7 Erros que desenvolvedores de jogos amadores cometem

Tempo de leitura: 8 minutos

Olá Desenvolvedor, tudo bem com você?
Preparado para mais um artigo daqueles para não iniciar sua carreira da forma errada?

Hoje iremos falar sobre os 7 erros que desenvolvedores de jogos amadores cometem e que podem ser evitados ao se atentar para o que vou te passar neste artigo.

Desenvolver um jogo não é uma tarefa tão simples quanto parece, irá consumir muita energia de sua parte, e você pode estar tão envolvido com o seu novo projeto que pode acabar deixando passar algumas coisas.

Foi pensando justamente nisso que resolvi falar sobre alguns erros comuns que os desenvolvedores iniciantes cometem ao criar o seu primeiro game.

Você ta comigo nessa? O que iremos aprender neste artigo para você não passar vergonha na sua carreira?

// #1. Pensar que vai ficar rico do dia para noite

// #2. Desistir logo no inicio do projeto

// #3. Não fazer um planejamento de monetização

// #4. Jogo fácil demais

// #5. Jogo difícil demais

// #6. Focar somente nos gráficos

// 7#. Não conhecer seu público

#1. Pensar que vai ficar rico do dia para noite

pensar que vai ficar rico

Em uma matéria de janeiro de 2018, o Adrenaline revelou que apenas neste ano o mercado de games deve movimentar cerca de R$ 550 bilhões. Imagine pegar uma fatia mínima deste bolo?

Fique tranquilo, a maior parte dessa grana vai mesmo para as grandes players como EA, Activision, Nintendo, Microsoft etc.

Lucrar com game é bastante provável, mas se você estiver no inicio de carreira, entenda que as chances de não ganhar uma boa grana nos primeiros meses é bem mais provável do que ficar rico do dia para noite.

Por que isso acontece? Existe ainda uma grande resistência por boa parte dos jogadores em gastar seu dinheiro com games, principalmente se for para celular.

Porém, não é motivo para se desesperar pois as coisas já estiveram muito, mas muito piores quando a pirataria dominava e os jogos para celular eram todos pagos (época de jogos java) e não havia muitas opções de monetizar seus jogos.

Hoje em dia é diferente, se você tiver um projeto bem estruturado, com certeza você terá uma boa lucratividade.

#2. Desistir logo no início do projeto

desistir logo no inicio do projeto

Um grande projeto sempre inicia com uma ideia, porém tira-la do papel é onde mora o desafio. Fique ciente que obstáculos virão, criar um game exigirá muito tempo e dinheiro.

E muitas vezes você terá de abdicar de muitas coisas que você gosta, como aquela saída com os amigos ou o futebol do final de semana para fazer o seu projeto acontecer.

Se você já tem um emprego, o tempo disponível para desenvolver o seu projeto será ainda menor.

E o que acontece é que muitos desenvolvedores desistem do game quando percebem que o projeto vai consumir mais tempo e energia do que esperavam.

O dinheiro também pode ser um obstáculo para os desenvolvedores iniciantes, afinal desenvolver um jogo vai exigir alguns esforços financeiros, como uma engine, licenças e por ai vai.

Felizmente existem algumas engines gratuitas como a versão limitada do Unity. É um pacote com poucas limitações, que possibilita finalizar seu projeto tranquilamente.

#3. Não fazer um planejamento de monetização

Não fazer um planejamento de monetização

Já que conversamos sobre dinheiro, temos que falar um pouco sobre como conquistar a tão sonhada independência financeira fazendo games.

Na verdade tudo envolve monetização. Firmar contratos com uma Publisher é legal e provavelmente vai garantir que os custos de produção se paguem tranquilamente, porém, uma vez que o game vai para as lojas é importante ter uma ideia de como ele vai faturar de verdade.

Sim , eu sei que o jogador médio quase não gasta dinheiro com games, porém o produtor não deve ignorar este fato e o fato de que se o game for bom mesmo ele tem uma mina de ouro nas mãos.

Bem no inicio do seu projeto é bom já pensar em como você pretende ganhar dinheiro com ele. Vai apostar nas microtransações ou em propagandas ingame? Ou os dois? Ou o formato freemium? Opções não faltam…

Mas também não precisa exagerar, afinal todo desenvolvedor é um jogador. O problema é que muitos acabam se esquecendo disso e entulham o jogo com propagandas infinitas.

Você deve aprender a medir isso. Jogadores mais impacientes vão abandonar seu game se tiverem a mínima sensação de que ele é uma grande plataforma de propaganda e não de diversão.

