Flutter: O Guia Completo para Desenvolver Apps

Tempo de leitura: 8 minutos

Em 2021 foi o ano dos aplicativos mobile e a tendência é que se tornem cada vez mais populares. E existem ferramentas ótimas para você desenvolvedor, na nossa visão uma das melhores é o Flutter, você precisa aprender agora tudo sobre ela, por isso leia esse artigo até o final.

O que iremos aprender hoje?

O que exatamente é flutter?

Porque você deve usar Flutter no seu próximo projeto?

Conheça os 7 motivos para aprender Flutter hoje

  • Facilidade em aprender e em utilizar
  • Mudança em tempo real
  • Ideal para apps MVPs
  • Ótima documentação
  • Comunidade em crescimento
  • O flutter é compatível com Android Studio e VS Code
  • Se você é um freelancer… essa é a hora de aprender Flutter

O que exatamente é Flutter?

O que exatamente é Flutter?

Flutter é um framework feito pelo Google para auxiliar no desenvolvimento de aplicativos nativos androids e IOS. O Flutter é uma ferramenta com um único código aberto com base em DART.

O Flutter é separado da seguinte forma:

  • Um SDK (Kit de Desenvolvimento de Software): Essa é uma coleção de ferramentas para ajudá-lo a desenvolver todos os seus apps. E claro, isso inclui várias ferramentas para o seu código no código da máquina nativa (Android e IOS)
  •  Framework (Biblioteca de IU baseada em widgets): É composta por elementos de IU(​​botões, entradas de texto, controles deslizantes e assim por diante) que diante das suas necessidades você poderá personalizar.

Porque você deve usar Flutter no seu próximo projeto?

Porque você deve usar Flutter no seu próximo projeto?

Certas coisas são de grande valia para o seu projeto, como: estabilidade, seu desempenho, garantia de suporte de sucesso e aprimoramento do produto. Qualquer falha em algum dos pontos citados anteriormente pode resultar em perdas financeiras indesejáveis, diretas ou indiretas.

Os riscos são reduzidos drasticamente com o Flutter por esses motivos:

  • Ter o melhor desempenho da plataforma cruzada e consumo de recursos: Isto é devido à compilação de códigos nativo e mecanismo de renderização de alto desempenho.A compilação fornece uma facilidade de estabelecer uma comunicação entre o código nativo da plataforma e o Dart por meio dos canais da plataforma. Portanto os desenvolvedores podem implementar em um aplicativo Flutter tudo aquilo que o nativo pode fazer, usando um pouco mais de esforço nativo.
  • Aumento da produtividade: Só possível por conta do Flutter ser projetado para escrever códigos muito mais rápido. É composto por widgets preparados para o uso, sua sintaxe requer menos código para ser escrito e as velocidades de atualização automática aumentam a busca e correção de bugs. Tudo isso resulta em menos horas de trabalho para os desenvolvedores.
  • Lançamento no mercado mais rápido: Havendo à maior produtividade dos desenvolvedores do Flutter, consequentemente leva menos tempo para criar um aplicativo, ou seja, comparando com outras linguagens de programação e estruturas, os aplicativos no Flutter são escritos com mais facilidade e entram no mercado mais cedo com o mesmo esforço. Portanto, quanto menos esforço de codificação e suporte for necessário, mais rápido será o tempo de lançamento no mercado.
  • Desenvolvimento de apps de baixo custo: O Flutter providencia um trabalho de desenvolvimento mais produtivo e, sendo assim, desenvolver um aplicativo requer menos horas de trabalho. Como resultado, o custo do aplicativo no Flutter é menor do que ao usar outras linguagens de plataforma cruzada ou desenvolvimento nativo.

Conheça os 7 motivos para aprender Flutter hoje!

Conheça os 7 motivos para aprender Flutter hoje!

Facilidade em aprender e em utilizar

Flutter tem uma estrutura moderna e você poderá sentir isso quando for desenvolver. É muito mais simples do que você pensa criar aplicativos android e IOS com ele. Se você usa Java, Swift ou React Native, notará como o Flutter é diferenciado dos demais.

Você precisa imediatamente testar o Flutter, depois que você ver como funciona…. nunca mais irá querer desenvolver de outra forma.

O que facilita o desenvolvimento com o flutter é justamente uma única base de código, usando somente uma, como já falado anteriormente.

Mudança em tempo real

Tudo Graças ao Flutter, você poderá alterar o seu código e ver os resultados em tempo real. Isto é chamado de Hot-Reload. Depois de salvar, leva apenas um tempo pequeno para atualizar no próprio aplicativo.

