15 Dicas para desenvolver jogos com Unity

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe qual é a game engine mais utilizada hoje em dia tanto por desenvolvedores indie como por estúdios?

Se você disse Unity, ACERTOU!

Unity é a game engine mais utilizada nos dias de hoje pois ela permite, assim como outras game engines, o desenvolvimento de jogos sem o conhecimento de programação que em outros tempos erá obrigatório.

Assim você pode programar ações e comportamentos com simples comandos do mouse.

Não sei se você sabe mas as game engines eram até algum tempo atrás de uso quase exclusivo de grandes estúdios de desenvolvimento.

Elas foram criadas para que os processos repetitivos de criação de jogos pudessem ser evitados e assim perdessem menos tempo na produção.

Agora vamos para o que interessa de fato.

Quais as 15 Dicas para desenvolver jogos com Unity que você irá aprender no artigo de hoje?

// Escala de ativos
// Controle de fonte
// Automatização
// Cenas de teste
// Documentação
// Domine as ferramentas de depuração disponíveis no Unity
// Ferramentas de teste
// IDE
// Log de console
// Depuração visual
// Namespace
// Coroutines
// Assertions
// Métodos de extensão
// Localização

Escala de ativos

Decida sobre a escala de ativos que você vai usar em seu projeto. A decisão depende do tipo de projeto em que você está trabalhando e da resolução em que o jogo deve ser executado.

Controle de fonte

Faça o uso adequado do controle de fonte para melhorar seu fluxo de trabalho. Isso garantirá que você não perca nenhum trabalho e também permite que você retroceda para verificar o que mudou.

Você pode serializar ativos, usar a estratégia de ramificação para maximizar o controle sobre a produção e usar sub-módulos para maximizar o controle efetivo de seu código-fonte.

Automatização

Sempre automatize seu processo de compilação para economizar tempo. Automatizar o processo de construção também irá garantir que você trabalhe em versões de jogos diferentes simultaneamente e também ajuda a fazer pequenas mudanças de vez em quando sem passar por todo o processo de construção após cada mudança.

Cenas de teste

Cenas de teste podem se tornar uma parte volumosa do projeto e são inúteis depois que o projeto é feito. Para garantir que os arquivos do projeto não se tornem volumosos, mantenha as cenas de testes separadas do seu código e exclua-as quando o projeto estiver concluído.

Documentação

Documente adequadamente o seu trabalho. A documentação ajuda outros colegas a entender melhor seu trabalho e colaborar no projeto. Você pode usar o education-ecosystem.com para documentação de código de vídeo.

Domine as ferramentas de depuração disponíveis no Unity

As ferramentas de depuração no Unity irão lhe fornecer uma enorme quantidade de funcionalidades.

Utilize funções como Debug.Break, Debug.Log, Debug.DrawRay e Debug.DrawLine à sua vantagem.

As duas primeiras funções são usadas para entender o estado do jogo, enquanto as duas últimas ajudam a depurar visualmente o jogo.

Você também pode usar o inspetor visual de depuração para localizar campos privados de tempo de execução.

Ferramentas de teste

Unity lançou muitas ferramentas de teste. Você pode conferi-las e aprimorar seus métodos de depuração. Você também pode verificar o tutorial para ferramentas de teste do Unity aqui.

Além disso, você pode usar as ferramentas disponíveis para executar testes scratchpad. Testes scratchpad são mais convencionais e não exigem que você execute uma cena.

IDE

Como o Unity não fornece nenhum IDE especial para trabalhar, você pode optar por usar qualquer IDE para seu trabalho de desenvolvimento. Também é uma boa ideia dominar os recursos de depuração do IDE. Confira este artigo sobre depuração no Visual Studio para saber mais.

Log de console

O log de console pode ser muito útil se usado em conjunto com uma extensão. Por exemplo, você pode usar o Console Pro Enhanced para tornar seu console incrível!

Depuração visual

Você precisa depurar de forma diferente a animação visual. O depurador visual pode ajudá-lo a fazer isso, gerando gráficos ao longo do tempo. Por exemplo, você pode usar o Monitor Components para fazer isso.

Namespace

Namespace permite que você manipule seu código melhor porque ele permite evitar qualquer conflito com bibliotecas de terceiros e outras classes dentro de seu código.

Coroutines

Coroutines é uma ótima ferramenta para resolver muitos problemas de jogos. Se você estiver usando Coroutines, certifique-se de saber o que está fazendo. Entenda como eles funcionam em modo seqüência e paralelo e assim por diante.

Assertions

Assertions podem ser seu melhor amigo quando encontrar bugs em seu código. Você pode usar a classe Unity.Assertions.Assert para usar assertions.

Métodos de extensão

Os métodos de extensão são ótimos para melhorar a legibilidade e o gerenciamento da sintaxe.

Localização

A localização deve ser feita em arquivos separados. Mantenha apenas um idioma em cada arquivo.

Conclusão de Dicas para desenvolver jogos com Unity

unity 2019

E ai gostou das dicas para desenvolver jogos com Unity? Agora vamos para a melhor parte!

O que você acha da ideia de fazer parte  do maior treinamento de Desenvolvimento de Games do país?

Somos referência em Desenvolvimento de Games e você pode aprender com quem está no mercado a muito tempo e já formou milhares de alunos em verdadeiros profissionais dos Games.

Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você um Desenvolvedor de Games Profissionais.