Como ser mais criativo na Produção de Jogos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá Desenvolvedor, tudo bem?

Buscando criatividade para produzir seu jogo?
Bom, para desenvolver a criatividade é necessário tempo, dedicação, e claro, muito treinamento.

Há muita gente que fala: “Ah, mas eu não sou criativo” ou “Eu não consigo ser criativo para nada”, porém isso é um mero engano visto que tudo nessa vida é aprendido, e talvez você tenha aprendido a pensar que não é uma pessoa criativa.

E se pudermos pensar que podemos ser o mais criativo desenvolvedor de jogos do mundo?

Fica tranquilo, há muitas formas de aperfeiçoar sua criatividade. Você pode, por exemplo, fazer exercícios criativos como ler, escrever, ouvir músicas etc. E assim dessa forma ir afinando sua criatividade.

Você pode até estar se perguntando: “Mas o que isso tem haver com ser mais criativo na produção de Jogos?”

Na verdade tudo haver, pois iremos utilizar todas as faculdades mentais e energia corporal no processo de criação de um jogo, e o seu corpo não está separado da sua mente, ou seja, o que acontece em um também acontece em outro. Então imagina que você vem se alimentando mal, vivendo uma vida sedentária, como espera que seu cérebro reaja para te ajudar neste processo?

Então fica comigo neste artigo que apenas com as dicas que vou te passar aqui você será capaz de elevar sua criatividade para um nível extraordinário hoje mesmo, ok?

O que iremos aprender hoje para ser mais criativo na produção de Jogos?

// Calma, respire fundo e relaxe

// Faça um Brainstorming

// Faça exercícios criativos

// Compartilhe o seu conhecimento

Calma, respire fundo e relaxe

Calma, respire fundo e relaxe

O estresse quando não controlado se torna um dos principais inimigos da criatividade. Pode ser que um certo nível de estresse seja bom para terminar alguma coisa que você precise fazer, porém, quando a questão é criar você precisa estar bem tranquilo.

Não é a toa que muitas pessoas, inclusive você, têm ideias brilhantes embaixo do chuveiro, quando saem para dar uma volta no parque ou quando fazem algumas atividades domésticas, como lavar a louça. Isso acontece simplesmente porque a sua mente está relaxada.

Faça um Brainstorming

brainstorming

Depois de relaxar sua mente vamos para a famosa técnica de Brainstorming ou traduzindo para nossa língua, “Tempestade de Ideias”.

O que vamos fazer em questão? Vamos focar única e exclusivamente em nosso projeto e fazer o levantamento de tudo que vier na mente sobre o que você deseja desenvolver.

Uma equipe de no mínimo 4 pessoas é o ideal para iniciar o projeto e ter um melhor aproveitamento dele. O tempo geralmente é de 15 minutos a, no máximo, 1 hora.

É ideal limitar um tempo para não caírem na improdutividade.

Defina o tema

Qual será o ponto de partida? Aqui vocês podem começar por definir o tema do jogo, caso já tenha o tema do jogo podem iniciar por definir os personagens, nomes dos personagens etc. Aqui fica a seu critério.

E a partir daqui definimos os melhores caminhos para desenvolver algo que realmente faça sentido com toda a sua visão de um possível jogo.

Levantamento de ideias

Todos vão participar, falando de ideias sobre o tema/jogo ou seja lá o que escolheram para fazer o brainstorming. Tudo o que vier na cabeça no momento será colocado no papel, sem julgar.

Neste momento não se preocupe se a ideia é boa ou ruim, pois, se ficarmos julgando já de cara a ideia, não teremos nada. Geralmente o que ocorre é um ficar olhando para a cara do outro e não sair nada.

O objetivo nesse momento é levantar todas as ideias sem julgar, afinal livrando-se de tanta ideia ruim, logo virá a ideia boa.

Selecione as ideias vencedoras

Agora que já declararam uma variedade enorme de ideias, você e sua equipe irão escolher o que faz sentido. Você pode fazer um brainstorm para ter as melhores ideias e criar o seu personagem, jogo ou o que quer que seja, muito bom hein?!

Faça exercícios criativos

Faça exercícios criativos

Nessa fase vamos conhecer e aprender o que for necessário, estar aberto a novas ideias e experiências. Por fim, fazer algumas adaptações no nosso dia a dia.

Escreva pequenos textos

Aqui não há necessidade de passar das cem palavras. Isso irá estimular sua criatividade, já que você vai ser forçado a contar uma história com começo, meio e fim usando uma quantidade limitada de palavras. Isso tudo pode lhe ajudar a escolher as informações para esse espaço limitado.

  • Tente encontrar fóruns onde você possa ajudar pessoas, pode ser fóruns de games ou até mesmo de escritores.

Ouça música

O simples fato de ter algo tocando ao fundo pode lhe trazer mais inspiração e lhe ajudar em sua concentração. As músicas clássicas tem um poder muito grande.

Mas busque se conhecer, pois nem todo estilo musical combina com você: a música clássica é ideal para muitos, mas você pode variar as opções até encontrar uma que se encaixe para o seu caso.

Jogue vídeo game

Acredito que aqui não é nem preciso avisar rs, porém, busque jogar com uma visão um pouco mais crítica, fazendo perguntas para o jogo, tentando entender a mente por traz do criador do jogo.

Alguns jogos digitais irão estimular bastante a sua criatividade, trazendo inspiração e reflexão. Games interativos, como os que envolvem movimento e mais de um sentido são excelentes.

Compartilhe o seu conhecimento

Compartilhe o seu conhecimento

Afirma-se que nos lembramos de 90% do que aprendemos quando ensinamos aos outros. Explique seu conhecimento recém-adquirido para consolidá-lo na sua própria mente. Quando estiver aprendendo coisas novas, explique-as a si mesmo mentalmente: imagine-se sendo o professor de alguém.

Quando ficar bem confiante sobre o assunto, grave um vídeo e poste na internet ou explique seu conhecimento a um amigo ou colega.

Conclusão de como ser mais criativo na Produção de Jogos

conclusao Como ser mais criativo na Produção de Jogos

Gostou das nossas dicas para se tornar mais criativo? Deseja saber exatamente como desenvolver jogos utilizando todo o seu potencial criativo?

O que você acha da ideia de desenvolver jogos do absoluto zero em um passo a passo super simples que eu mesmo dou em nosso treinamento para desenvolvedores de games?

Você aprenderá do absoluto zero com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil que irá fazer de você um Desenvolvedor de Game Profissional <<