Engines para Jogos 2D: Qual a Melhor pra você?

Tempo de leitura: 7 minutos

As engines para jogos 2D tornam tudo muito mais fácil, pois reúnem o que você precisa para produzir o seu jogo. Mas não são um requisito!

Se você quer construir tudo do zero, você pode fazer algo realmente incrível se tiver uma boa ideia do que você está fazendo.

Mas, se você não quer gastar muito tempo desenvolvendo uma engine personalizada, uma engine game de terceiros é o mais adequado.

Como desenvolvedor indie, provavelmente você não terá acesso a muitas engines games que grandes estúdios de AAA possuem (grandes estúdios que trabalham com grandes editoras como EA, Ubisoft e Sony), no entanto você poderá construir jogos no mesmo padrão com as engines que iremos tratar neste artigo. 

Sempre tenha em mente que não existe necessariamente uma engine game melhor, mas apenas o que é melhor para você e para as necessidades do seu jogo.

Inclusive já falamos sobre esse assunto em artigos anteriores fazendo comparações entre algumas engines.

Unity Vs Unreal: Qual escolher?

GameMaker vs Godot: Qual Game Engine Escolher?

Quais engines para Jogos 2D iremos vê nesse artigo?

// GameMaker Studio

// Unity

// Ink

// Ren’Py

GameMaker Studio

gamemaker studio

O GameMaker é indicado justamente para criação de Plataformas 2D e RPGs de formato curto.

O GameMaker Studio 2 é o mais recomendado se você deseja entrar no universo de desenvolvimento de jogos.

A plataforma permite que os desenvolvedores utilizem a interface da maneira mais simples possível, ou seja, basta você arrastar e soltar o elemento desejado, além de ser fácil aprender os recursos da ferramenta ou trabalhar em conjunto com a própria linguagem de script do mecanismo, o GML.

Pontos positivos

Mark Essen, criador do Nidhogg e Nidhogg 2 , diz que o GameMaker é ótimo para iniciantes porque o script é bem aberto, e o Yoyo Games tem uma grande variedade de tutoriais e guias para lhe ajudar no seu desenvolvimento.

A sua Loja oferece add-ons para que você possa personalizar a engine para construir um RPG ou top-down.

Pontos negativos

Duncan Drummond, o criador do amado Roguelike Risk of Rain notou que a facilidade de utilização do GameMaker pode voltar a assombrar os desenvolvedores. “É muito fácil e rápido de desenvolver, mas tem um custo de desempenho, se feito de forma incorreta”, diz ele.

Drummond também notou que o GameMaker não se pode converter para outras engines, então se você está procurando migrar para o Unity ou outra engine, essa pode não ser a ferramenta que você precisa.

Leia também: GameMaker vs Godot: Qual Game Engine Escolher?

Unity

unity

O Unity é uma das principais plataformas de jogos indie, e apesar de ter impressionantes recursos 3D, existem dezenas de jogos fantásticos em 2D construídos com ele.

Além disso, ele tem uma curva de aprendizado superior a de outras engines, além de uma comunidade enorme e muitos tutoriais, existem recursos mais do que suficientes para você começar com o “pé direito”.

A loja de ativos da Unity também inclui uma série de complementos que personalizam a engine para o desenvolvimento em 2D.

Há o recurso 2D Platformer gratuito da Unity e ferramentas como o Corgi Engine e o Rex Engine , que oferecem funcionalidades, controles e habilidades de plataformas prontas para uso.

Pontos positivos

Thompson criador do jogo West of Loathing afirma que: “Depois de 2 a 3 anos de uso em tempo integral, a coisa mais emocionante para mim é a rapidez com que você pode reunir conceitos e protótipos”.

“Apesar de ter usado muitas engines, para projetos pessoais mais simples, bem como grandes e complexos na indústria AAA, o Unity é de longe a engine mais bem projetado que já usei e me permite ser o mais produtivo possível.”

