Estratégias Poderosas de Facebook para Negócios!

Tempo de leitura: 8 minutos

Deseja aprender como gerenciar seu negócio de forma correta, trabalhando a presença on-line do seu negócio na rede social mais importante do momento?

O Facebook já vem à um bom tempo dominando o cenário das redes sociais e também dominando o setor de publicidade on-line onde possibilita veicular anúncios para um número elevadíssimo de pessoas.

Sabendo disso hoje iremos falar de forma bem clara como você pode estar aproveitando essa ferramenta incrível para potencializar os seus resultados através da internet.

Gostou? Veja o que nós iremos aprender sobre Facebook para Negócios:

// O poder do Facebook.

// Que tipos de conteúdos publicar?

// Como publicar na sua FanPage?

// Quantas vezes postar e qual o melhor horário?

Preparado para potencializar o seu negócio hoje mesmo?

O poder do Facebook

o poder do facebook

O poder das redes sociais é inegável, com quase 100% dos usuários da internet conectados ao Facebook, a questão que está em jogo hoje deixou de ser:

O Meu Negócio deveria estar no Facebook?

Para se tornar:

Qual é a melhor maneira de divulgar o meu negócio no Facebook?

A primeira coisa que devemos atentar é se o seu negócio já faz parte do Facebook, se não nós precisaremos criar uma página da sua empresa também conhecida como FanPage e não um perfil pessoal.

Isso não é apenas porque o Facebook nos proíbe de ter um perfil pessoal como empresa, mas é realmente muito melhor uma Página no Facebook para os seus negócios.

Quais as vantagens de uma página no Facebook?

  • Você não tem limites de fãs.
  • Você pode personalizar criando guias e aplicativos .
  • Você terá acesso a estatísticas para conhecer o gráfico de suas publicações.
  • Podemos ver o crescimento da nossa página, dados demográficos dos nossos fãs, entre outros.
  • Você pode criar anúncios para sua empresa.
  • O posicionamento do seu negócio no Google irá melhorar.
  • Uma página comercial tornará sua empresa mais profissional do que um perfil pessoal.

Que tipos de conteúdos publicar?

que tipos de de conteudo publicar

Para você começar a ter resultados com suas postagens no Facebook, você deve levar em consideração o que realmente o seu público tem interesse de consumir.

– Que tipo de conteúdo é útil para o seu público? O que poderia ser divertido e o mais importante, qual a relevância do conteúdo para o negócio em questão.

– Muito cuidado para não publicar imagens engraçadas somente pensando em gerar interações com a sua publicação.

– Todas as publicações devem estar relacionadas com a nossa marca e nos ajudar a reforçar o conceito da marca na mente do nosso público. E esse é um dos desafios principais que você terá de encarar caso queira se destacar da concorrência.

Mas nem tudo é sobre o que você vai comunicar, mas como você irá se comunicar com seu público. Pois você tem que ter muito cuidado que do outro lado estão pessoas comuns querendo se relacionar com outras pessoas e jamais elas se sentirão bem conversando com um robô, portanto, seja o mais humano possível em sua comunicação.

O Facebook é o espaço ideal para você humanizar a sua empresa e um excelente exercício para definir o tom da sua comunicação.

Vamos fazer uma analogia para você entender o que estou tentando falar a você.

Se a minha empresa fosse um ser humano como seria? Como se chamaria? Quantos anos ela teria? Onde viveria? O que gostaria de fazer no seu tempo livre? Qual seu grau de educação?

Todas essas perguntas nos ajudam a formar uma imagem clara de como seria nossa empresa se ela fosse uma pessoa real.

Então seria bem mais fácil de saber como essa pessoa falaria, e com isso eu já tenho o tom de comunicação da minha marca.

Como publicar na sua FanPage?

como publicar na sua fanpage

O conteúdo que será publicado deve ser curto e direto, que seja em média duas linhas, é o que recomendamos.

Fotos e vídeos geralmente geram mais engajamento com os fãs, e é importante que parte do seu orçamento seja destinada a gerar esse tipo de conteúdo.

Se você ainda é uma pequena empresa que está apenas começando, ou talvez você não tenha um computador e você vai gerenciar diretamente o seu Facebook, isso não significa que as suas fotos tenham que ser chatas e sem graça.

