Como o JavaScript Funciona? Entenda se quiser se destacar no mercado

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá desenvolvedor, tudo tranquilo?
Sentindo a necessidade de entender mais como funciona essa incrível linguagem de programação?

Hoje vou te mostrar exatamente como o JavaScript funciona e do que ela é capaz de fazer, sem entrar em muitos detalhes pois em um artigo como esse não tem como detalharmos sobre a infinidade de possibilidades que ela nos trás.

E como falo no título do artigo, essa é a linguagem que vai fazer verdadeiramente você se destacar no mercado de desenvolvimento web, pois hoje em dia o JavaScript tem os mais incríveis recursos para criação de aplicações robustas tanto front end como back end. Interessante hein?

O que você irá aprender neste artigo?

// O que é JavaScript?

// Como o JavaScript Funciona?

// O que é possível realizar com JavaScript?

O que é JavaScript?

O que é JavaScript

Já falamos bastante sobre JavaScript aqui no nosso blog e sabemos que o JavaScript é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicações web de alta complexidade.

Com ela você tem liberdade para desenvolver páginas web dinâmicas, animações, mapas interativos, aplicativos mobile e até jogos para plataformas portáteis.

O JavaScript desempenha um papel fundamental com às linguagens HTML, CSS e PHP.

Ou seja, estas linguagens interagem entre si da seguinte forma:

  • HTML – Lhe possibilita adicionar conteúdos em uma página por meio de marcação de textos. É esqueleto do site;
  • CSS – Traz o estilo do layout de uma página, ou seja, é como se fosse a maquiagem do site, trazendo organização e vida aos elementos. Está totalmente relacionado à aparência de um site;
  • PHP – Dinamiza o processo de desenvolvimento de uma página adicionando extensões e aplicações dinâmicas; e
  • JavaScript – Faz o controle do comportamento dos elementos de uma página, executando funções dinâmicas dos conteúdos, animações, aplicativos e interações em geral.

Para esclarecer essas diferenças, vamos visualizar essas linguagens como uma casa:

O HTML seria a estrutura central, ou seja, as portas, corredores e paredes.

O CSS entra aqui como a decoração geral, os tapetes e tintura usadas para deixá-la mais bonita.

Já o JavaScript acrescenta a funcionalidade da casa, em que você pode ligar ou desligar a luz por interruptores, abrir portas e por aí vai.

Como o JavaScript Funciona?

Como o JavaScript Funciona-js

O JavaScript se trata de um código em uma página ou arquivo .js externo.

JS é uma linguagem desenvolvida para servir ao usuário, o que isso quer dizer? Que o script é baixado na máquina dos visitantes e processado nela mesmo.

Isso é o contrário do que acontece com linguagens que atuam no lado dos servidores e são executadas por eles antes de chegarem ao navegador do usuário.

Porém, hoje em dia nós temos tecnologias que possibilitam utilizar o JavaScript do lado do servidor como é o caso da Biblioteca NodeJS.

Veja também >> Full-Stack JavaScript: Como se tornar um programador completo.

A grande maioria dos navegadores de internet, sobretudo os mais populares, permitem desabilitar o funcionamento do JavaScript.

Isso pode até ter sua utilidade caso o usuário não deseje que algo execute automaticamente em uma página.

O que é possível realizar com JavaScript?

O que é possível realizar com JavaScript

O diferencial do JavaScript está na utilização do Engine V8, um motor gráfico de código aberto conhecido por ter uma alta performance nos sistemas e aplicações. O navegador Google Chrome, por exemplo, tem ele por padrão.

Foi a partir do Engine V8 que surgiu o Node.js, uma plataforma completa de desenvolvimento que permite aos programadores explorarem códigos e sistemas baseados em JavaScript. Inclusive, pelo lado do servidor, e não apenas do usuário (cliente).

Com isso, surgiram ainda mais oportunidades de criação de aplicações, sistemas e serviços pelos desenvolvedores. Abaixo estão algumas delas, segundo a compatibilidade com plataformas.

  • Desktop – Desenvolva aplicações e, em parceria com frameworks como o Electron JS, disponibiliza ferramentas como o editor de textos Atom. Outros exemplos de aplicativos criados desktop com JavaScript são o programa de conversas Slack e a tão conhecida plataforma de projetos Github.
  • Mobile – Crie aplicações, frameworks de códigos, plugins com recursos extras e extensões com novas funcionalidades. Grandes empresas, como Microsoft e McDonald’s, usam o JavaScript junto com frameworks como VueJS e Ionic para disponibilizar aplicativos dos seus produtos e serviços.
  • Games – Um mercado que não para de crescer é o de Games. Frameworks especializados em games, como o Phaser, é possível desenvolver projetos de qualquer espécie para dispositivos móveis, plataformas portáteis e navegadores.

#Bônus: Aprenda JavaScript em 10 Minutos

Conclusão de Como o JavaScript Funciona

conclusao de Como o JavaScript Funciona

Aprendeu como o javascript funciona? Vimos ai uma quantidade enorme de possibilidades para você utilizar essa linguagem, agora vai de você o desejo de se empenhar para aprender.

O próximo passo que você deve tomar para se aprofundar é construir comigo projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

A melhor forma de você começar a desenvolver projetos reais é adquirindo o Pacote Full-Stack. Com ele você vai desenvolver os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.

>> Conheça o treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado! <<