Desenvolvedor Web: O que aprender para ser um Expert

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá desenvolvedor tudo certo por ai?

Você sabe quem desenvolve os sites de maior qualidade e importância na internet? Acertou, são os desenvolvedores web.

É pelas mãos de um desenvolvedor web que as mais incríveis páginas e sistemas que você acessa por meio de um navegador ganham vida.

Milhares de empresas hoje estão procurando por esses profissionais no mercado. Estamos vivendo em plena era digital, e qualquer negócio que deseje ser destaque no mercado precisará de um profissional expert no assunto.

Por isso fica comigo neste artigo pois separei o essencial que você precisa aprender para ter sucesso com desenvolvimento web, tudo pronto por aí? Vamos nessa!

O que iremos aprender hoje sobre desenvolvedor web?

// Diferença entre web designer e desenvolvedor web
// Desenvolvedor Front-End
// Desenvolvedor Back-End

Diferença entre web designer e desenvolvedor web

Diferença entre web designer e desenvolvedor web

Embora tenha bastante busca tanto por web designers quanto para desenvolvedores web para realizarem um trabalho bem parecido, são profissões bem diferentes, porém ambas vem crescendo cada vez mais forte no mercado.

Iniciantes na área chegam até confundir as duas profissões. Porém, enquanto o web designer está voltado para a interface da aplicação, é o desenvolvedor web que programa para suportar o que foi idealizado.

Ou seja, é interessante que o Web Designer entenda de CSS e HTML básicos. Só que suas qualidades de trabalho estão voltadas para dois pontos:
Podemos resumir afirmando que o Web designer é meio que um designer gráfico adaptado para a dinâmica da web.

Já o desenvolvedor web realiza diversas funções voltadas à programação. Ele precisa se preocupar com a solicitação do cliente e a experiência do usuário.

O desenvolvedor web não tem uma graduação específica, apesar de que aqui na Danki Code temos nosso treinamento completo com certificação. Entretanto, é importante que um desenvolvedor web se mantenha atualizado, por isso nossos treinamentos são atualizados de formas periódicas pois essa é uma área na qual atualizações e novidades são muito constantes.

Desenvolvedor Front-End

desenvolvedor front-end

Front-end significa que ele cuidará da parte “da frente” da aplicação, ou seja, a parte visual. O desenvolvedor que trabalha no front-end está interessado na experiência do usuário.
Aqui ele deseja saber qual é o melhor caminho que o usuário irá trilhar no site para realizar as ações desejadas.

Para quem está interessado em se especializar nessa área, é importante que tenha conhecimentos em HTML, CSS, lógica de programação, JavaScript e Bootstrap.

Leia também: Como se tornar um Desenvolvedor Front-end

HTML & CSS

HTML é considerada uma linguagem de marcação é bem simples de ser aprendida, além de ser um ótimo ponto de partida para todos que desejam seguir a carreira de desenvolvedor.

E mesmo que você não deseje atuar como front-end, HTML é a base de tudo e é primordial para todo profissional da área aprender.
Já o CSS é utilizado para personalizar tudo que foi desenvolvido com HTML, é o que chamamos de maquiagem do HTML.

E se você deseja aprender a fundo tanto HTML como o CSS, você pode optar tanto por nosso treinamento completo de Front-End como Full-Stack.

JavaScript

Agora que você já está familiarizado com CSS e HTML, é hora de conhecer o JavaScript. O JavaScript diferente de HTML e CSS já utiliza lógica de programação para desenvolvimento e é utilizado para deixar o site mais dinâmico e interativos.

JavaScript irá deixar seu site com funcionalidades bem interativas. Como por exemplo Botões do Facebook, retweets do Twitter, e vários formulários de contato funcionam com JavaScript.

Ele dá ao usuário uma representação visual de cada ação executada, e ajudam os desenvolvedores a registrar o que os usuários estão fazendo.

Leia também: Como o JavaScript funciona? Entenda se quiser se destacar no mercado 

Desenvolvedor Back-End

desenvolvedor back-end

O desenvolvedor Back-end é aquele que cuida de funções que estão sendo executadas no site mas que ninguém vê, ou seja, é a parte de trás do site.

E geralmente as pessoas associam muito com bancos de dados.

Desenvolvedores back-end são conhecidos como os que resolvem problemas, que incorporam pensamento lógico em suas tarefas diárias, e são mais interessados em como uma aplicação funciona do que na aparência.

Desenvolvedores back-end usam linguagens de servidor, como o PHP e SQL.

Mas um conhecimento básico de HTML e CSS é importante para que se possa apresentar qualquer dado de forma visual.

Leia também: Como se tornar um Desenvolvedor Back-end

SQL

Se o seu site coleta qualquer tipo de informação do usuário, como endereço de email, nome, sobrenome, etc, você precisa armazenar essas informações em um banco de dados.

SQL é usado dentro do banco de dados para filtrar, adicionar, remover, ou mesclar informações.

Imagine uma loja onde a sala de estoque seja o banco de dados. Ela é gigante, mas felizmente você tem um funcionário que conhece todos os itens que estão ali. Porém, ele fala apenas a linguagem SQL. Então, para fazer perguntas ou dar instruções você também terá que usar linguagem SQL.

Onde aprender SQL? Online, é claro. Você pode começar em nosso curso de Desenvolvimento Full-Stack, lá vamos te mostrar como você se tornará um desenvolvedor profissional.

PHP

Para tornar seu site mais funcional, você utiliza o PHP. Essa linguagem de programação é excelente no que se trata de comunicação entre o site e bancos de dados. Se você já usou algum formulário de login, é provável que tenha sido criado em PHP.

Quando você digita os dados de login no navegador, o PHP faz a verificação com o banco de dados se as informações estão corretas. Caso sim, seu login é realizado com sucesso.

Para aprender PHP nós temos um treinamento exclusivo para isso, confere aqui o que você irá aprender nele.

E caso queira se aprofundar mais sobre desenvolvimento PHP vou deixar alguns links aqui para você.

> Tudo que você precisa saber para se tornar um programador PHP profissional

> Frameworks PHP, O que é, mais 5 opções para você usar!

> Como criar um sistema de cadastro com PHP e MySQL: Passo a Passo

Conclusão de Desenvolvedor Web

conclusao de desenvolvedor web

Gostou do artigo? Entendeu o que você precisa aprender para se tornar um desenvolvedor Web?

Afim de se tornar um desenvolvedor web e desenvolver aplicações completas do absoluto zero com um passo a passo super simples? Conheça o nosso treinamento que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *