Cloudflare: O que é, e como configurar corretamente em seu site

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter seus sites carregando rapidamente é um dos requisitos principais se você deseja que seu usuário tenha uma boa experiência.

Inclusive se você deseja que seus sites tenham um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa é um fator importante o tempo de carregamento de suas páginas. E ter a CDN do CloudFlare configurada irá lhe ajudar bastante a ter páginas velozes.

Cloudflare tornou-se conhecido na indústria de desempenho web graças aos seus baixos tempos de pesquisa de DNS e por possuir uma rede robusta com mais de 100 data centers ao redor do mundo.

E se você não sabe a empresa tem o apoio de alguns dos grandes nomes da Web, como Microsoft e Google.

Gostaria de saber mais? Então continue lendo o artigo pois nele nós vamos aprender:

// O que é Cloudflare

// Como criar uma conta no Cloudflare

// Adicione o domínio do seu site

// Cheque seus Registros DNS para seu Domínio no CloudFlare

// Aponte seu Domínio para os Nameservers do CloudFlare

O que é o Cloudflare?

o que é cloudflare

O CloudFlare nada mais é que uma rede de fornecimento de conteúdo que age como um proxy entre o site e o seu visitante.

Ele entrega conteúdo estático em cache a partir da localização mais próxima (o CloudFlare tem vários servidores espalhados no mundo), que faz com que a velocidade de carregamento do website seja mais veloz.

O serviço tem características que se assemelham à uma CDN, mas é muito mais que isso. É possível, inclusive, usar uma CDN de terceiros em conjunto com o CloudFlare.

O CloudFlare lida com todas as solicitações para um site e pode oferecer serviços mais úteis, se comparado com uma CDN tradicional:

  • Dados analíticos de todas as solicitações feitas para um site;
  • Mitigação de ataques DDoS;
  • Portas de entrada de rede entre protocolos;
  • Fácil instalação de certificado SSL;
  • Firewall para aplicações web;

Algumas vantagens de se usar Cloudflare

Proteção contra DDoS

A negação de serviço distribuída é uma forma de ataque cibernético. A Cloudflare oferece serviços DDoS de proteção e prevenção para mitigar e desviar qualquer ataque usando medidas de segurança, como captchas, que exigem que os visitantes provem que são humanos.

Entrega de conteúdo

A Cloudflare atua como um CDN criando versões em cache de conteúdo estático dos sites de seus clientes, que se espalham por uma rede de servidores.

Esse conteúdo em cache é entregue aos visitantes, dependendo de sua localização, para garantir a melhor velocidade de carregamento da página, menor uso de largura de banda e menor uso da CPU.

Serviço de Nome de Domínio

Outro serviço fornecido pela Cloudflare é o tratamento de solicitações de DNS (Domain Name Service, serviço de nomes de domínio) para clientes que usam uma rede anycast. O Cloudflare tem um dos tempos de resposta mais rápidos do mercado.

Redução dos gastos com infraestrutura

Como resultado do seu pacote de serviços, o CloudFlare ainda reduz o uso de recursos no servidor de hospedagem. Este aspecto pode representar uma economia em infraestrutura, uma vez que pode adiar a necessidade de upgrades e da contratação de serviços adicionais.

Como criar uma conta no Cloudflare

como criar uma conta no cloudflare

Para criar sua conta no Cloudflare não existe segredo algum, basta acessar o site oficial do CloudFlare e clicar em “Inscreva-se”. Preencha todos os campos solicitados e se estiver tudo correto sua conta será criada imediatamente.

Caso já tenha uma conta no Cloudflare ignore esta parte.

Adicione o domínio do seu site

Adicione o domínio do seu site

Inscrição no CloudFlare realizada com sucesso? Agora o que vai aparecer é uma mensagem pedindo para adicionar o seu site. Você pode digitar o domínio do seu website e clicar em Add Site (Adicionar Site) para continuar.

Cheque seus Registros DNS para seu Domínio no CloudFlare

Cheque seus Registros DNS para seu Domínio no CloudFlare

Depois que o escaneamento tiver sido finalizado, serão exibidos os detalhes de DNS do seu domínio. Neste passo, você pode habilitar ou desabilitar o CloudFlare para subdomínios específicos.

A nuvem laranja habilita o CloudFlare e a nuvem cinza o desabilita para um registro DNS específico.

É recomendado que você habilite o CloudFlare para o seu domínio puro (domínio.com) e para o subdomínio www (como na foto acima).

Dessa forma, o CloudFlare irá funcionar tanto na versão www quando na que não possui www.

Assim que terminar, clique em Continue para seguir a próxima etapa.

Selecione o plano gratuito

selecione o plano free

Aponte seu Domínio para os Nameservers do CloudFlare

Aponte seu Domínio para os Nameservers do CloudFlare

Agora você receberá os nameservers do CloudFlare. Faça login para o painel de controle do registro do seu domínio e atualize os nameservers do seu domínio para aqueles do CloudFlare.

Mais uma vez, aperte o botão Continue.

observe que pode levar até 72 horas para o DNS ser propagado.

Após esta mudança, o seu tráfego irá ser direcionado para os data centers da CloudFlare, ao invés do seu servidor de hospedagem.

Se você não sabe o nome da empresa que administra o seu domínio, tente usar uma ferramenta Whois para descobrir.

Conclusão de Cloudflare: O que é

Gostou de aprender sobre o Cloudflare e como configura-lo? Têm mais algumas empresas que você conhece que aproveitam ao máximo os poderosos serviços da Cloudflare que são: Stack Overflow, Yelp, DigitalOcean, o Medium e muito mais.

E se você pudesse aprender mais e mais sobre desenvolvimento Web e se aprofundar nas mais incríveis tecnologias do mercado?

Conheça o Pacote Full Stack que já mudou a vida de milhares de pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui o Pacote Full-Stack e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país. <<