Como criar um Blog do Absoluto Zero

Tempo de leitura: 9 minutos

Ter um blog profissional é a forma certa de garantir seu terreno próprio na internet, e poder ganhar dinheiro com ele do modo que quiser.

Mas para isso, é preciso primeiro saber exatamente como criar um blog profissional. Especialmente quando você não tem dinheiro para contratar um web designer profissional para criá-lo pra você.

O melhor é que o processo para criar um blog não é nenhum bicho de sete cabeças. Qualquer pessoa com acesso a internet pode fazer.

Neste artigo, preparei um tutorial bem simplificado que vai ensinar você a criar um blog. Mesmo que seja um completo iniciante.

E o melhor de tudo, você vai aprender como criar o seu próprio blog em apenas 20 minutos.

Vamos ao que interessa!

O que você vai aprender agora sobre criar blogs

// O que é um blog, afinal?
// Definindo o tema
// Escolha um domínio
// Escolha um serviço de hospedagem
// Escolha um CMS (Content Management System)
// Configurando o Layout
// Definindo e produzindo seus conteúdos

O que é um blog, afinal?

o que é um blog

Um blog é um tipo de site que se concentra principalmente no conteúdo escrito, também conhecido como posts como esse que você está lendo aqui. Mas que também podem apresentar conteúdos como vídeos e podcasts.

Quando fazemos uma pesquisa no google para resolver um problema específico, os endereços que encontramos são — na maioria — blogs dedicados ao tema. Sendo conhecidos pelo termo de blogs de nichos.

Com muita frequência blogs de notícias ou de celebridades estão em alta, mas como você verá neste guia, você pode iniciar um blog de sucesso sobre praticamente qualquer assunto que deseje.

Os blogueiros costumam escrever de forma bem pessoal com o objetivo de se conectarem aos leitores. Além disso, a maioria dos blogs possui uma seção de “comentários”, na qual os leitores podem fazer sugestões ou tirar dúvidas sobre o conteúdo diretamente e assim aumentar ainda mais essa proximidade.

A conexão direta com seu leitor é um dos principais benefícios de criar e publicar em um blog.

Essa conexão permite que você interaja e compartilhe ideias com outras pessoas que pensam da mesma forma. Também permite que você construa confiança com seus leitores.

Ter a confiança de seus leitores irá abrir as portas para você ganhar dinheiro com seu blog, que é algo crucial para você ter ânimo para continuar com este projeto.

Definindo o Tema

definindo o tema

O primeiro passo para criar um blog e trabalhá-lo como um negócio é definir um tema específico. Para definir isso, basta que você encontre as respostas das perguntas abaixo:

Você sabe exatamente sobre o que deseja escrever? Tem os pilares do seu blog bem definidos? Se sim, ótimo, mas caso não tenha a respostas dessas perguntas, faça o seguinte:

Defina quais objetivos deseja atingir com seu blog: ser considerado uma autoridade no assunto em questão? Criar um canal de comunicação e assim gerar mais leads? Aumentar a visibilidade do seu negócios?

Defina exatamente quem serão os seus leitores: com uma persona em mente você saberá exatamente com quem irá se comunicar, dessa forma você irá falar exatamente a linguagem do seu público para mantê-los conectados a você.

Escolha um domínio

escolha um dominio

Busque por um nome que chame atenção e claro, que tenha haver com seu negócio. Para quem te acompanha faz toda diferença.

Uma forma excelente de escolher um nome interessante é escrever várias palavras relacionadas ao seu tema.

Pense bastante na sonoridade e na forma de escrevê-lo, pois seu domínio na internet não pode usar acentos ou caracteres especiais.

Antes de oficializar, você precisa verificar a disponibilidade do nome de domínio que escolheu. Vou deixar pra vocês 2 das maiores referências quando o assunto é domínio.

Registro.br e Godaddy

Ambos os sites são em português e são bem intuitivos, basta seguir as instruções dadas pelo próprio site para ter sucesso no registro do seu domínio.

Escolha um serviço de hospedagem

escolha um serviço de hospedagem

Para ter seu blog 100% online na internet é necessário que ele esteja em um local para armazenar os arquivos. É exatamente isso que uma hospedagem de sites faz.

Você pode escolher um serviço gratuito, mas se você quer um blog realmente profissional, você deve contratar uma Hospedagem de Sites ou optar por um Criador de Sites pago.

Vou deixar aqui o link de alguns serviços de hospedagem para você escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Hostgator

GoDaddy

BlueHost

Essas são as mais indicadas, mas essa questão fica a seu critério.