Você pode ir para sites como Canva.com ou picmonkey.com que eles podem ajudá-lo a adaptar suas fotos, adicionar elementos gráficos e textos para criar posts no Facebook muito mais profissionais e criativos.

Faça publicações que estão em tendência.

Você precisa aproveitar as tendências do momento para que a sua empresa não fique de fora da conversa, mas esteja sempre presente. E com toda certeza aqui também ser relevante é muito importante.

Mapeie as datas de suas publicações.

De acordo com a personalidade da sua marca você pode publicar qualquer conteúdo para o aniversário de um departamento, feriados nacionais, natal, ano novo, páscoa, etc. Tudo isso dependerá do tom de comunicação que o seu negócio possui.

Depois de alguns meses executando uma estratégia de publicações estratégicas para sua empresa, você terá informações suficientes para entrar na seção de estatísticas que o Facebook oferece, e verificar quais publicações estão gerando mais engajamento e assim você será capaz de ver que tipo de relacionamento/comunicação está fazendo mais sucesso com o seu público. E o mesmo você descobre com os conteúdos de pouco engajamento.

E claro, o que está funcionando hoje pode muito bem não funcionar amanhã, então se você perceber que determinado tema não está funcionando mais, inove e tente outros tipos de conteúdo.

Quantas vezes postar e qual o melhor horário?

quantas vezes postar e qual o melhor horario

Na verdade não existe uma regra fixa para isso, a resposta dependerá da natureza do seu negócio e do comportamento do seu público-alvo.

Meu conselho pra você que está começando, é começar publicando diariamente no máximo duas vezes por dia e então você pode ajustar a quantidade de publicações que você faz, dependendo da resposta que você vai recebendo dos seus fãs.

Mas lembre-se de que, se você parar de postar por muito tempo, sua página perderá a força e com certeza outras páginas tomaram seu lugar no feed de noticia dos usuários do Facebook.

Pelo contrário, se você postar muitas vezes de forma exagerada pode ser considerado spam.

E sobre o melhor momento para fazer suas publicações, aqui novamente dependemos do comportamento do nosso público.

Por exemplo, se o seu público é de adolescentes, não é uma boa ideia publicar as 11h, pois muitos podem estar estudando, já se o seu público são donas de casa, você poderia tentar fixar suas publicações as 11h da manhã, porque é um horário que elas poderiam estar sozinhas em casa e se conectarem ao Facebook.

O mesmo acontece com os melhores dias para publicar, por exemplo:

Se o nosso negócio é um ambiente festivo, como um bar, uma boate, publicar às quintas, sextas e sábados é quase que obrigatório.

Se temos um restaurante, também podemos publicar aos domingos, pois é um dia que muitas famílias aproveitam a oportunidade para sair e comer fora.

O importante é compreender que o Facebook é uma rede social que está aberta 24h por dia, 7 dias por semana, por isso nós não nos limitamos a criar publicações apenas em horários de expediente.

Aproveitamos ao máximo a plataforma para também fazer alguns testes em horários diferentes e ver os resultados.

Finalmente, o erro que é bem comum e também FATAL que você pode cometer é falar o tempo inteiro somente sobre o seu negócio.

Nosso objetivo é interagir e estreitar os nossos laços com o nosso público, e isso jamais será alcançado se falarmos apenas de nossos produtos/serviços.

Cuidado, nunca deixe um post sem comentário e tente sempre fazer o mais rápido possível, isso mostrará que a sua marca se preocupa com o cliente e com certeza é ela que virá a mente do consumidor quando for tomada a decisão de comprar tal produto.

Conclusão

conclusão de facebook para negocios

Como pudemos ver nesse artigo de Facebook para Negócios, aprendemos sobre o poder que essa rede social possui e como podemos utilizar esse poder ao nosso favor.

Mas acredito que a comunicação é o tema principal desse artigo, por isso não deixe de aprender mais afundo sobre como você pode se comunicar de uma melhor forma com a sua audiência.

Mas com o que foi passado aqui se você já começar a colocar em prática, com certeza já começará a ver resultados incríveis.

Um forte abraço e até o nosso próximo artigo!