5 engines para criar jogos sem programação

Tempo de leitura: 5 minutos

Desenvolver jogos sem programação é possível?

Pode até parecer bom demais para ser verdade, ainda mais para pessoas que tem uma certa dificuldade em programar. Mas deixa eu te falar uma coisa aqui, além de ser bom, é VERDADE.

Existem engines (softwares de desenvolvimento de jogos) projetadas com a finalidade de criar games sem a necessidade de se escrever códigos. E o que é melhor ainda, engines capazes de entregar jogos de qualidade igual ou superior a de bons programadores.

Neste artigo resolvi listar 5 dessas engines para que você possa desenvolver seus jogos sem programação.

Quais engines vamos ver hoje?

// Unreal Engine 4
// Game Maker
// Construct3
// RPG Maker
// Stencyl

Unreal Engine 4

conclusao Jogos feitos na Unreal Engine

Desenvolvida pela Epic Games em 1998, a Unreal Engine 4 é uma poderosíssima engine de desenvolvimento de jogos. É uma das mais utilizadas no universo dos games, principalmente para criação de jogos de tiro, os famosos FPS.

A Unreal Engine 4 dispõe de toda potência que uma engine de jogos merece.Os gráficos dessa engine são bem relevantes, não há perdas na eficiência dos projetos desenvolvidos, o que resulta em jogos com qualidade de “tirar o chapéu”.

O Unreal é repleto de ferramentas, predefinições que realmente funcionam prontamente e que podem ser facilmente ajustadas.

Luzes volumétricas, pós-processamento, lens flares, está tudo lá, pronto para ser utilizado.
Quando você faz a iluminação com “Qualidade de Produção”, ela fica incrível, com falhas mínimas, mas, na maioria das vezes, sem falhas.

Ele também tem um incrível material de edição, usando o gráfico de nós que você pode facilmente criar e ajustar os materiais.

Para saber mais sobre o Unreal Engine acesse: https://www.unrealengine.com/en-US/

Game Maker

gamemaker studio

A Game Maker é uma das engines mais utilizadas no mundo, pois ela possui sua própria linguagem de programação, chamada GML (Game Maker Language).

Seu uso principal é na criação de jogos em 2D, porém criar jogos em 3D é algo perfeitamente viável. Essa engine vem com inúmeras ferramentas e editores para ajudá-lo a realizar seus projetos.

Além disso, você ainda vai poder exportar seu projeto em diversas plataformas.

O Game Maker Studio é perfeito para quem é novato na área da programação. Mas também é ótimo para pessoas que nunca utilizaram ferramenta alguma na criação de jogos.

O GameMaker Studio têm uma interface bem intuitiva e fácil onde você só precisa arrastar e soltar (DnD ™), e permite que você inicie o desenvolvimento dos seus jogos usando scripts visuais.

Construct3

construct

Construct3 foi desenvolvida pela Scirra e é uma engine de jogos 2D baseada em HTML5.

A Construct3 foi criada pensando principalmente nas pessoas que não entendem de programação, permitindo o desenvolvimento de jogos em tempo recorde, por meio do estilo drag-and-drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento (os conhecidos Behaviours).

Toda programação de um jogo desenvolvido na Construct é feita de modo visual utilizando o conceito de evento e ações, onde para cada evento temos uma ou mais ações.

Uma das suas principais características dessa engine é o desenvolvimento absurdamente rápido de um jogo. Que só é possível pelo fato de que ela já vem preparada com componentes e comportamentos prontos para serem utilizados.

É só criar um objeto, adicionar um comportamento para ele e programar seus eventos e ações tudo de forma visual.

Para saber mais sobre o Construct3 acesse: https://www.scirra.com/

RPG Maker

rpg maker

O famoso RPG Maker é uma engine de desenvolvimento de jogos focada para a criação de jogos de RPG como o próprio nome já sugere.

A RPG Maker consiste em várias engines e programas para o desenvolvimento de jogos no de RPG. Ao todo, são nove ferramentas que incluem engines e ferramentas para criação de personagens e mangás:

RPG Maker MV
RPG Maker VX Ace
RPG Maker VX
RPG Maker XP
RPG Maker 2003
GG Maker
IG Maker
Manga Maker
Game Character HUB

Aqui vai algumas vantagens da Engine:

Personagens e itens de cenário;
Modelos pré-configurados de mapas;
Scripts em Javascript (para a versão RPG Maker MV);
Gerenciador de plugins;
Facilidade e rapidez na criação de protótipos em comparação com outras engines;

Stencyl

stencyl

Das engines citadas a quinta e última desta lista é a mais nova.

Stencyl é uma game engine para desenvolvedores de jogos simples em 2D, mais indicada para aqueles que estejam no início de suas carreiras na área.

A Stencyl é um programa para criar jogos que não precisem de programação. Ou seja, basta ter noções de lógica que você já consegue desenvolver seus jogos em 2D tipo RPG, estratégia, plataforma, entre muitos outros.

O funcionamento dele é bastante simples e você consegue criar um jogo basicamente arrastando e conectando blocos na sua tela, que determinam o comportamento dos personagens e objetos no jogo.

Um ponto positivo dessa do Stencyl é que ela tem um conjunto de ferramentas que facilitam bastante a construção de mundos, como ferramenta de seleção, zoom, ajuste de grade e preenchimento e muitas outras.

Conclusão de engines para criar jogos sem programação

conclusao engines para criar jogos sem programação

Gostou das engines para criar jogos sem precisar programar? Já pensou em aprender a construir jogos com estas engines em um passo a passo completo?

No nosso curso de Desenvolvimento de Games você será acompanhado por mim por meio de projetos reais e ao finalizar o treinamento você será capaz de construir os jogos incríveis. Duvida?

Temos o depoimento de milhares de alunos que fizeram o nosso treinamento.

E além disso você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

Para saber mais acesse: O Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais.