Como anunciar no Facebook e Ter Resultados incríveis no seu Negócio

Tempo de leitura: 13 minutos

Quer aprender como anunciar no Facebook e realmente levar o seu negócio para um outro nível?

Desde o seu lançamento em 2004, o Facebook não parou de crescer e isso também se nota na sua plataforma de anúncios, mais conhecida como Facebook Ads.

Para simplificar, o Facebook Ads é a plataforma de anúncios ideal para você promover sua página do Facebook, website, evento ou App.

Existe a possibilidade de você desenvolver anúncios de texto, gráficos e vídeo que aparecem na timeline, coluna da direita do Facebook e na caixa de entrada do Messenger. E você só paga se visualizarem ou clicarem no seu anúncio.

Além do mais, você pode criar anúncios e segmentar e mirar especificamente nas pessoas que você queira atingir.

Deseja aprender como anunciar no Facebook e ter Resultados incríveis no seu Negócio? Então fica comigo neste artigo pois aqui vamos aprender:

// 1. Razões para você anunciar no Facebook

// 2. Criando uma página para seus fãs

// 3. Criando sua campanha no Facebook Ads

// 4. Escolhendo seu público Ideal

// 5. Definindo o orçamento

// 6. Criando seu anúncio

1. Razões para você anunciar no Facebook

Razões para você anunciar no Facebook

a) Anunciar no Facebook Funciona

Não tinha como imaginar que em 2004 o Facebook se tornaria o que ele é hoje. Hoje tem mais de 2,2 bilhões de usuários ativos por mês e cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos diariamente.

Podemos dizer que o Facebook faz parte de forma significativa da vida das pessoas. E tão cedo está tendência não irá mudar, à medida que continuamos a aproveitar as ondas da era da informação.

O Facebook é considerado um dos principais canais de publicidade da internet. Se você não tiver certeza se os anúncios do Facebook funcionarão para você, apenas deixe os dados falarem por si.

O Facebook tem visto um aumento constante de receita de publicidade ano após ano na última década, porque os anúncios do Facebook realmente funcionam.

Em uma pesquisa realizada pelo Kleiner Perkins, descobriu-se que 78% dos consumidores americanos dizem ter descoberto os produtos no Facebook.

Os anúncios do Facebook podem funcionar para você também, se você dedicar algum tempo a dominar a arte de criar anúncios no Facebook que funcionam.

Em junho de 2018, foi comprovado que 55,1% da população mundial tem acesso à Internet, portanto, o potencial de crescimento do Facebook é enorme agora e no futuro, à medida que mais pessoas obtêm acesso à Internet e ingressam no Facebook.

O Facebook e a Internet como um todo continuarão sendo a melhor maneira de você se conectar com os consumidores e gerar vendas usando anúncios.

b) Configuração Simples e Resultados muito rápidos

A criação de uma campanha no Facebook leva pouco tempo e pode gerar excelentes resultados para o seu negócio.

É uma verdade inegável que a publicidade digital produz um ótimo ROI (retorno sobre investimento) e pode acontecer de forma muito rápida com a combinação da campanha e o produto certo.

É por isso que você vê anúncios no Facebook tanto para pequenas empresas da sua cidade, bem como grandes corporações.

Qualquer pessoa pode logar no Facebook, criar uma conta de administrador de negócios, definir uma forma de pagamento e criar um anúncio em questão de minutos.

Você tanto pode impulsionar um post único para alcançar os usuários da sua página do Facebook ou criar uma campanha mais complexa que segmente públicos personalizados e produz resultados ainda melhores com o gerenciador de anúncios.

Depois que você ler este artigo, você ficará ainda mais confiante para criar uma campanha vencedora no Facebook.

c) Você pode alcançar o seu público ideal

Já falamos sobre quantas pessoas usam o Facebook todos os dias, então não é uma surpresa que seja uma ótima ferramenta para alcançar seu público ideal.

O Facebook oferece várias formas detalhadas de alcançar pessoas específicas com base no comportamento em seu site, seus interesses, engajamento com sua página do Facebook e vários outros elementos demográficos, como idade, sexo e localização.

Além disso, você pode criar público-alvo extremamente refinado que geram um alto ROI usando anúncios no Facebook.

Em um estudo realizado em 2017, descobriu-se que 57% dos consumidores falaram que a mídia social influencia suas compras.

Desses 57%, 44% disseram que de todas as plataformas de mídia social, o Facebook é o mais influente.

