Advergame: O que é, e como você pode se aproveitar dele

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você não sabe o que é Advergame, fica tranquilo que vamos te esclarecer tudo aqui neste artigo.

Os Advergames são uma combinação de marketing com games, ou seja, é uma forma de se fazer propaganda de algum produto dentro do jogo que o usuário está jogando.

Ou seja, nós não estamos falando daqueles banners ou vídeos que são exibidos em jogos gratuitos que baixamos em smartphones e tablets, mas de algo bem mais interessante.

O que nós vamos aprender hoje sobre os Advergames?

// O que é Advergame

// Quando o Advergame surgiu?

// Diferentes tipos de Advergame

//Por que os Advergames são tão populares?

O que é Advergame

o que e advergame

O termo “advergames” foi utilizado pela primeira vez  na revista Wired na coluna “Jargon Watch.

Tratam-se de jogos que fazem publicidade/anúncios de algum produto, organização ou marca.

As empresas que desejam aparecer em algum jogo podem patrocina-lo de alguma forma e ter anúncios lá 24 horas por dia.

Assim, ao jogar um jogo popular de corrida de carros, você pode ver outdoors de marcas populares de refrigerantes ou até mesmo daquele fast-food que você adora.

Embora os advergames existam há muito tempo, nos últimos anos você está inundado com uma quantidade enorme de jogos utilizando os advergames, porque os profissionais de marketing perceberam que essas ferramentas de marketing, além de serem poderosas têm um baixo custo e chegam ao jogador de uma maneira divertida e interessante.

Leia também >> Desenvolvedor de Games: Como iniciar sua carreira

Quando o Advergame surgiu?

Quando o Advergame surgiu

O primeiro exemplo conhecido de advergames remonta aos anos 80. Foi quando o console de videogame Atari 2600 estava no auge e todos, especialmente os fabricantes de fast-food, tentavam lucrar com a popularidade dos videogames.

Diferentes tipos de Advergame

diferentes tipos de advergame

Demonstrativo

Esses jogos permitem que o usuário use ou experimente o produto em questão nos limites estimulados e virtuais do videogame.

Exemplo: Um dos advergames mais populares que ilustra isso é o Nike Shox, da Nike, um advergame de basquete. O destaque deste jogo foi enquanto participava do concurso de afundanço, um jogador tinha a vantagem de personalizar seus próprios tênis Nike.

Ilustrativos

Os advergames ilustrativos são uma maneira de anúncio patrocinado, no qual as mensagens publicitárias, produtos ou serviços são integrados nos jogos e nos recursos durante o jogo.

Na maioria das vezes os produtos são centrais para o jogo, para que tenha um reforço bem claro da mensagem da marca.

Exemplo: O jogo Need for Speed: Porsche Unleashed foi lançado em 2000. O que o torna único é que é o único jogo Need for Speed a ser feito em colaboração com um único fabricante e o jogo apresentava apenas carros Porsche. O jogo foi um sucesso instantâneo, pois os usuários adoraram a oportunidade de competir com um Porsche e, acima de tudo, o jogo apresenta informações históricas e técnicas detalhadas sobre os modelos Porsche a partir de 1950, na forma de vídeos, fotos e texto.

Associativos

A ideia fundamental dos advergames associativos é fazer com que o jogador faça associação do produto ao estilo de vida retratado no jogo.

Isso permite que a empresa direcione a mensagem do produto diretamente para as pessoas que provavelmente a usarão.

Os anúncios são frequentemente apresentados em segundo plano e o usuário não é bombardeado com mensagens dos produtos.

Exemplo:  O jogo Crazy Taxi é um Dreamcast bem popular que apresenta uma ampla gama de colocação de produtos no jogo, de Pizza Hut , KFC para FILA e Levi.

Por que os Advergames são tão populares?

Por que os Advergames são tão populares

A popularidade dos advergames é demonstrada pelo fato de que as empresas estão dispostas a gastar bastante no desenvolvimento desses jogos pelos seguintes motivos:

Conscientização da marca

Aumentar o reconhecimento da marca é bem mais fácil com os advergames, porque eles são divertidos, envolventes e às vezes desafiadores. Isso ajuda na retenção da marca.

Alcança o Público-Alvo

Os advergames são uma forma perfeita de segmentar o mercado jovem que é mais difícil de acessar e que faz uso de tecnologia, especialmente os adolescentes. A maioria desses jogadores não se importavam e até achavam bem legal os anúncios nos jogos.

Ferramenta de publicidade popular

Mas não são só os adolescentes.

De acordo com um estudo realizado pela IGN Entertainment, uma unidade da Fox Interactive Media, 144 milhões dos 244 milhões de consumidores online jogam algum jogo.

A nova safra de jogadores não é apenas homens e crianças, mas também mulheres.

Segundo a pesquisa, estima-se que 67% dos homens e 62% das mulheres com menos de 35 anos são ávidos jogadores on-line.

Custo comparativamente baixo

Se fizermos uma comparação com os canais tradicionais de marketing e propaganda, como televisão e mídia impressa, os jogos tem um ótimo custo benefício pois além de ser uma ferramenta de marketing poderosa, também tem um baixíssimo custo.

Ao contrário de meio milhão de dólares necessários para produzir um comercial de 30 segundos, um game pode ser desenvolvido com bem menos.

Corta a desordem

Outra vantagem em relação à mídia de marketing tradicional envolve o tempo de visualização. Ao contrário dos comerciais de televisão, que duram 30 segundos e imprimem anúncios que podem ou não chegar a esse tempo, os videogames mantêm o consumidor ocupado por 7 a 10 minutos de cada vez. Além disso, os consumidores podem entrar e jogar a qualquer momento, ajudando assim a aumentar o tempo de exposição do anúncio.

Vai Viralizar

86% dos usuários transmitem mensagens virais para outra pessoa, o que poderia explicar a popularidade dos advergames.

Então tudo que o anunciante tem que fazer é criar um jogo excelente e o marketing viral certamente fará o resto.

Ajuda na pesquisa de mercado

As ferramentas de rastreamento dentro do jogo, como conhecer as preferências de design ou cor de um usuário, permitem que os fabricantes entendam as preferências do mercado.

Conclusão de Advergames

conclusao de advergames

Gostou do nosso artigo? Percebeu o poder que existe nos Advergames? Incrível hein?!

O que você acha de aprender a desenvolver games do absoluto zero com as melhores engines e tecnologias do mercado?

Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Baixe nosso e-book “Desenvolvimento de Games – Transformando um Hobbie em Profissão”

E veja como você pode se tornar um desenvolvedor de Games Profissional hoje mesmo e ganhar dinheiro com os jogos que você produz.