Como publicar um Jogo na Play Store e Começar Faturar hoje mesmo

Tempo de leitura: 6 minutos

A Play Store é a loja de aplicativos da gigantesca Google. É através dela que donos de celulares Android conseguem baixar apps como Netflix, WhatsApp, Facebook, e claro, os mais incríveis jogos para seu celular.

Apesar de ser grátis, conta com uma gama de ofertas e serviços pagos em alguns aplicativos.

Disponível em praticamente todo celular Android vendido no Brasil, a Play Store é a porta de entrada para o mundo do sistema operacional do Google.

Acessível tanto pelo smartphone quanto pelo PC, ela oferece diversos aplicativos diferentes, que variam entre ofertas gratuitas e pagas, indo de jogos e apps de produtividade.

Publicar seu Jogo na Play Store é apenas uma das estratégias que você pode estar utilizando para fazer as pessoas baixarem o seu jogo e assim você poder lucrar com ele, inclusive temos um e-book completo para nossos alunos do Curso de Desenvolvimento de Games onde detalhamos as maneiras mais eficazes para você fazer o marketing do seu jogo.

Agora vamos aprender o passo a passo de como publicar um Jogo na Play Store!

// 1. Criar conta no Google Play Console

// 2. Vinculando conta de desenvolvedor com à conta de comerciante

// 3. Detalhes da ficha do jogo

// 4. Hora de subir o APK e a primeira versão

// 5. Publicando seu Jogo na Play Store

1. Criar conta no Google Play Console

Criar conta no Google Play Console

Antes de fazer qualquer coisa vamos criar nossa conta de desenvolvedor do Google Play Console que irá lhe custar uma bagatela de $25 USD que é a taxa de registro para você poder acessar todas as funcionalidades da plataforma.

Observação: O cadastro pode ser feito tanto por pessoas físicas como por empresas.

No Google Play Console você irá encontrar tudo que precisa para enviar seu app nos moldes do Google Play.

Você deverá apenas fazer login com uma conta Google; a recomendação para as empresas é que criem uma conta separada para fazer utilização desse serviço.

Favor ler e concordar com o contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play.

Aceitando o contrato, basta pagar a taxa de registro; para isso, pegue seu cartão de crédito internacional.

2. Vinculando conta de desenvolvedor com a conta de comerciante

Vinculando conta de desenvolvedor com à conta de comerciante

Se a sua intenção é vender seu jogo na Play Store; ou se seu jogo faz transações internas (in-app) e assinaturas, haverá a necessidade de configurar uma conta de comerciante da Google Wallet com o Play Console.

  1. Faça login em seu Console do desenvolvedor do Google Play.
  2. Clique na guia Relatórios financeiros na barra de navegação esquerda.
  3. Selecione Configurar uma conta do comerciante agora.

Observação: não tem como voltar atrás depois que você der esse passo, será algo definitivo. Mas caso você precise voltar atrás, a única alternativa é criar outra conta e pagar novamente a taxa.

Pronto para definir o preço de seus jogos na Play Store?

O Google dá total suporte ao REAL R$ (moeda brasileira) e já está de acordo com as políticas de impostos de nosso país.

Depois é possível configurar, verificar e alterar taxas e alíquotas de impostos na área de Imposto sobre Vendas no seu perfil de pagamentos.

3. Detalhes da ficha do Jogo

detalhes da ficha do jogo

Realizada essa parte com o cadastro inicial, vamos dar início à etapa de cadastro de informações da sua aplicação, ou seja, do seu jogo.

Quanto mais detalhada for essa etapa, melhor, pois essas serão informações que irão aparecer na loja quando utilizada pelo seu público real na página do seu aplicativo na Play Store.

  • Essas informações devem descrever funcionalidades e fazer do seu produto algo atrativo, aumentando as chances de seu jogo ser baixado. Título, descrição e categorização também têm grande importância na forma como um aplicativo será encontrado na loja (SEO na Play Store)
  • Detalhes do produto – Campo de Título (até 50 caracteres), Descrição Curta (até 80 caracteres) e Descrição Completa. Use palavras-chave relevantes, que estejam de acordo com as features oferecidas; evite texto promocional e spam.
  • Recursos gráficos – Imagens (screenshots), vídeos e ícone. Devem trazer exemplos de uso de funcionalidades principais. Atenção na resolução dos arquivos enviados; veja outras diretrizes para envio de mídia.
  • Idioma e traduções – para aplicativos multi idiomas, cadastre as línguas oferecidas como um detalhe que será exibido na ficha do app na loja. Caso não existam traduções feitas sob medida, é possível fazê-lo de forma automática com serviços do Google.
  • Categorização – tipo e categoria de seu aplicativo. Selecione o mais adequado em uma lista pré-definida.
  • Detalhes de contato – e-mail (obrigatório), endereço do site, número de telefone e qualquer outro meio para oferecer suporte aos usuários.
  • Política de privacidade – seu app provavelmente faz uso de informação sensível e particular dos usuários – seja por uma funcionalidade nativa ou integração de terceiros. A política de privacidade e uso deve mostrar como esses dados são coletados e monitorados.

4. Hora de subir o APK e a primeira versão

Hora de subir o APK e a primeira versão

APK (Android Package Kit) é o formato do arquivo utilizado pelo Android na distribuição e instalação, e nele tem tudo que é necessário para que o seu jogo rode corretamente no dispositivo final.

Agora nós vamos criar a versão na seção de Gerenciamento de Versão.

Escolha o tipo de release que você deseja, entre teste interno, fechado, aberto ou versão de produção.

Os testes são recomendados para os primeiros usos, onde será feita a verificação e a integridade do seu jogo em dispositivos reais.

A versão de produção é a que o usuário final irá acessar e por esse motivo deve estar livre de erros.

Selecionou a opção? Agora basta clicar em “Criar Versão”; na tela seguinte, selecione o APK que você vai subir e nomeie a versão, colocando notas técnicas a respeito do APK e que diferencie a versão atual de sua anterior.

5. Publicando seu Jogo na Play Store

Publicando seu Jogo na Play Store

Enfim chegamos aos “finalmentes” da nossa publicação. Agora selecione a classificação do conteúdo, preço e disponibilidade por região.

Faça tudo de acordo com sua estratégia de monetização. Revise todas as informações inseridas nas etapas anteriores, verifique se tem um marcador verde ao lado das informações.

Vá para a seção Gerenciamento de versão e clique em “Revisar e publicar”. Nessa tela serão exibidos avisos de pontos que podem impedir a publicação. Confirme o lançamento – isso fará com que seu aplicativo ou jogo seja publicado na Google Play.

Bingo! Jogo publicado com SUCESSO!

Conclusão de Como publicar seu Jogo na Play Store

Gostou do nosso artigo? O que acha de aprender a desenvolver games do absoluto zero com as melhores engines do mercado? Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Baixe nosso e-book “Desenvolvimento de Games – Transformando um Hobbie em Profissão”

E veja como você pode se tornar um desenvolvedor de Games Profissional e ganhar dinheiro com os jogos que você produz.