Como escrever seu jogo e se tornar um Game Design profissional

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá desenvolvedor de jogos, tudo bem? Pronto para aprender a escrever seu jogo e se tornar um Game Designer profissional?

No artigo de hoje nós iremos te dar o passo a passo exato para dar o pontapé inicial em suas ideias e assim já visualizar seu jogo em ação!

Preparado? Hoje nós iremos aprender:

// Como escrever seu jogo?

// Tornando-se um Game Design Profissional

Como escrever seu jogo?

Aposto que você teve a ideia do jogo perfeito, aquela ideia brilhante de um jogo espetacular que todos iriam amar, verdade?

Mas como você irá colocar por escrito sua ideia?

Cada um tem um jeito de fazer o projeto. Alguns criam documentos de design de 50 páginas, já outros fazem um bloco de anotação de qualquer forma, e por aí vai.

Neste artigo vou te dar algumas sugestões para você escrever o seu jogo!

Gancho

O que torna sua ideia de jogo ótima? Aqui eu acredito que seja a parte mais importante a ser anotada. Depois ter seu gancho claro, você irá anotar os próximos três pontos com muito mais facilidade.

O seu jogo é sobre algo instigante? Escandaloso? Está dando um novo toque a um clássico antigo? Ou, está fazendo algo que nunca foi feito antes?

Mecânica

O que o seu jogador faz? E qual a finalidade dele? Aqui encontra-se a jogabilidade.

Pode ser tão simples quanto pressionar QWOP para mover-se no jogo, tocar em botões para bater papo no Mystic Messenger, nas inúmeras combinações de teclas em Dwarf Fortress.

História

Em que história os jogadores devem se lembrar do seu jogo? Com quais emoções eles devem sair do jogo? Todo jogo tem uma história.

Se a história não for óbvia, é criada pelo jogador. Uma história pode ser criada a partir dos números crescentes em 2048, dos impérios em ascensão na Civilização e das interações silenciosas em Monument Valley. Pense em qual história seu jogo se encontrará.

Humor

Que impressão seu jogo causa? Quais são os visuais? Sons? As primeiras impressões são importantes pois elas irão engajar e em seguida manter o jogador ativo no jogo.

Talvez você dê ao seu jogo uma vibe retrô com gráficos em pixel e músicas de chips. Ou um visual moderno e limpo, com geometrias planas e instrumentais.

Tendo dificuldade em conseguir uma boa idéia?

Mantenha uma lista de ideias. Eu e outros desenvolvedores que conheço anotamos nossas ideias. Dessa forma, podemos voltar as nossas anotações antigas sempre que não surgirem novas idealizações.

Tornando-se um Game Design Profissional

O designer de games é o profissional que fica responsável por todo o projeto do jogo e a criação das suas mecânicas internas, regras e condições para o sucesso do jogador dentro do ambiente.

Os grandes game designers são disputados por grandes estúdios, pois é geralmente deles que acabam surgindo as ideias de jogos que revolucionaram a história.

Por isso vou ligar abaixo alguns requisitos para você avançar em sua carreira.

1. Você precisa ser um amante de jogos

Tenha em mente que codificar pode acabar se mostrando um trabalho bastante exigente e desgastante, além de trazer grandes barreiras no início. Será necessário muita paixão de sua parte, então use-a tanto quanto possível. Acumule qualquer energia que você tiver para chegar ao sucesso.

2. Não faça só pelo dinheiro

Caso queira seguir a rota da educação formal, lembre-se de que os custos envolvidos provavelmente excedem consideravelmente o equivalente ao salário de um programador na área. Tenha também em mente que a indústria não oferece grande segurança, de modo que você talvez acabe com lacunas em seu histórico profissional. Uma vez mais, vale reiterar que essa carreira exige paixão — faça por amor ao ofício, e não em busca de ganhos rápidos

3. Prepare-se para uma grande jornada

É importante valorizar paciência e persistência nessa área. Planeje passar alguns anos para obter o conhecimento técnico necessário, nós aqui da Danki Code iremos te acompanhar neste processo. Quando se sentir preparado para entrar no mundo de trabalho, esteja preparado para a imensa competitividade em cada vaga, o que significa que pode ser difícil encontrar um emprego. Ao ser contratado, saiba que haverá muito trabalho duro antes mesmo de avançar até chegar na posição que você deseja.

4. Tenha alguém para te acompanhar

Sim, isso mesmo! Será bem mais complexo e se tornará um labirinto sem fim se você decidir por passar anos e anos buscando se tornar um profissional sem alguém para te auxiliar nesta jornada. Por isso quero que você me permita lhe acompanhar neste tempo, pois com a minha experiência já sei bem o que funciona e o que não funciona, isso irá te economizar muito tempo.

Quero te mostrar agora a página da nossa Escola de Desenvolvimento de Games para você conhecer a nossa metodologia e tudo que você irá se tornar neste tempo que estiver conosco.

Conclusão de como escrever seu jogo e se tornar um game design profissional

conclusao de como escrever seu jogo e se tornar um game design

Aprendeu como escrever seu jogo e se tornar um game design profissional? Claro que só com o mapa que te dei aqui será muito difícil você encontrar o tesouro, por isso eu me apresento agora como seu guia para te levar até o tesouro de forma prática!

O que você acha de aprender a desenvolver jogos do absoluto zero em um passo a passo super simples em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games?

Você irá aprender do absoluto zero com as melhores engines do mercado. Ah! E não é precisa saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais. <<