5 Motivos para ensinar desenvolvimento de games para crianças

Tempo de leitura: 4 minutos

“Saber programar um computador hoje é tão básico quanto saber ler, escrever e fazer contas e deve ser ensinado em todas as escolas” – Barack Obama – Ex-Presidente dos Estados Unidos da América.

Barack Obama não falou isso por acaso, ele entende para onde estamos indo e quem serão as pessoas que irão se destacar no mercado.

Na sua opinião informática é coisa de criança?

Posso afirmar com toda certeza que sim! Colocá-los desde cedo para aprender desenvolvimento de games é algo bastante positivo por vários motivos.

As vantagens vão além de aspectos profissionais. Afinal, programar irá deixa-los mais criativos, com raciocínio lógico e matemático, entre vários outros benefícios do desenvolvimento de games para crianças que iremos aprender neste artigo.

Tudo pronto por aí? Quais os 5 motivos para ensinar desenvolvimento de games para crianças?

// 1. Estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas

// 2. Melhor fase para aprender

// 3. Programação para o desenvolvimento de jogos é bem divertido

// 4. Ajuda a compreender o mundo atual

// 5. Ajuda a organizar os pensamentos

1. Estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas

Estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas

A programação está ligada a outras disciplinas ensinadas na escola, como a matemática.

A programação, seja ela para desenvolver softwares ou games, ajuda as crianças a colocar em prática as teorias que aprendem na escola, diversificando as formas de aprendizado e estimulando assim a criatividade e a capacidade das crianças de lidarem com os problemas.

Um programador precisa entender como uma máquina funciona, como ela lê os códigos, para que possa estruturar essa linguagem de forma clara e precisa, para que a máquina possa entender as ordens dadas. Esse exercício ajuda a desenvolver habilidades que tornam as crianças mais capazes de utilizar a criatividade e a resolver problemas.

Aprender lógica de programação envolve compreender um problema, buscar soluções, testar e escolher a melhor opção.

Ainda que a criança não consiga reproduzir um algoritmo complexo, consegue desenvolver os passos para a solução do problema. Ela aprende competências para resolver problemas através da programação.

2. Melhor fase para aprender

melhor fase para aprender

Para um adulto, aprender a programar é bem mais complexo do que para uma criança.

As crianças estão em fase de desenvolvimento social e psicológico, e isso não somente ajuda no aprendizado da programação, como também a própria programação auxilia esse desenvolvimento, pois elas desenvolvem a capacidade de transformar os desafios lógicos que existem na programação em um aprendizado que elas utilizarão também nos problemas do dia a dia.

3. Programação para o desenvolvimento de jogos é bem divertido

programação para desenvolvimento de jogos é bem divertido

Mesmo quando você está convencido de que é importante o seu filho estudar um determinado assunto, pode ser difícil fazer ele se interessar pelo tema e se dedicar aos estudos, mas com a programação isso pode ser diferente.

Aprender programação através da criação de jogos faz com que todo o aprendizado seja mais natural e divertido.

4. Ajuda a compreender o mundo atual

ajuda a compreender o mundo atual

O desenvolvimento de games ou a programação para crianças, faz com que elas possam entender melhor o mundo à sua volta.

No mundo atual, onde existe o uso constante de diversas tecnologias que se tornaram tão comuns, como computadores, smartphones, laptops, redes sociais e jogos diversos, a grande maioria das pessoas apenas se utilizam dessas tecnologias, sem saber como elas funcionam.

Um dos benefícios de aprender a programar/desenvolver games, é que isso irá mudar a forma como interagimos com essas tecnologias, abrindo assim novas possibilidades de entendimento e criação.

5. Ajuda a organizar os pensamentos

ajuda a organizar os pensamentos

A programação nada mais é que um tipo de linguagem. Assim como qualquer idioma, o JAVA, Phyton, C e todos os outros métodos de criação de algoritmos se tratam de uma sequência lógica de caracteres.

Assim, o aprendizado é análogo ao da língua portuguesa, do inglês ou, até mesmo, da matemática.

Para conseguir escrever é preciso saber o que se quer reproduzir. Para isso, ter uma boa organização dos pensamentos é fundamental.

Ou seja, além de estimular o lado esquerdo do cérebro, programar faz com que a pessoa trabalhe o hemisfério direito.

Com o tempo, isso pode gerar resultados também no modo como a criança se comunica, fazendo com que ela se torne mais articulada e consiga dialogar melhor, justamente por conta da boa organização de seus pensamentos.

Conclusão de 5 Motivos para ensinar desenvolvimento de games para crianças

conclusao de desenvolvimento de games para crianças

E ai gostou dos 5 motivos para ensinar desenvolvimento de games para crianças? Agora vamos para a melhor parte!

O que você acha da ideia de fazer parte do maior treinamento de Desenvolvimento de Games do país?

Somos referência em Desenvolvimento de Games e você pode aprender com quem está no mercado a muito tempo e já formou milhares de alunos em verdadeiros profissionais dos Games.

Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você um Desenvolvedor de Games Profissionais.