Desenvolvedor de Games Indie – 5 Dicas para você se destacar no Mercado

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá desenvolvedor, tudo tranquilo? Hoje vamos partir para o universo do desenvolvedor de games indie.

Não sei se é o seu caso, mas caso esteja interessado em embarcar nessa jornada, é algo realmente encantador e ao mesmo tempo desafiador, pois criar um game não é a mesma coisa que você jogar.

Muitas pessoas acreditam que criar um game  é apenas diversão e algo fácil de pessoas que não querem compromisso com a vida, mas acredite no que eu falo, criar um jogo não é algo tão fácil como você pensa.

Construir um jogo é difícil e trabalhoso quanto qualquer outra profissão.

Inclusive, em muitas ocasiões você vai precisar parar para pesquisar como solucionar determinado problema e bater a cabeça até conseguir.

E tudo pode ficar mais difícil quando não tem quem te acompanhe nesse processo. Que não será o seu caso, caso faça parte do nosso Curso de Desenvolvimento de Games, onde não só ministramos aulas, mas acompanhamos cada aluno.

O que iremos aprender neste artigo?

// #1. Não tente reinventar a roda

// #2. Utilize tecnologia aberta

// #3. Desenvolva Games Multiplayer

// #4. Tenha metas de vendas realistas

// #5. Vá direto e vá indireto

Bem, vamos deixar de conversa, e iniciar as 5 dicas que eu te prometi.

#1. Não tente reinventar a roda

Não tente reinventar a roda

Dar o start em um novo projeto pode ser uma experiência enorme para um desenvolvedor de jogos indie.

Se você estiver criando imagens em 2D ou funções inteiras para mover o personagem em seu jogo, você está fazendo tudo errado.

Em vez de ir por esse caminho, use bibliotecas, ferramentas e motores já existentes.

Você não só irá economizar o seu tempo na criação de códigos triviais, mas também estará utilizando o seu tempo na criação da mecânica de jogo, no seu design e construindo outras camadas fundamentais do game.

#2. Utilize tecnologia aberta

Utilize tecnologia aberta

A tecnologia aberta faz parte de tudo e de todos. Para o desenvolvedor de games indie, é de suma importância utilizar tecnologias abertas para construir jogos com um custo baixo.

Um grande exemplo disso é o Counter-Strike, que utilizou o Half Life como sua base e, depois de algumas alterações, finalizou como o melhor e mais incrível shooter multiplayer do universo.

Vemos no exemplo claramente as infinitas possibilidades que um desenvolvedor de games indie tem atualmente. Alguns exemplo de tecnologia aberta são HawkNLPythonSDLOpenGL etc.

#3. Desenvolva Games Multiplayer

Jogos single player (único jogador) são impressionantes e até tem várias vantagens. A maioria dos jogos de único jogador são ricos em história, jogabilidade e design, mas isso não significa que você deve ignorar os jogos multiplayer completamente.

No entanto a perspectivas para jogos multiplayer são muito melhores. O único problema que encontramos aqui é o seu custo de produção. Se o orçamento permitir que você desenvolva aspectos multiplayer, vá em frente e faça o jogo acontecer!

#4 Tenha metas de vendas realistas

Tenha metas de vendas realistas

Quanto de dinheiro você acha que pode fazer com um game indie?

>> Veja também o nosso artigo sobre como ganhar dinheiro com o desenvolvimento de Jogos.

Fique sabendo que uma porcentagem estatisticamente insignificante de jogos indie pode vender mais de um milhão de cópias!

Mais do que isso, Amnésia, que é um jogo desenvolvido por um desenvolvedor de games indie com uma base de fãs bem expressiva, que apresenta gráficos que se aproximam da qualidade AAA, recentemente conseguiu vender quase 200.000 cópias.

Outros indie gamers ficam encantados quando seus jogos quebram 10k ou 20k unidades.

Então, não se deslumbra achando que o desenvolvedor indie irá vender como uma produtora de gamers, ele precisa ficar ciente de que os recursos dele está mais limitado do que o de uma equipe completa, no entanto é um excelente início para quem está entrando no mercado.

#5 Vá direto e vá indireto

Vá direto e vá indireto

Para ter algum sucesso relevante no PC com um jogo para download, você precisará estar em todos os principais portais. O segredo de entrar em portais? Faça um jogo popular e divulgue informações sobre ele no início!

Não confie apenas nos distribuidores para vender seu jogo: ainda há muito dinheiro a ser obtido com vendas diretas. Você precisará do seguinte:

  • Um provedor de pagamento confiável.
  • Um site, que permita acesso fácil a informações sobre seu jogo, um download de demonstração e uma página de compra.
  • Tempo gasto para otimizar seu website e ajustá-lo para conversões.
  • Um plano de marketing baseado na geração de tráfego.

Seu site não precisa ser chamativo nem particularmente atraente (desde que seu jogo pareça bom); só tem que ser simples e funcionar.

Bônus

Conclusão sobre Desenvolvedor de Games Indie

conclusao

Eai, bora criar nosso jogo? Não sei se você já conhece o nosso treinamento de Desenvolvimento de Games, mas pode ter certeza, você sairá pronto para o mercado e com certeza, transformará sua diversão em um negócio bem lucrativo.

A persistência é o traço mais importante que você precisará como desenvolvedor de games indie. Você precisará cometer erros, aprender com eles e continuar no caminho mesmo assim.

Você tem que amar todo esse universo do desenvolvimento de games para poder trabalhar com ele: é por isso que a cena de jogos indie é um dos melhores lugares para se estar neste mundo cruel!