Game Jam para iniciantes: um processo feito até 48h?

Tempo de leitura: 3 minutos

O processo criativo costuma demorar a chegar na mente e colocar tudo em prática costuma ser ainda mais difícil: às vezes até funciona dentro das nossas cabeças, mas na prática necessita de ajustes ou mesmo começar do zero.

Agora, cá entre nós, já se imaginou criar um game no intervalo de 48h ou 72h? Essa é a proposta das Game Jams, maratonas de criação de jogos que atraem cada vez mais desenvolvedores e curiosos.

Para se ter ideia da imensidão do processo criativo do Game Jams, existe evento e encontros que servem para estabelecer contatos e incentivar programadores, designers, músicos e ilustradores.

Juntos, eles fomentam a indústria e tem a possibilidade de criar um game com as próprias mãos. Muitos, de forma bem simples, podem se transformar em grandes sucessos.

O que iremos aprender hoje?

// Mas o que é Game Jams?

// Você sabia?

// Como faço para participar?

Mas o que é Game Jams?

mas o que é game jam

O termo “game jam” foi inspirado no “jam sessions”, que são aqueles encontros entre músicos, com pouca ou nenhuma experiência, que se reúnem para compor músicas, treinar instrumentos ou, simplesmente, fazer um som.

As game jams podem ser presenciais ou online, e cada evento tem liberdade para definir os prazos. O organizador propõe data, hora, local, regras e temas.

Os participantes têm a missão de desenvolver uma ideia experimental de um protótipo de jogo a partir do zero, necessitam superar limitações técnicas e logísticas para entregar o “produto final”.

Nos eventos criam-se uma rede de contato com profissionais, mas também estimulam novas habilidades e capacidade de improviso, além de compartilharem conhecimentos. Game Jams são fundamentais para a indústria e cultura de desenvolvimento de jogos.

Você sabia?

você sabia

E aí? Se interessou por se tornar um “jamer” e desenvolver jogos em curto período?

E ao contrário do que talvez você esteja pensando, isso não tem a ver necessariamente com alto nível de habilidade técnica. Os Game Jams são recomendados até mesmo para pessoas com conhecimento técnico básico ou intermediário.

Como faço para participar?

Como faço para participar

Depois dessas dicas se interessou em ser um Jams? Separamos algumas formas de participar: o primeiro é o Global Game Jam, é gratuito e o maior do mundo.

Aberto para toda a sociedade e simultaneamente em mais de 70 países, as criações e aprendizados servem para à vida.

Fique atento também ao Ludum Dare. Ocorre duas vezes ao ano e é voltada para equipes, indivíduos ou qualquer um que queira criar um game. Para conhecer mais sobre as regras da mesma acesse o link Ludum Dare Regras.

O site indiegamejams.com possui uma agenda detalhada de game jams online e até algumas que já vêm com acordos para viajar a outros países com as despesas pagas.

Conclusão de Game Jam para Iniciantes

conclusao game jam

Curtiu as dicas sobre Game Jam? Então compartilha ou salve em seus arquivos para colocar em prática. Nada melhor do que explorar diversas possibilidades de trabalhos remotos e aprender novas habilidades neste universo.

Conheça nosso curso Desenvolvimento de Games para se tornar um desenvolvedor de games profissional.

E para aqueles que desejam aprender a criar as melhores artes para o seu jogo, Flat Design, Pixel art e muito mais! convido você a conhecer o nosso treinamento: Design de Games.

Até a próxima!

Referências:
https://www.makeindiegames.com.br/noticias/o-que-e-game-jam-2/
https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2019/10/25/start-explica-game-jams.htm
https://www.redbull.com/br-pt/abc-da-game-jam-um-guia-para-iniciantes