Depois que você decidiu qual hospedagem usar é hora de escolher um CMS.

Escolha um CMS (Content Management System)

escolha um cms

Para ter seu blog funcionando da melhor forma possível é ideal que você utilize um sistema próprio para gerenciar conteúdos, esse é o significado de CMS, Sistema de gerenciamento de conteúdo.

Existem vários tipos de CMS no mercado e você precisa decidir qual será o que se adequam melhor a seu projeto.

Com o sistema de gerenciamento de conteúdo em mãos você pode customizar as páginas do blog, editar os conteúdos criados de forma fácil, gerenciar suas publicações, instalar plugins e uma infinidade de outras coisas.

Se você optar por um CMS que tenha suporte de sua hospedagem, você pode fazer a instalação “One click” que é uma instalação rápida fornecida pelos serviços de hospedagem onde você faz isso apenas com alguns clicks, ou você pode optar por instalar manualmente.

Como aqui na Danki nós utilizamos o CMS WordPress (é o que eu mais recomendo principalmente para quem está começando) criamos 2 tutoriais completos ensinando a fazer os dois tipos de instalação.

>> WordPress Passo a Passo: Como instalar manualmente (instalação manual)

>> WordPress Passo a Passo: Instalando e Configurando seu Website (instalação automática)

Joomla e Drupal

Aqui vai outras opções de CMS para vocês. Apesar de terem algumas características distintas coloquei eles juntos pois compartilham de traços bem marcantes: são poderosos, escaláveis e complexos de usar.

Ambos têm uma comunidade bem ativa e dão possibilidades muito interessantes para quem vai fazer o gerenciamento de um grande número de páginas e acessos.

São CMS`s bem dinâmicos e flexíveis.

A pedra no sapato aqui é que são sistemas mais complicados, com uma curva de aprendizado que desanima quem está no início de carreira.

Você pode hospedá-los em qualquer servidor, sem pagar pelo CMS em si.

Nesse caso seus custos vão variar em função dos recursos que o serviço de hospedagem oferece.

Configurando o Layout

configurando o layout

Com seu CMS instalado agora é hora de partir para parte visual do seu projeto!

O layout é uma das partes principais do seu blog, pois aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica nesse caso é pura verdade.

Pensando assim você precisa de um layout que chame bastante a atenção e também que deixe suas informações bem organizadas.

Mesmo que você utilize um template pronto, você terá a liberdade de realizar uma série de alterações mais simples para assim deixar com a cara do seu negócio, trazendo assim mais credibilidade para o seu negócio.

Aqui vem o ponto chave, você precisa proporcionar uma experiência incrível na navegação em seu blog. Por isso, foque no que importa e deixe seu blog bem limpo e de fácil utilização.

Existem muitos meios de adquirir um tema, tanto pagos como gratuitos mas nunca use um tema pirata, pois ele pode ser o fim da segurança do seu blog.

Busque por temas` de fontes segura como: o Elegant Themes Theme Forest, e a própria Galeria de Temas do WordPress. E claro lembre-se de escolher um tema responsivo, que se adeque as telas de qualquer dispositivo.

Definindo e produzindo seus conteúdos

definindo e produzindo seus conteúdos

Para definir seus conteúdos você precisará pensar na persona que definimos lá atrás e pesquisar seus interesses e o que seria relevante para ser tratado no blog. Ou seja, quais conteúdos vão ajudar sua persona a solucionar problemas, gerar engajamentos e conversões.

Defina as principais categorias de forma mais macro, por exemplo: programação, desenvolvimento de games, desenvolvimento web, marketing digital e etc.

Depois vá segmentando seu blog com conteúdos aprofundados sobre o tema macro, por exemplo:
Como programar em JavaScript;
Desenvolvimento de games indie;
Desenvolver sites corporativos etc.

Para se diferenciar faça uma pesquisa no google para conhecer o que os primeiros resultados estão falando sobre esse assunto, vá até os comentários para encontrar o que os leitores querem ler e o que eles não estão oferecendo.

Pronto, você encontrou uma brecha no mercado. Assim você pode deixar o seu conteúdo mais completo e diferente dos demais. E com isso, gerar tráfego orgânico para monetizar seu blog.

Conclusão de como criar um blog

conclusao de como criar um blog

Gostou do artigo? Aprendeu a criar um blog do absoluto zero? Calma que ainda tem muito trabalho pela frente.

O próximo passo que você deve tomar para se aprofundar é construir comigo projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

A melhor forma de você começar a desenvolver projetos reais é adquirindo o Pacote Full-Stack. Com ele você vai desenvolver os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.

>> Conheça o treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado! <<