#4. Jogo fácil demais

jogo facil demais

Seu jogo precisa de desafios para ser algo divertido e desafiador. Existem várias formas de se fazer isso, mas um dos meios mais simples é o uso de obstáculos ou inimigos, dependendo do estilo do seu game.

Ao desenvolver seus games, não esqueça de incluir vários objetivos e obstáculos que irão desafiar e envolver o jogador.

Recursos adicionais como power-ups que aumentam a velocidade ou multiplicam moedas também são ótimos para adicionar. Os poderes irão colocar uma dose de emoção, o que irá ajudar a tornar o seu jogo bem mais desafiador.

#5. Jogo difícil demais

jogo dificil demais

Nem muito fácil, mas também não muito difícil. Você nunca deve deixar o seu game tão difícil que os jogadores sintam que não conseguem ganhar independente do que façam.

De início, o game poderá soar como um desafio para o jogador, mas ele enjoará muito rápido, justamente pelo motivo de não conseguir nunca atingir os objetivos do game.

Quando você está criando jogos, você tem que encontrar o equilíbrio perfeito entre dificuldade, desafio e diversão. Grandes projetos têm isso como premissa básica.

“Ah, como eu consigo saber se está difícil demais ou fácil demais?”

O que você precisará fazer é TESTAR!

Pegue seu projeto e mande para seus amigos, família, colegas de desenvolvimento e etc. Caso seja difícil pedir a algum deles, utilize fóruns na internet sobre desenvolvimento de games.

#6. Focar somente nos gráficos

Focar somente nos gráficos

A primeira coisa que todo jogador observa com atenção são os gráficos. Um game com uma identidade visual forte tem muito mais chance de se destacar do que aqueles sem nenhuma inspiração aparente.

Isso é um pensamento comum, mas nem por isso deve ser levado totalmente à sério. Não caia na conversa de que um jogo fotorrealista é o segredo do sucesso.

O que os jogadores querem de verdade é um jogo que tenha sua própria identidade, independente do estilo. Você pode apostar em algo mais retrô pixelado, ou em um estilo cell shadding.

Acontece muito em eventos de games independentes. Você encontra jogos com visuais extraordinários, mas que tem uma jogabilidade péssima ou conceitos que empobrecem o jogo.

Busque gastar o seu tempo melhorando as mecânicas de seu jogo em vez de ficar apenas polindo. Afinal, um game com gráficos bonitos vai chamar as atenções sim, mas se for apenas isso os jogadores irão abandoná-lo sem pena.

7#. Não conhecer seu público

não conhecer seu publico

Fazer uma pesquisa de mercado irá lhe poupar muitas dores de cabeça, bem como contratar uma consultoria especializada e visitar feiras de games vai te ajudar a desenvolver algo mais empolgante e que fale com seu público.

Nunca ignore a importância de conhecer seu público-alvo e as tendências do mercado atual.

Vamos pensar no seguinte: você produz um match 3 bem interessante e parece um sucesso latente, mas depois de quase tudo pronto percebe que a onda dos match 3 já passou, ninguém mais está interessado no gênero e a nova onda são os Battle Royale?

Se por acaso você não tiver grana para contratar quem faça sua pesquisa de mercado, faça você mesmo. Uma olhada rápida nos games mais baixados pode te revelar qual o estilo está fazendo mais sucesso e o que não vende mais nada.

Mas há sempre chance de um estilo de jogo voltar a se tornar tendência.

No entanto, não deixe de fazer um estudo do que já tem no mercado e como ele será recebido pelos jogadores. Também não se esqueça que certos gêneros podem já estar saturados e lançar um MOBA apenas tornará seu game mais um na multidão. Pesquise!

Conclusão dos erros que desenvolvedores de jogos amadores cometem

conclusao de desenvolvedores de jogos

Gostou dos 7 Erros que desenvolvedores de jogos amadores cometem? Acredito que depois de um artigo como esse você não irá mais cometer os mesmos erros, agora você fará um planejamento bem mais interessante antes de iniciar a programar o seu jogo.

Deseja aprender mais sobre o universo do Games de forma detalhada?

O próximo passo para você é colocar a mão na massa comigo em projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento de games, sou Professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

Uma excelente forma de você começar a desenvolver jogos de primeira qualidade é adquirindo o curso de Desenvolvimento de Games. Nele você aprenderá desde o básico ao avançado.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil que irá fazer de você um Desenvolvedor de Game Profissional <<