uma única coluna otimizada para interação por toque (Touch Screen), mas usando os mesmos arquivos básicos.

Leia o nosso artigo completo sobre Como criar sites Responsivos, é um Guia super completo para você realmente se aprofundar no assunto.

Desenvolvimento entre os navegadores

Desenvolvimento entre os navegadores

Navegadores modernos estão ficando muito bons na exibição de sites, mas ainda existem diferenças na forma como eles interpretam o código nos bastidores.

Até que todos os navegadores modernos trabalhem perfeitamente com os padrões da web, saber como fazer com que cada um deles funcione da maneira que você quer que eles sejam, é uma habilidade importante.

Leia mais sobre a compatibilidade entre os navegadores nesse link.

Sistemas para gerenciar conteúdos e Plataformas de e-Commerce

Sistemas para gerenciar conteúdos e Plataformas de e-Commerce

Quase todos os sites que são desenvolvidos por aí são criados em cima de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). (Plataformas de e-commerce são um tipo específico de CMS.)

O CMS mais popular do mundo é o famoso WordPress, que está por trás dos bastidores de milhões de sites – Quase 60% dos sites que utilizam um CMS utilizam o WordPress.

Leia o nosso artigo completo sobre como instalar o WordPress e começar a utilizar esse CMS hoje mesmo.

Os outros CMSs mais populares incluem Drupal, Joomla e Magento.

Apesar de saber que isso não vai colocá-lo em tanta evidencia quanto ser um especialista em WordPress, eles podem lhe dar um nicho que será desejável entre as empresas que usam esses sistemas (e há muitas por aí).

Sistema de controle de Versão e Git

Sistema de controle de Versão e Git

Os sistemas de controle de versão permite que você acompanhe as modificações realizadas no código ao longo do tempo.

Eles também facilitam a reversão para uma versão anterior se você danificar alguma coisa.

Então, digamos que você adicione um plugin jQuery personalizado e, de repente, metade de outras funções param de funcionar.

Em vez de precisar desfazer manualmente e corrigir todos os erros, você pode reverter para uma versão anterior e tentar novamente com uma solução diferente.

O Git é mais amplamente utilizado desses sistemas de gerenciamento de controle de versão.

Saber utilizar o Git será um requisito para praticamente qualquer trabalho de desenvolvimento.

Essa é uma das habilidades vitais que os desenvolvedores precisam ter, mas que poucos realmente tem.

Leia nosso artigo completo sobre Git e Github para começar agora mesmo a controlar os seus códigos de forma apropriada.

Conclusão sobre como se tornar um desenvolvedor front-end

conslusão

Gostou do nosso artigo ensinando como se tornar um desenvolvedor front-end?

O desenvolvimento do front-end parece ser algo muito surreal para você?

Provavelmente você está se perguntando por onde você deve realmente começar, verdade?

Se você estiver empolgado em trabalhar como um desenvolvedor front-end, não se preocupe por onde começar, pois nós da Danki Code temos o curso com o exato passo a passo para você começar hoje mesmo, e de fato é o curso de Front-End mais completo do Brasil.

No curso você terá uma base super sólida que irá lhe colocar no exato caminho para o trabalho como um verdadeiro desenvolvedor front-end, começando dominando habilidades como HTML, CSS e passando para habilidades mais avançadas, como o desenvolvimento responsivo, JavaScript, JQuery e uma série de Frameworks que você irá aprender.

Então não perca tempo, clique aqui e aproveito o preço promocional do nosso treinamento.

Comentários encerrados.