A evolução dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá jogador, tudo bem? Hoje veremos a evolução dos jogo eletrônicos no Brasil e no mundo para você perceber o quanto nós evoluímos de la pra cá e como você pode hoje, de forma tão acessível, fazer parte dessa industria incrível.

Acredito que você já deve ter se perguntado como os jogos eletrônicos, popularmente conhecidos como videogames, tiveram origem?

E quando foi o momento em que os brasileiros começaram a ter contato com ele e a utiliza-lo como ferramenta de diversão?

Separei para você aqui alguns dados históricos bem interessantes para você que se amarra no mundo dos games e que quer compreender um pouco mais sobre essa evolução da indústria dos games no Brasil e no mundo.

O que iremos aprender neste artigo?

// Quando o jogo eletrônico surgiu?

// Em 1958 surge o Tennis for Two

// Em 1961 surge o Spacewar

// Em 1972 surge o Pong e Odyssey

// A popularidade no Brasil em 1980

// A indústria dos games nos anos de 1990

Quando o jogo eletrônico surgiu?

Quando o jogo eletrônico surgiu

Muitos creem que os primeiros registros dos jogos eletrônicos surgiram por volta de 1950. No entanto, devido a falta de registros documentados, é difícil afirmar com precisão qual teria sido o primeiro jogo de vídeo game oficial.

Em 1958 surge o Tennis for Two

Em 1958 surge o Tennis for Two

Teve um jogo chamado Tennis for Two que foi desenvolvido em 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham, é considerado um dos games pioneiros.

Em um computador analógico ligado a um osciloscópio, o “console” simulava uma partida de tênis, mas nunca chegou a ser comercializado, e Higinbotham, conhecido também por ter participado do Projeto Manhatan, que construiu a bomba atômica, também nunca patenteou sua criação.

Em 1961 surge o Spacewar

Em 1961 surge o Spacewar

Estamos em 1961, esse ano ficou marcado pelo surgimento do Spacewar!, um console desenvolvido pelos estudantes do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Nesse jogo dois jogadores controlavam espaçonaves com o objetivo de destruir a do adversário. O que se sabe é que até aquela época, os jogos de videogame eram considerados apenas experimentos. Apenas ao final da década de 1960 tivemos o primeiro game para TV. Ping-Pong foi a sua invenção de sucesso e um marco na história dos jogos.

Em 1972 surge o Pong e Odyssey

Posteriormente a Atari utilizou de uma ideia parecida para introduzir o seu primeiro game no mercado consumidor, o Pong, em 1972, que se tornou um fenômeno. Foi também neste mesmo ano que surgiu o game Odyssey, da empresa Magnavox, console doméstico pioneiro a ser comercializado.

O jogo nada mais era do que a criação anterior de Ralph Baer com algumas adaptações, e mais de 20 opções de atividades disponíveis.

Apesar de não transmitir som e da má estratégia de marketing para divulgação, o console atingiu relativo sucesso entre o público. A década de 70 seguiu com novas criações e o domínio de mercado da Atari.

A popularidade no Brasil em 1980

A popularidade no Brasil em 1980

Apesar das diversas invenções até então, a primeira leva de videogames a realmente se tornar popular entre os jovens brasileiros teve início apenas nos anos 80.

O console Atari 2600, lançado nos Estados Unidos em 1977, foi o primeiro jogo que virou febre por aqui, ao chegar ao país em 1983, importado pela marca Polyvox, uma subsidiária da Gradiente, com mais de 500 games disponíveis para esta edição do Atari.

Pode-se dizer que a década de 80 marcou história na indústria dos jogos eletrônicos, uma vez que foi neste período que consoles inesquecíveis até os dias de hoje, como Tetris, Super Mario Bros, Ms Pac-Man, entre muitos outros, começaram a surgir e se tornaram clássicos daquela época.

A indústria dos games nos anos de 1990

A indústria dos games nos anos de 1990

A grande explosão aqui acontece com o lançamento do Super Nintendo, desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive (Genesis, nos EUA).

Após anos de sucesso do Super Nintendo, a empresa criou o Nintendo 64, que apesar de possuir certa popularidade, acabou sendo superado em vendas pelo PlayStation, da Sony.

O novo milênio é marcado pela chegada do PlayStation 2 e da entrada da Microsoft neste segmento com o Xbox, que alcançou rapidamente o segundo lugar do mercado. E daí em diante, os lançamentos continuaram a acontecer: Xbox 360 e Xbox One, Wii e Wii U, PlayStation 3 e 4, e Nintendo Switch, entre outros.

Conclusão da evolução dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo

conclusao de evolução dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo

Gostou de conhecer sobre a evolução dos jogos eletrônicos? O que acha de você também fazer parte dessa evolução?

Hoje a Danki Code é líder de mercado quando se trata de desenvolvimento de games, e com cerca de 15.000 alunos nós estamos revolucionando o mercado mostrando como se criar jogos e ao mesmo tempo se divertir.

O que acha de colocar a mão na massa comigo em projetos reais? Além de muitos anos no mercado de desenvolvimento de games, sou Professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil que irá fazer de você um Desenvolvedor de Game Profissional <<

Fonte: https://www.jornadageek.com.br/colunas/conheca-a-evolucao-dos-jogos-eletronicos-no-brasil-e-no-mundo-pagina-7/