Modificações significativas forçam a recarregar o aplicativo. Porém, se você trabalha como designer, por exemplo, e muda o tamanho de um elemento, ele imediatamente irá mudar em tempo real!

Ideal para apps MVPs

Se você deseja mostrar seu produto aos potenciais investidores o quanto antes, o Flutter é a melhor escolha.

Aqui estão os principais motivos para usá-lo em seu MVP:

  • O custo é menor para desenvolver um aplicativo móvel com o Flutter porque você não precisa criar e manter dois aplicativos móveis (um para iOS e outro para Android).
  • Você precisa somente de um desenvolvedor para criar seu MVP.
  •  Desempenho acima da média – você não notará a diferença entre um aplicativo nativo e um aplicativo Flutter.
  • Mesmo sendo um MVP, ele continua com uma estética impecável – você pode facilmente usar widgets fornecidos pelo Flutter e personalizá-lo para criar uma IU valiosa para seus clientes (você pode encontrar exemplos de aplicativos feitos com o Flutter abaixo).

Ótima documentação

É de suma importância que a nova tecnologia tenha uma boa documentação.

Você pode aprender muito com a documentação do Flutter,  tudo é muito detalhado, com exemplos fáceis para casos de uso básicos. Toda vez que você tiver um problema com um de seus widgets em seu código, conseguirá verificar a documentação e a resposta vai estar lá.

Comunidade em crescimento

Flutter tem uma comunidade extensa, que não para de crescer e isso é apenas o começo!

Como você já deve saber, nós desenvolvedores( pelo menos boa parte) gostamos de compartilhar conhecimento e conteúdo útil sobre programação. É preciso saber que estamos trabalhando em uma tecnologia cheia de potencial, com muitos apoiadores.

Quando começamos a usar o Flutter, a primeira coisa que fizemos foi pesquisar comunidades e, para a nossa surpresa… há um número considerável de lugares para trocar informações sobre o Flutter.

Vou dar alguns exemplos de lugares que recomendamos visitar diariamente. Fique à vontade para procurar em qualquer um desses:.

  • Flutter Awesome: Uma lista incrível que seleciona as melhores bibliotecas e ferramentas do Flutter. Este site publica conteúdo diário com muitos exemplos, modelos de aplicativos, conselhos e assim por diante.
  • Awesome Flutter: um repositório GitHub (vinculado ao Flutter Awesome) com uma lista de artigos, vídeos, componentes, utilitários e assim por diante.
  • São todos widgets: Uma lista aberta de aplicativos desenvolvidos com Flutter.
  • Comunidade Flutter: uma publicação média onde você pode encontrar artigos, tutoriais e muito mais.

O flutter é compatível com Android Studio e VS Code

Flutter está disponível em diferentes IDEs. Os principais editores de código para o desenvolvimento com essa tecnologia são Android Studio (IntelliJ) e VS Code.

O Android Studio é um software completo com tudo integrado. Você só precisa baixar os plugins Flutter e Dart para começar.

O VS Code é uma ferramenta leve e tudo é configurável por meio de plugins do mercado.

Você é livre para escolher seu IDE preferido.

Se você é um Freelancer… essa é a hora de aprender Flutter

Se você quiser começar a fazer algum trabalho como freelancer, deve pensar agora em aprender e usar o Flutter.

Em 2021, acredito que essa tecnologia vai explodir. E isso significa que muitas pessoas vão procurar por desenvolvedores que saibam como usá-lo, a pergunta é: você estará preparado quando isso acontecer?.

A maior plataforma para freelancers da França, chamada Malt, publicou recentemente as tendências de tecnologia deste ano. Flutter cresceu + 303% nesta plataforma entre 2018 e 2019.

Conclusão do Guia Completo de Flutter

Conclusão do Guia Completo de Flutter

Como você viu ao longo deste artigo, Flutter é uma das tecnologias móveis mais inovadoras do mercado até dado o momento. Para empresas que buscam desenvolver aplicativos em iOS e Android, o Flutter é a melhor opção, tendo em vista que gigantes já aderiram a ele, como: Google, Alibaba, Groupon, Nubank, Google entre outras. Se você está a procura de aplicativos com incrível interface de usuário e alto desempenho, o Flutter também é a melhor opção.

Flutter não é a solução para tudo, contudo é uma estrutura promissora, considerando a amplitude da cobertura e a velocidade de implementação.

E se você deseja se aprofundar nessa tecnologia incrível, quero te convidar a conhecer nosso treinamento completo de Flutter CLICANDO AQUI que irá te dar todas as bases e te ensinar o que verdadeiramente importa para você começar a ganhar dinheiro no mercado mais lucrativo do mundo!

Curso de Flutter Completo