Como ser um bom programador em 7 Passos Práticos

Tempo de leitura: 7 minutos

Programação não é somente trabalho, mas uma paixão, falo isso sem medo, pois já tem um bom tempo que escolhi essa carreira e estou nela até hoje porque sou de fato um apaixonado por programação, e se você por algum motivo for tentar seguir essa carreira sem paixão e entusiasmo pode ter certeza que será um peso não só programar mas ser um bom programador, se é que você quer ser um.

Não há nada mais doloroso do que fazer algo sem paixão e alegria, mas mesmo fazendo algo com paixão e empolgação você terá suas dores e sacrifícios, pois você precisará se esforçar e lutar para alcançar determinados objetivos, mas quando lutamos e nos esforçamos por algo que somos apaixonados as coisas mudam, pois apesar da luta, estamos satisfeitos em seguir o caminho escolhido.

Quer aprender como se tornar um bom programador agora mesmo? Então veja o que vem a seguir em nosso artigo.

// 1. Inicie com o básico.

// 2. Esteja sempre pronto a ajudar quem precisa.

// 3. Escreva código simples, mas lógico.

// 4. Gaste mais tempo analisando o problema, assim vai precisar de menos tempo para concertar.

// 5. Leia muita documentação.

// 6. Domine o Git.

// 7. Saia da zona de conforto e tenha sua mente sempre aberta para o novo.

Tudo pronto? Vamos aprender agora quais são os 7 passos para de fato programarmos com excelência.

1. Inicie com o básico.

inicie com o basico

Como é verdade para qualquer indústria e qualquer trabalho, compreender os conceitos é a chave para o sucesso.

A menos que se tenha uma forte base dos conceitos, você nunca poderá se tornar um bom programador. Compreender os conceitos básicos ajuda você a projetar e implementar as melhores soluções da melhor maneira possível.

Se você ainda sente que falta algumas coisas no seu aprendizado, seja da faculdade de ciência da computação ou de cursos que você fez em alguma linguagem de programação, nunca é tarde demais para voltar e rever os conceitos básicos de programação.

O nosso primeiro artigo do blog que mostra “Como se tornar um desenvolvedor Full Stack” mostra justamente o que você precisa dominar como programador antes mesmo de avançar para ser um Full Stack completo, que é dominar as bases, os fundamentos, como o HTML, CSS e JavaScript.

2. Esteja sempre pronto a ajudar quem precisa.

esteja sempre pronto a ajudar quem precisa

A maioria de nós tem a mania comum de ir em direção aos fóruns ou grupos apenas quando precisamos de ajuda.

E uma separação clara entre o bom programador e o desleixado é que os bons visitam esses lugares com mais frequência para ajudar os outros.

Isso faz com que ele aprenda a programar mais e aprenda a resolver o problema por outras pessoas.

Dentro de uma equipe também, ajude os outros a resolver seus problemas. Acredite em mim, entenda o problema dos outros em seu contexto, investigando sobre isso e fornecendo soluções; vai deixar você muito mais instruído do que antes.

3. Escreva código simples, mas lógico.

escreva código simples, mas lógico

Como em quase todos as áreas da nossa vida, a fórmula do KISS (Keep it simple and short/Mantenha-o simples e curto) funciona também na programação. Escreva mais código lógico e evite as complexidades.

Às vezes as pessoas escrevem códigos complexos apenas para provar sua capacidade de escrever tais códigos. Minha experiência diz que códigos simples, mas lógicos, sempre funcionam bem, resultam em menos problemas e são mais extensíveis. Lembrei agora de uma excelente citação de Steve McConnell.

Um bom código é sua melhor documentação. Quando você estiver prestes a adicionar um comentário, pergunte a si mesmo: “Como posso melhorar o código para que esse comentário não seja necessário? ~ Steve McConnell

4. Gaste mais tempo analisando o problema, assim vai precisar de menos tempo para concertar.

Gaste mais tempo analisando o problema, assim vai precisar de menos tempo para concertar

É sempre mais produtivo gastar mais tempo para analisar e entender o problema, pois assim você poderá projetar soluções com mais eficácia.

Projetar nem sempre significa usar linguagens e ferramentas de modelagem, pode ser tão simples quanto olhar para o céu e pensar na solução em sua mente. Aqueles que têm hábitos de ir direto para o teclado (por codificação) no momento em que encontram o problema, geralmente acabam fazendo algo diferente do que o planejado.

Se você não conseguir encaixar a estrutura geral de um programa enquanto toma banho, você não está pronto para codificá-lo. ~ Richard Pattis

5. Leia muita documentação.

leia muita documentação

Um dos hábitos essenciais do bom programador é que eles devoram documentações. Pode ser especificações, JSR, documentos da API, tutoriais, etc. A leitura das documentações vai ajudar você a criar a base essencial para programar da melhor maneira possível.

6. Domine o Git.

domine o git

Como bons programadores que somos ou que desejamos ser, uma das habilidades mais importantes que devemos ter é o domínio de um bom versionador de código.

Fica meio complicado ter que ligar para alguém de madrugada para pedir a versão de um código de produção para resolver um bug, não acham?

Um versionador de código que está sendo muito utilizado em larga escala pelas equipes de programadores não só aqui no Brasil mas também ao redor do planeta é o Git.

Então se você deseja se tornar um bom programador e fazer parte de equipes de alta qualidade, é fundamental que você domine o Git e seus conceitos ok?

Vou deixar dois links dos mais famosos sistemas de controle de versão de arquivos.

7. Saia da zona de conforto e tenha sua mente sempre aberta para o novo.

saia da zona de conforto

É muito comum do ser humano não querer sair da sua zona de conforto para encarar novos desafios, mas se você realmente quer ser um bom programador, a zona de conforto não pode mais ser sua amiga.

A zona de conforto é uma ameaça fatal para carreira de qualquer programador, pois o mercado de trabalho vive em transformação constante e nesse sentido, é bastante necessário estar alinhado com as novas tendências, tecnologias, formas de trabalho mais produtivas e estar bem atento a tudo que está acontecendo a sua volta.

Agir somente como observador não é a melhor forma para enfrentar um mercado tão dinâmico, também não vai garantir seu crescimento, menos ainda a permanência em seu atual cargo por muito tempo.

E a melhor maneira de se enfrentar desafios, abrindo mão da zona de conforto é mantendo-se aberto para o novo, e de fato se empenhar para resolver problemas novos e aprender coisas novas.

Gravei um vídeo com muito carinho para você que tem o desejo de ser um bom programador e nesse vídeo mostro exatamente como ser um bom programador e como você pode se destacar dos demais programadores que se limitam por não aceitarem novos desafios.

Conclusão de como ser um bom programador.

conclusão

Pode ter certeza que você só será um bom programador quando encarar o fato de que você não pode mais fugir dos desafios, e nós da Danki Code queremos lhe dar o seu primeiro desafio.

Quando surgir um trabalho na área de programação que você nunca desenvolveu, ao invés de fugir do desafio, ACEITE. Encare e descubra o potencial incrível que existe dentro de você.

Um forte abraço e bons programas!