Pontos negativos

No entanto, existem algumas limitações ao usar uma única plataforma para todas as suas necessidades de desenvolvimento.

Se você encontrar um bug no Unity, estará sempre à mercê dos projetistas do mecanismo para resolver o problema, o que pode envolver alguma espera.

Apesar de afirmarem publicamente que eles colocaram a correção de erros no topo de sua lista de prioridades, ainda assim a estabilidade do editor e do depurador encontra-se com grande problema no inkle”.

Ink

ink

O Ink é um suplemento bom e gratuito para o Unity, se você estiver procurando uma maneira fácil de escrever diálogos e narrativas ramificadas.

É bem fácil de aprender, utilizando marcação em vez de script, e integra-se facilmente ao Unity.

O ink foi construído como “middleware”, de acordo com Joseph Humfrey, diretor de Arte e Código da inkle – depois de escrever um roteiro de ink, espera-se que você o insira em um jogo maior dentro do Unity. No entanto, os desenvolvedores também podem usar o Inky Editor para exportar um jogo para a web.

Pontos positivos

Escrever uma narrativa extensa com caminhos de ramificação pode ficar confuso, por isso o ink é uma excelente ferramenta para garantir que você não se perca ao longo do caminho.

Isso permite que os escritores utilizem o Inky para escrever seu diálogo e texto narrativo em um formato que é uma marcação interativa mais leve. A engine Ink em execução no Unity pode ler esses scripts e produzir texto que pode ser apresentado pelo jogo.

O Ink também é uma ótima ferramenta para pessoas mais interessadas em escrever histórias para jogos, em oposição à programação pura. Então, cada vez mais, se você é um escritor interessado em desenvolvimento de jogos, o ink pode ser uma ótima forma de começar. ”

Pontos negativos

O Ink é utilizado para complementar os jogos feitos no Unity, e não como uma engine independente.

Ren’Py

renpy

O Ren’Py além de ser grátis é compatível com Python.

Ele é uma engine de código aberto bem fácil de aprender. Embora a ferramenta exija alguma programação, você realmente só precisa saber como usar um editor de texto e um software de edição de fotos para dar o pontapé inicial. Para iniciantes é um gateway útil para o Python.

Pontos positivos

Ren’Py é open source e multi-plataforma, o que abre uma ampla gama de oportunidades para usuários mais dedicados.

É bastante amigável para os iniciantes, mas ainda requer olhar e editar arquivos de script, em vez de uma interface gráfica onde se arrasta e solta.

Ren’Py também é uma boa ferramenta se você se sentir oprimido pela simples perspectiva de construir um jogo do zero:

Um dos maiores obstáculos enfrentados por pessoas que nunca fizeram qualquer tipo de jogo antes é simplesmente a crença de que a codificação é muito complexa e não algo que eles seriam capazes de fazer.

Ser capaz de desenvolver um jogo simples e funcionando rapidamente ajuda os novos desenvolvedores a superar esse obstáculo.

Pontos negativos

O Ren’Py é um pouco limitado em suporte a recursos gráficos e mecânicos. Se você deseja criar jogos em 3D, Live2D, detecção de colisão e outros recursos, convém que você procure em outro lugar.

Conclusão de Engines para Jogos 2D

conclusao Engines para Jogos 2D

Gostou do nosso artigo de engines para jogos 2D? Espero que você tenha se identificado com alguma engine! A nossa missão aqui jamais foi demonstrar qual engine é melhor que a outra e sim lhe apresentar um escopo geral de cada uma para você mesmo perceber qual melhor se encaixa em suas necessidades.

Não há uma engine melhor, mas a que melhor se encaixa em suas necessidades.

Deseja se aprofundar e descobrir todo o universo por trás do jogos mais incríveis do mundo?

>> Baixe nosso e-book “Desenvolvimento de Games – Transformando um Hobbie em Profissão”