Com as opções de segmentação disponíveis para você e a influência que o Facebook tem sobre o comportamento do consumidor, pode ter certeza que o Facebook é o canal perfeito para atingir seu público ideal.

Leia também: Estratégias poderosas de Facebook para Negócios

2. Criando uma página para seus fãs

Criando uma página para seus fas

Se você ainda não tem uma página para seus fãs, terá de criar uma. Os anúncios no Facebook têm que ser ligados a um negócio/marca, não a pessoas.

Explico com detalhes neste artigo >> Como criar uma Fanpage de Sucesso no Facebook: 5 Passos Simples

3. Criando sua campanha no Facebook Ads

O primeiro passo para criar um anúncio no Facebook é clicar em Gerenciador de Anúncios na barra à esquerda do seu Facebook, mas se achar melhor, você pode acessar também o Facebook Business e clicar em “Criar Anúncio”.

Escolha o objetivo de sua campanha

Agora é hora de definir o objetivo da sua campanha.

Como você pode ver na imagem abaixo, há uma lista com 11 objetivos divididos em 3 pilares: Reconhecimento, consideração e conversão.

Objetivo da campanha

4. Escolhendo seu público Ideal

escolhendo seu publico ideal

Essa fase é considerada uma das mais importantes da configuração da sua campanha, pois é aqui que você vai especificar as pessoas que você quer que VEJA os seus anúncios.

É essencial saber tudo sobre sua Persona, ou pelo menos ter uma base de quem é o seu cliente ideal para saber a quem veicular a sua campanha.

E se você está começando, tenho uma dica muito importante pra você. É bem provável que seja necessário você fazer algumas experiências nas várias opções diferentes de público até encontrar o que se encaixe de forma perfeita no seu anúncio.

Para ajudar você a atingir o seu objetivo e crescer a eficácia dos seus esforços na divulgação de sua campanha, o Facebook permite segmentar a sua audiência de 3 diferentes formas:

a) Segmente por interesse

Um dos formatos que o Facebook oferece para definir a sua audiência é a partir dos interesses que os usuários da rede social indicam em suas biografias.

Isso quer dizer que você pode apresentar os seus anúncios segmentando com base em diferentes tipos de informações, como: idade, gênero, países, estados e cidades que vivem, aplicativos que usam no Facebook, nas páginas ou Fan Pages em que os mesmos curtiram, grupos etc.

Além do mais, são levadas em consideração também as atividades realizadas fora da rede social.

Sendo assim, na Segmentação por Interesse, é possível criar um público com interesses específicos.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupa masculina, pode muito bem deixar sua segmentação bem refinada na faixa etária entre 25 e 35 anos, que tenham dado likes nas Fan Pages das principais marcas que você vende e que morem na cidade onde se encontra o seu negócio.

b) Custom Audience ou Público Personalizado

Um Público Personalizado ou Custom Audience se trata de uma base de dados de usuários que você tem conhecimento, e para quem você quer mostrar anúncios específicos.

Ou seja, são usuários ou clientes já conhecidos, e sobre quem você tem algumas informações úteis.

Ao mesmo tempo, existem diferentes tipos de Custom Audiences, sempre de acordo com o tipo de fonte de onde você extraiu as informações sobre o seu público. Podem ser:

  • Tráfego do Site: Aqui as informações do público são captadas a partir das visitas do seu website. Este tipo de fonte é perfeito se o que você busca é exibir anúncios para usuários que acessaram o seu site. Para isso você terá de criar um pixel.
  • Lista de Clientes: Você pode pegar aquela lista de clientes que você tem armazenado no excel ou no seu ERP, pegue os números de celular, IDs de Facebook ou endereços de email.
  • Atividade em Aplicativos : Parecido com o Tráfego do site, a informação é captada a partir das visitas que os usuários fazem no seu app mobile. Esta é a forma recomendada se o seu objetivo é mostrar anúncios aos usuários do seu aplicativo. Nesse caso, você precisa inserir o código que o Facebook fornece.

c) Público Semelhante ou Lookalike

Um Público Semelhante ou Lookalike é um público criado a partir de uma Custom Audience.

Este formato é muito interessante caso o seu objetivo é maximizar o alcance de sua campanha, já que possibilita você criar um público semelhante ao que você carregou anteriormente como Público Personalizado. 

Dessa forma, para você trabalhar com Público Lookalike, primeiro você precisa ter definido uma Custom Audience.

