7 Dicas poderosas para se tornar Expert em JavaScript

Tempo de leitura: 6 minutos

E ai dev, tudo bem com você? Espero que sim pois o conteúdo de hoje é para fazer de você um expert em JavaScript.

Ser expert vai além de saber sobre algum assunto ou desenvolver algumas coisas, ser expert fala sobre dominar algo profundamente, e o meu papel como educador é fazer com que você não pare de avançar e esteja sempre almejando avançar mais e mais.

Aqui em nosso Blog já falamos bastante sobre JavaScript, inclusive em alguns artigos anteriores falei sobre “O que da para fazer com JavaScript + Dicas de Framework” e se você não leu peço que leia e entenda porque o JavaScript se tornou uma linguagem tão relevante.

Além disso é uma das linguagens de programação mais populares do mundo moderno. É predominantemente usado para desenvolvimento web, particularmente a criação de elementos front-end interativos, mas também tem alguns outros casos de uso.

Javascript é, sem dúvida, uma das melhores linguagens de programação para aprender.

Sabendo disso hoje vamos te mostrar o passo a passo com dicas poderosas para você se tornar um verdadeiro Expert em JavaScript. Tudo pronto por ai?

O que iremos aprender hoje?

// 1. Domine os fundamentos

// 2. Ter um mentor é importante

// 3. Pratique o máximo que puder

// 4. Estude Livros de Javascript

// 5. Tenha sempre um guia de referência acessível

// 6. Desenvolva Projetos

// 7. Aprenda POO para JavaScript

1. Domine os fundamentos

domine os fundamentos

Essa primeira dica serve não só para JavaScript mas para qualquer outra linguagem ou matéria que você deseje dominar.

Entender os fundamentos profundamente irá lhe preparar para conceitos um pouco mais complexos da linguagem.

E esse é um dos motivos que faz muita gente desistir de programar, pulam os conceitos fundamentais e não conseguem avançar quando se trata de algo um pouco mais complexo.

Embora você ache os conceitos fundamentais bastante simples e diretos, você precisa usar seu tempo com o básico para ter uma compreensão profunda da linguagem que está tentando aprender que no nosso caso é o JavaScript.

2. Ter um mentor é importante

ter um mentor é importante

Pode até ser entediante e chato programar as vezes, são tantos desafios que ficamos em muitos momentos frustrados.

E em muitos casos perdemos até a motivação para aprender Javascript e pode ser que você pense em desistir.

Caso você se sinta dessa forma, chegou a hora de encontrar o seu mentor de programação. Um mentor é aquela pessoa disposta a lhe ajudar a desenvolver suas habilidades de programação, e claro, fazer de você um programador profissional.

Se você tiver sorte, poderá encontrar um mentor que esteja disposto a ajudá-lo de graça, mas é igualmente provável que você tenha que pagar alguém, pois será complicado encontrar alguém para trabalhar de graça.

Mas você pode muito bem buscar por um mentor gratuito em fóruns de programação ou grupos e comunidades online.

Fique atento aos grupos de encontro locais ou de eventos organizados e conecte-se com pessoas que já estão inseridas no mercado, pode ser que dê certo.

3. Pratique o máximo que puder

pratique o maximo que puder

Não existe dúvida quanto a isso, a melhor forma de você se tornar bom, independente da linguagem que você estiver estudando é “colocar a mão na massa”.

Fazendo uma analogia com aprender um idioma estrangeiro, você só irá se sentir mais confiante em um diálogo com um estrangeiro se começar a colocar em prática, certo?

Não é diferente com JavaScript ou qualquer outra linguagem de programação.

Portanto é essencial que você dedique pelo menos 1h por dia para estudar e fazer exercícios de JavaScript. Esses pequenos blocos de estudo e prática mesmo que você não veja irá fazer uma grande diferença.

4. Estude Livros de Javascript

livros javascript

Para alguns, ler um livro sobre programação pode ser chato. Mas, em alguns momentos você pode precisar dele.

Quando estamos aprendendo um novo idioma não é diferente, vamos precisar pedir ajuda ao dicionário ou algum livro de gramática daquela língua.

Mesma coisa acontece quando estamos aprendendo uma nova linguagem de programação. Temos que sair do básico e começar a utilizar materiais mais sólidos e estruturados.

E há uma série de livros que são recomendados para aqueles que estão aprendendo JavaScript. Para citar alguns aqui:

  • Segredos do Ninja JavaScript
  • JavaScript Eloquente 2ª Edição
  • You Don’t Know JS
  • Javascript e Jquery: Desenvolvimento de Interfaces Web Interativas

Enquanto estiver lendo o livro só passe para o próximo capítulo depois que você realizar os exercícios e de fato entender o que estudou.

5. Tenha sempre um guia de referência acessível

Tenha sempre um guia de referência acessível

Quando você está aprendendo ou trabalhando com qualquer linguagem de programação, é sempre uma boa ideia ter um guia de referência abrangente aberto.

Algumas pessoas preferem trabalhar com um guia de referência físico (um livro), mas caso você não curta muito ter um livro como guia, os guias online são bem precisos e fáceis de usar.

Um dos guias de referências mais completos é a referência Javascript do Mozilla Developers.

Nele você irá encontrar praticamente tudo o que você precisa saber e fornece uma variedade de exemplos sobre Javascript que você pode usar para ajudá-lo a entender conceitos mais complexos.

Com este guia você irá aprender até mesmo sintaxes e convenções desatualizadas que você pode encontrar se estiver trabalhando com código Javascript mais antigo.

6. Desenvolva Projetos

desenvolva projetos

Pegou as dicas até aqui? Agora você está pronto para desenvolver projetos pessoais ligados a JavaScript.

O que nós sempre recomendamos aqui no nosso blog é que todo Desenvolvedor tenha uma conta no GitHub.

Simplesmente porque as empresas, principalmente do exterior, logo que vêem o seu currículo, imediatamente já olham o seu portfólio no GitHub.

Qual a finalidade disso? Para verem o que você tem desenvolvido, quais os cuidados que você tem em desenvolver um projeto e se você apoia algum projeto open source.

E se você ainda não possui uma conta no GitHub não tem problema. Crie uma agora mesmo clicando aqui.

7. Aprenda POO para JavaScript

Aprenda POO para JavaScript

Com toda certeza em algum momento quando estiver programando em JavaScript você vai “dar de cara” com Programação Orientada a Objetos com JavaScript.

Compreenda o que é, como funciona e como fazer. Por que?

Pois POO em JavaScript é totalmente diferente do conceito de POO, por exemplo em PHP, C#, Python e Java e outras linguagens que possuem conceito de POO.

Pois como JavaScript é uma linguagem de multiparadigma (funcional + imperativa + scripts), acaba ficando bastante diferente das outras linguagens que conhecemos.

Mas, se ela possui suporte à programação funcional, por que então devo aprender POO para JavaScript?

É uma excelente pergunta. Mas, devido ao JavaScript moderno, sem contar depois do ES5/6, começamos a ver paradigmas de POO sendo adotadas em JavaScript.

Conclusão de Dicas poderosas para se tornar Expert em JavaScript

conclusao de dicas para se tornar expert em javascript

Gostou das incríveis dicas  para dominar o JavaScript de uma vez por todas? E se eu te falar que dá para fazer muito mais!

E se você pudesse aprender mais e mais sobre desenvolvimento Full Stack, se aprofundar em JavaScript e as mais incríveis tecnologias do mercado web?

Conheça o Pacote Full Stack que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui o Pacote Full-Stack e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.