Como ser um desenvolvedor altamente produtivo + 5 Ferramentas

Tempo de leitura: 6 minutos

Você concorda que tempo é dinheiro?

Para sobreviver no mercado de trabalho, seguir este princípio é crucial. Nós, desenvolvedores, somos chamados para entregar resultado com qualidade e no menor tempo possível.

E caso ainda não saiba, entregar soluções com qualidade e antes do tempo previsto são diferenciais super valorizados.

Provavelmente você deve estar se perguntando: como ser um desenvolvedor altamente produtivo e me destacar no mercado de trabalho?

Bem, existem muitas técnicas e ferramentas/softwares que podem te auxiliar para você se tornar alguém que não só faz o que tem que ser feito, mas faz com qualidade e rapidez.

Para responder sua pergunta preparei este artigo onde mostro como ser um desenvolvedor produtivo + 5 ferramentas espetaculares que com certeza irão aumentar absurdamente a sua produtividade.

Tudo pronto por aí? O que iremos aprender hoje?

// Aprenda a diferenciar produtividade de ocupação
// Organize seu local de trabalho
// Elimine as notificações
// Divida sua semana em blocos de tempo
// Encontre o seu pico de produtividade
//5 Ferramentas para aumentar sua produtividade

Aprenda a diferenciar produtividade de ocupação

aprenda a diferenciar produtividade de ocupação

Primeiramente é importante entender que ser produtivo é diferente de ter uma série de coisas para fazer. Se você tem uma lista gigantesca de atividades para fazer, você não está sendo produtivo, está sendo muito ocupado.

Produtividade não tem nada a ver com trabalhar manhã, tarde e noite sem pausas. Muito pelo contrário.

Na verdade quando se é produtivo você gasta o mínimo de tempo possível para realizar o que realmente importa para ter o máximo de resultado. Trabalhar é um recurso para se atingir objetivos e não ficar 8 horas fazendo coisas.

Em nosso mercado é muito comum encontrar desenvolvedores improdutivos que passam horas e horas executando mas não focam em resolver o que precisa.

E o que está acontecendo nestes casos é um desperdício de talento. Que ocorre porque muitas empresas tratam os desenvolvedores como executores de tarefas, e não como alguém que foi chamado para solucionar problemas.

Organize seu local de trabalho

organize seu local de trabalho

É comprovado que várias capacidades são importantes para que você tenha um bom desempenho dependem do quão confortável é o seu espaço de trabalho.

Um local de trabalho muito bagunçado e desorganizado só mostra o quanto você pode estar confuso. Então, organizar seu ambiente pode ser uma ótima estratégia para você ter mais clareza e comprometimento com o que irá realizar.

É por isso que deixar o seu ambiente em perfeito estado é fundamental.

Alguns benefícios que a organização no seu local trabalho traz são:

  • Facilidade para se concentrar e focar na atividade em questão;
  • Sentimento de alegria e satisfação no trabalho;
  • Muita produtividade ao longo do dia.

Portanto não pense que esse é um conselho genérico. Organize seu ambiente a partir de hoje buscando deixar tudo limpo, organizado e se possível inspirador e veja se isso contribui para sua produtividade no trabalho.

Elimine as notificações

elimine as notificações

Coloque o celular longe de você no momento de realizar suas atividades mais importantes. As notificações são um dos principais problemas na vida dos desenvolvedores que tentam produzir mais e com qualidade.

Um aplicativo chamado Forest pode ser excelente pra lhe ajudar a deixar o celular ou as páginas da internet de lado.

Divida sua semana em blocos de tempo

Divida sua semana em blocos de tempo

Liste todas as atividades pessoais ou profissionais que você precisa realizar ao longo da semana. Agrupe elas em dias e horários específicos com antecedência.

Dessa forma quando chegar segunda de manhã ou sexta de tarde, você já vai saber de antemão tudo que precisa ser feito.

Encontre o seu pico de produtividade

Encontre o seu pico de produtividade

Aqui você vai analisar em que horário você realiza o seu melhor trabalho e está com sua motivação nas alturas.

Você pode fazer testes até encontrar a sua faixa de horário especial, não importa qual seja, e se esforce para ajustar o seu dia de trabalho ao redor deste horário.

Agora vamos conhecer 5 ferramentas incríveis para te ajudar a ter mais produtividade em sua jornada.

5 Ferramentas para aumentar sua produtividade

5 Ferramentas para aumentar sua produtividade

1. MS Project

Planejar e gerenciar seus projetos andará de mãos dadas com a produtividade. Quanto melhor for o seu planejamento, maior será seu nível de produtividade.

Com o MS Project (software de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo) você fará isso da melhor forma possível.

Ele atua em diferentes etapas da gestão. Porém, as esferas em que ele é mais requisitado são nas missões de planejamento e controle.

É o software de maior aceitação mundial por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação.

2. MeisterTask

Se você não tem um planejamento muito bom ou alguma maneira de acompanhar o seu progresso dentro do planejamento, há grandes chances de você não conseguir entregar a aplicação em questão.

O MeisterTask é um gerenciador de tarefas bem elegante e irá te ajudar a manter tudo bem organizado em seus respectivos lugares.

É muito fácil integrá-lo com outros softwares e possui um dashboard com o resumo de tudo que aconteceu nos projetos que você participa.

3. Roadmunk

Aqui está uma ferramenta de roadmap, o Roadmunk foi desenvolvido especialmente para gerentes de produtos.

Para quem é web designer ou desenvolvedor, o Roadmunk pode ser bastante útil se estiver trabalhando em um grande projeto ou com um cliente por muito tempo.

O software permite a você mostrar para o cliente os passos seguintes, perspectivas e previsões de resultados.

4. Rescue Time

A função do Rescue Time é monitorar quanto tempo você passa em cada tarefa no seu computador.

Ela monitora todas as janelas que você tem abertas e cria um relatório mostrando quanto tempo você perdeu em cada atividade.

Com os dados da ferramenta em mãos você terá como redefinir suas prioridades e identificar onde está desperdiçando seu precioso tempo.

5. Mockflow

Você não imagina como o Mockflow é uma verdadeira mão na roda. Quando você desenvolve o modelo visual de como será o projeto você é obrigado a refletir sobre as regras de negócio e a organização dos controllers (se for um projeto Web).

O MockFlow é uma ferramenta bem legal que te permite criar mockups arrastando elementos e ainda te dá uma série de bibliotecas de componentes (bootstrap, materialize e etc) para que seu mockup já saia no estilo visual do seu projeto.

Conclusão de como ser um desenvolvedor produtivo

conclusao como ser um desenvolvedor produtivo

Aprendeu como ser um desenvolvedor produtivo e melhorar seus resultados? O que você acha de se desenvolver ainda mais suas habilidades como desenvolvedor e se tornar um expert no assunto?

Aqui na Danki nós ensinamos você a desenvolver sites e aplicações web do absoluto zero, gostaria de saber como?

Conheça o Pacote Full Stack que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.