Faculdade de Jogos Digitais vale a pena?

Tempo de leitura: 5 minutos

Essa é uma das dúvidas constantes: fazer ou não fazer faculdade de jogos digitais? Desde já quero dizer que essa não é uma pergunta tão simples de responder, mas vou te mostrar como eu fiz e como você pode também se tornar um desenvolvedor de games profissional.

E a pergunta que fica no ar é, será mesmo que você precisa fazer faculdade de jogos digitais?

Por isso fica comigo neste artigo que eu vou te mostrar o que você precisa para fazer a melhor escolha.

O que iremos aprender hoje?

// Faculdade é mesmo importante?

// Vantagens de fazer faculdade de jogos digitais

// Desvantagens de fazer faculdade de jogos digitais

// O que eu fiz para dominar o universo dos games

Faculdade é mesmo importante?

Faculdade é mesmo importante

Para tirar sua ansiedade já quero dizer de cara que não precisa você cursar uma faculdade de jogos digitais para desenvolver os melhores e mais incríveis games.

Porém, se mesmo assim você insiste em cursar uma faculdade a escolha é sua e quero que você faça sua escolha de cabeça tranquila, mas desde já não diga que eu não te avisei.

Mas vamos lá, você precisa entender melhor esse cenário antes de tomar uma decisão.

Naturalmente a faculdade vem logo após o ensino médio, e cada vez mais somos incentivados a seguir este mesmo padrão, existe um senso comum (e eu faço de tudo para fugir dele) que diz que as coisas só irão dar certo se você seguir o que chamam de “padrão”.

Inclusive alguns dizem que fazer faculdade é um requisito para se ter sucesso, mas será isso uma verdade para todas as áreas?

Eu até concordo que para alguns ramos de atividade é essencial você cursar uma faculdade e nesse caso é sim uma vantagem você passar 4/5 anos vendo teorias e teorias sobre determinado assunto, porém quando se trata do desenvolvimento de jogos é totalmente o contrário.

O que você precisa ter como um bom desenvolvedor é vontade de aprender e caso deseje ser contratado por alguma empresa de desenvolvimento de jogos o que elas mais vão querer é ver o seus resultados, ou seja seu portfólio.

Já dizia um velho ditado: mais vale um portfólio na mão do que um diploma voando! Rs

Vantagens de fazer faculdade de jogos digitais

vantagens de fazer faculdade de jogos digitais

Fazer uma faculdade de desenvolvimento de games não significa que você tenha apenas que trabalhar criando jogos.

Vamos levar em consideração aqui duas opções:

Seguir carreira acadêmica

Vai que você queira seguir carreira acadêmica, produzir estudos, artigos relevantes sobre a indústria de games ou até mesmo ser um professor universitário e ensinar outros que desejam criar jogos.

Mas vale ressaltar que entrar para faculdade é só o primeiro passo para as duas opções. Afinal, é necessário ser graduado antes de fazer mestrado ou doutorado.

São pré-requisitos para você dar aula em universidades ou faculdades.

Fazer parcerias

Outra possibilidade que existe na faculdade é você fazer parcerias com os seus colegas para abrir uma empresa ou lançarem um jogo juntos.

Muitas startups e grandes empresas iniciaram suas vidas por colegas que se conheceram na faculdade.

E-book Desenvolvimento de Games
Baixe Gratuitamente o Guia Completo para se Tornar um Desenvolvedor de Games

Tenha em mãos este livro digital, para você aprender tudo que precisa para iniciar no fantástico mundo de desenvolvimento de games!

Desvantagens de fazer faculdade de jogos digitais

Desvantagens de fazer faculdade de jogos digitais

Muita teoria desnecessária

A faculdade tem como propósito lhe preparar para atuar nos mais diversos segmentos da  indústria de jogos.

O que isso significa? Por definição, que a maioria do conteúdo que você vai aprender lá nunca será utilizado.

Não sei se você compreende o mercado de jogos digitais no Brasil, mas é um mercado novo e muito dinâmico, e aqui você encontra um problema grande.

A indústria de games está sempre evoluindo, sempre trazendo novas tecnologias, plataformas etc.

Por isso você não vai perder tempo com o que não precisa aprender, você precisa investir seu tempo com qualidade e energia para aprender as coisas úteis, ou seja, aquilo que realmente você precisa.

Investir 120 horas do seu tempo aprendendo sobre pixel art não vai te ajudar a alcançar seu objetivo como programador de jogos digitais.

O que eu fiz para dominar o universo dos games

o que eu fiz para dominar o universo dos games

Tá, e aí você me pergunta: Guilherme, então como você fez para dominar o universo dos jogos digitais?

Primeiro eu foquei no que eu queria aprender e me dediquei a colher todo material necessário para aprender aquilo que realmente me interessava que era programar jogos.

Depois que eu entendi o que eu precisava aprender, busquei fazer o melhor curso online de games e estudar a fundo as documentações necessárias, ou seja, como eu estava sozinho nessa jornada, foi bem complexo no início e até doloroso pois acaba que encontramos muito material ruim na internet, e até eu selecionar o melhor para realmente dominar 100% o universo dos games levou um tempinho.

Mas a notícia boa que tenho é que você não vai precisar passar pelo que eu passei, pois eu dominei tudo que eu precisava para produzir jogos incríveis e por isso desenvolvi um treinamento completo para você se tornar um desenvolvedor de games profissional!

Conheça o treinamento mais completo do Brasil

Em nosso treinamento profissional de Desenvolvimento de Games nós não medimos esforços para entregar o melhor conteúdo para os nossos alunos. De modo que disponibilizamos conteúdos atuais que englobam projetos incríveis para você realmente aprender na prática.

Desde o início do nosso treinamento você é equipado com tudo que precisa para colocar a mão na massa e desenvolver junto comigo vários jogos incríveis!

Quer entender mais sobre o que eu estou falando? Acesse a página de apresentação do nosso treinamento, lá eu vou te mostrar como você irá se tornar um desenvolvedor de games profissional.

>> Acesse aqui o Treinamento que tem revolucionado o Brasil e Que irá fazer de você um Desenvolvedor de Games Profissional <<