Qual Melhor Editor de Texto Para Programar?

Tempo de leitura: 7 minutos

Essa é uma das dúvidas que todo programador iniciante tem, e talvez até aqueles com alguma experiência na área. Qual melhor editor de texto para programar?

Se você está programando ou construindo algum site, um bom editor de texto irá economizar um bom tempo e o ajudará a trabalhar com mais eficácia.

O ajuste que é feito em várias sintaxes em inúmeras linguagens de programação e script é uma das ferramentas mais úteis em qualquer editor de texto, e o preenchimento automático também é muito bem-vindo.

Os melhores editores de texto oferecem macros graváveis para lhe ajudar a codificar com mais facilidade, além de algumas opções de plug-ins para você personalizar seu código.

O Design também conta muito. Interfaces com guias facilita o gerenciamento de muitos documentos de uma vez só, e os melhores editores de texto armazenam todo o progresso que foi feito automaticamente em cache para evitar que qualquer informação seja perdida se você acidentalmente fechar o programa.

Com isso em mente, não temos como lhe falar de cara qual melhor editor de texto para programar, pois cabe a você testar e ver qual o que melhor atenderá suas necessidades.

Vou apresentar pra você uma lista com os melhores editores de texto gratuitos que você pode baixar agora mesmo.

// Sublime Text

// Notepad ++

// Visual Studio Code

// VIM

// Atom

Talvez você já conheça alguns, porém algumas funcionalidades que descrevo talvez você não conheça, por isso leia as características de cada um e veja o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Sublime Text

Sublime Text

Começaremos pelo Sublime Text, pois é o editor de texto que eu utilizo e recomendo em nossos cursos aqui na Danki Code, não porque ele seja melhor que os outros, mas pelo simples fato de ter atendido as minhas necessidades.

Uma das características principais do Sublime Text é que ele é um editor de texto muito leve, possui uma interface limpa, simples e de fácil usabilidade.

Além de ser altamente flexível, se adapta a diversos tipos de programadores.

Utilizando alguns plugins, o editor disponibiliza vários recursos exclusivos que tornam a programação muito mais produtiva.

Notepad ++

notepad ++

Esse editor de texto não fica para trás, pois é um editor de texto também muito flexível, com muitas ferramentas para você codificar de forma mais eficiente.

Talvez esse seja o editor de texto mais conhecido, pois o Notepad ++ é um nome bem familiar, mesmo que você não trabalhe com programação.

O motivo para ele ser tão popular é porque o seu suporte para o ajuste de sintaxe e preenchimento automático está presente em uma boa parte das linguagens, bem como a gravação de macros e uma lista gigantesca de plug-ins que podem ser utilizados para expandir o já magnifico conjunto de recursos.

O Notepad ++ também pode ser utilizado como um aplicativo móvel e ser executado diretamente de um pendrive ou serviço de armazenamento na nuvem.

O Notepad ++ se beneficia de uma interface de vários documentos com guias para que você possa trabalhar em vários arquivos de uma só vez, e é muito rápido, mesmo ao trabalhar com arquivos muito grandes.

Além de estar em desenvolvimento há muito tempo é um editor de texto verdadeiramente fantástico.

Visual Studio Code

virtual studio code

O Visual Studio Code possui muitas coisas legais, e outras nem tanto. Porém, vou focar aqui nas principais características deixando algumas coisas não tão importantes de lado. 

Algo que é  muito importante a falar sobre o Visual Studio Code é que, assim como o Sublime Text 3, ele não é considerado uma IDE e sim um editor de texto! É muito comum confundir um com o outro, visto que o limite das duas ferramentas estão cada vez mais estreitos, principalmente se você usa plugins.

Porém, podemos dizer que uma IDE é um pouco mais robusta e possui muito mais recursos que um editor de texto. Mas, sinceramente, na maioria dos casos, basta instalar alguns plugins que tanto o Sublime quando o Vs Code ficam tão bons quanto qualquer IDE!

Outro ponto a considerar é que o Visual Studio é uma ferramenta e o Visual Studio Code é outra totalmente diferente! ‘Mas qual a  diferenças?’ Vamos falar um pouco disso então, só para deixar tudo bem claro!

 Primeiro, Vs Code é grátis e o Visual Studio é pago e muito bem pago se quer saber!

 O Visual Studio, diferente do Vs Code, é sim considerado uma IDE e tem nativamente recursos muito mais avançados que o Vs Code.

 O Visual Studio Code é muito mais funcional e indicado para quem é front-end, apesar de ter um bom suporte para PHP. Já o Visual Studio, mesmo sendo multi-linguagem é mais indicado para C#, .NET entre outras linguagem mais robustas.

 O Visual Studio Code é multiplataforma, já o Visual Studio até pouco tempo atrás só rodava no Windows e recentemente expandiu com suporte para o MacOS também, no entanto, não tem previsões para atender a galera do Linux.

VIM

vim

Esse é um editor de texto muito poderoso, porém você pode precisar adaptar o seu ambiente de trabalho.

Como o Notepad ++, o Vim é um editor de texto que está conosco há algum tempo e não mostra sinais que o levem a perder seu poder.

O Vim está disponível para todas as principais plataformas desktop, bem como para iOS e Android, mas faz poucas restrições para iniciantes.

A curva de aprendizado é íngreme, sem segurar as mãos, mas, em troca, o Vim oferece um poder inigualável.

Há vários recursos e métodos de conclusão de código, gravação e reprodução de macros, suporte a histórico para chamar trechos de código comumente usados ​​e script interno para automação e personalização.

O Vim é uma expansão ou continuação do editor Unix vi, e seu design antigo pode ser um pouco intimidante se você está acostumado com os modernos softwares do Windows, mas sem duvida é um excelente editor de texto.

Atom

atom

Esse é um editor Open Source que é quase que infinitamente personalizável.

Descrito como “hackable to the core”, o Atom é o editor de texto gratuito perfeito para quem curte ter o controle total sobre suas aplicações.

Apesar disso, o seu design é bem acessível, o que significa que mesmo os que estão começando agora devem se sentir bem confortáveis ​​- um feito impressionante para um programa que saiu dos estábulos do Github com foco no programador.

A herança Github do Atom também significa que esta é uma ferramenta de software livre, e há vários pacotes adicionais disponíveis para estender seus recursos.

Há até mesmo um gerenciador de pacotes embutido para que você possa procurar por opções de expansão dentro do programa, sem a necessidade de ativar seu navegador.

A interface de vários painéis do Atom possibilita trabalhar facilmente com vários arquivos e recursos comuns como conclusão de código e um incrível suporte. Isso significa que ele pode ser usado para tudo, desde o web design da Web até a criação de aplicativos.

Conclusão

Gostou do artigo sobre o melhor editor de texto para programar?

Claro que não são só esses os editores de texto que existem no mercado, porém separei aqueles mais interessantes que contem as melhores funcionalidades para você testar e brincar a vontade.

Tem alguma sugestão de editor de texto para programar? Deixe nos comentários, tenho certeza que irá agregar um grande valor.