A partir do Público Personalizado, você pode usar a opção Público Lookalike/Semelhante para identificar usuários com alguns traços semelhantes aos dos usuários que engajaram primeiramente com sua marca ou Website.

Esse tipo de público aumenta de forma absurda as suas possibilidades de criar potenciais clientes.

Além disso, esta estratégia é muito eficiente para crescer o número de fãs da sua Fan Page e para passar uma mensagem para as pessoas corretas (por exemplo, jornalistas, se o que você quer é apresentar um anúncio para a imprensa).

Mais importante ainda é você criar anúncios que sejam atraentes e relevantes para que a sua campanha tenha eficácia e desperte interesse no seu público.

5. Definindo o orçamento

Com o público segmentado chegou a hora de definirmos o nosso orçamento diário e a duração da campanha, isto é, se você deseja que a sua campanha inicie imediatamente ou se acha melhor marcar uma data de início e de término.

Definindo o orçamento

A melhor parte é que não é necessário fazer o investimento de um orçamento mínimo, você pode escolher entre dois tipos de pagamento: Pagar por Impressões (CPM) ou Pagar por Cliques (CPC).

Se você optar pela opção CPM, irá pagar a cada mil vezes que alguém ver o seu anúncio, mesmo que o anúncio não tenha nenhum clique. De fato, esta é uma opção bem interessante quando o objetivo é aumentar a visibilidade da marca.

Porém, se você escolhe o CPC, irá pagar somente quando alguém clicar em seu anúncio, o que garante que um usuário não só viu como também clicou.

Embora seja um pouco mais caro, fornece estatísticas e resultados mais precisos, assim como faz ajustes em seu orçamento de forma mais eficiente, portanto, é uma excelente opção para pequenas e médias empresas que estão apenas começando.

6. Criando seu anúncio

Criando seu anúncio

Quando você já tenha configurado todas as exigências técnicas das campanhas e também tenha decidido o público alvo dos seus anúncios, chega a hora de impulsionar a publicação.

Leve em consideração alguns critérios:

  • Crie um bom título, pois ele que irá atrair o clique;
  • O título deve ter no máximo 25 caracteres;
  • Faça uma descrição de forma coerente com o objetivo da sua campanha;
  • Use imagens atraentes, e caso seja necessário, compre a imagem;
  • Se tiver textos na imagem, tenha cuidado para não exceder 20% do espaço total;
  • Antes de fazer a publicação do anúncio, utilize a opção de “preview” para ver como ficou;
  • Certifique-se de que o anúncio é bem exibido em todos os dispositivos;
  • Não se esqueça de incluir uma chamada para ação irresistível;

Meça os resultados da sua campanha

Uma vez que a sua campanha esteja ativa, você precisa observá-la para para ver se ela está funcionando corretamente e dando resultados positivos.

Por isso, é essencial medir os resultados de seus anúncios para ir realizando alterações necessárias, ou seja, ver onde melhorar ou o que eliminar.

Dependendo do objetivo da sua campanha, considere métricas diferentes.

As métricas mais importantes são as ações ou conversões, à taxa de conversão, a pontuação de relevância, a frequência ou a quantidade de vezes que um anúncio foi visualizados e as vendas realizadas.

Se você levar a sério estas métricas, fazer análise detalhada dos resultados e tiver um bom conteúdo por trás da sua campanha, é bem provável que você  comemore um caso de sucesso.

Conclusão de Como anunciar no Facebook

conclusao de como anunciar no facebook

Lembre-se sempre: “A prática sempre leva à perfeição”, então não tenha medo de praticar e vê o que funciona e o que não funciona.

Inove e tente sempre criar anúncios de impacto com orçamentos reduzidos, e claro, sempre pense grande, pois nunca saberemos onde as campanhas podem chegar!

Se você quiser saber como aproveitar ao máximo todos os recursos do Facebook para o seu negócio, acesse nosso treinamento de Facebook para Negócios onde ensinamos com profundidade as táticas utilizadas aqui na Danki para vender milhares de cursos todos os meses.

Veja também o nosso artigo: Qual a Melhor forma de Anunciar no Facebook

Esperamos que tenha gostado do artigo! Se te ajudou, compartilhe ele nas redes sociais ou no whatsapp com seus amigos para que eles também possam aproveitar o potencial do Facebook Ads.

E já sabe né?! Qualquer dúvida que você tiver é só deixar nos comentários!