GameMaker para iniciantes: Guia Introdutório

Tempo de leitura: 7 minutos

Olá desenvolvedor tudo bem com você? Em junho nós escrevemos um artigo intitulado como: GameMaker vs Godot, que são duas Engines Games bem interessantes, lá eu falei que o GameMaker é uma das game engines mais recomendadas para quem está começando a desenvolver seus próprios jogos.

Pois ela tem uma interface bem simples, além de fornecer um método bem eficiente para o desenvolvimento de jogos.

Além do mais, tudo que você precisa para lidar com fontes, sons, texturas, e músicas, já vem nele, e mais uma série de recursos que você precisa para o criar os seus jogos.

Não tem conhecimento de programação? Com o GameMaker é possível criar games mesmo sem este conhecimento.

Mas se, por outro lado, você já programa, seja um iniciante ou já tem uma certa experiência, o GameMaker também foi feito para você: com a Game Maker Language, você será capaz de controlar todos os detalhes de produção dos seus jogos (Física, partículas, interação entre objetos, estruturação de dados, entre outros).

Incrível hein?! Por isso não quero que você saia deste artigo, pois nele nós vamos aprender:

// História do GameMaker Studio

// O que é o GameMaker Studio?

// Vantagens do GameMaker Studio

História do GameMaker Studio

historia do gamemaker

Esta fascinante Game Engine foi desenvolvida por Mark Overmars, que lançou sua primeira versão em 15 de novembro de 1999.

A engine era chamada de Animo em suas primeiras versões, e seu objetivo principal era que ela fosse um programa de animação 2D, mas como alguns de seus usuários usavam o programa com o propósito de criar jogos, e não animações, Overmars tomou a decisão de mudar seu nome.

No primeiro trimestre de 2012 foi lançado o GameMaker: Studio, com muitas facilidades no desenvolvimento de jogos. Essa versão foi criada em C++.

Quase todo o código com cerca de 40.000 linhas foi escrito por Mark com exceção de componentes freeware para ler diferentes tipos de arquivo de imagens e códigos para compressão de dados. Mark é presidente da Game Maker Company e sócio da YoYo Games.

Imagem relacionada

Leia também >> Engine para jogos 2d: Qual a melhor pra você?

O que é o GameMaker Studio?

o que é o gamemaker studio

O GameMaker Studio 2 é uma ferramenta desenvolvida para capacitar você e sua equipe a criar jogos bem inovadores, além de criar protótipos de uma forma bem mais rápida e intuitiva em várias plataformas.

Sua principal finalidade é ser uma ferramenta de criação de jogos em 2D, porém os jogos em 3D são perfeitamente viáveis, e vem com inúmeras ferramentas e editores para ajudá-lo a realizar seus sonhos e idéias mais ousadas, e ainda poderá ter seu projeto final exportado para várias plataformas.

Para aqueles que são novatos no universo da programação ou que nunca utilizaram ferramenta alguma de criação de jogos, o GameMaker Studio 2 oferece uma interface bem intuitiva e fácil de arrastar e soltar (DnD ™), que permite que você comece a desenvolver seus próprios jogos rapidamente usando scripts visuais.

E-book Desenvolvimento de Games

Baixe Gratuitamente o Guia Completo para se Tornar um Desenvolvedor de Games

Tenha em mãos este livro digital, para você aprender tudo que precisa para iniciar no fantástico mundo de desenvolvimento de games!

Vantagens do GameMaker Studio

vantagens do gamemaker

Se você é um programador com mais experiência, pode utilizar a linguagem de script de propriedade GML para desenvolver seus jogos, ou pode até fazer combinação de duas funções e chamar funções de GML com ações do DnD ™, oferecendo uma grande flexibilidade quando se trata de como você escreve as coisas.

Tudo isso é apresentado de maneira bem intuitiva, com diferentes aspectos do seu jogo encadeados juntos no IDE para fornecer uma representação única e muito visual do fluxo de trabalho.

Você também descobrirá que o IDE é incrivelmente flexível e pode ser personalizado de acordo com suas necessidades, caso a configuração padrão do IDE não cubra o necessário através do uso do sistema de Plugin.

No entanto, por padrão, o GameMaker Studio 2 vem com várias ferramentas poderosas, como um Editor de imagens completo para criar seus próprios sprites e conjuntos de blocos que também importam imagens que você criou em qualquer editor externo, incluindo animações do esqueleto da coluna vertebral e SWF para formatar arquivos vetoriais.

Depois que você tiver suas imagens, é muito simples atribuí-las a objetos no Editor de Objetos, adicionando algum código ou ações DnD ™ e colocando instâncias desses objetos em uma sala de jogos no Editor de sala. Há também ferramentas adicionais para a criação de caminhos, Timelines, Shader e muito mais.

E, com certeza, você irá se beneficiar das facilidades fornecidas pela ferramenta para não precisar reinventar a roda todas as vezes que iniciar um novo jogo.

GameMaker deixa seus jogos livres de bugs

Se você deseja desenvolver um jogo de sucesso, é fundamental que ele seja livre de erros (chamamos estes erros de bugs).

Para ajudar você a deixar seus jogos livres de bugs, o GameMaker conta com uma opção chamada debugging mode. Quando operando em debugging mode, o GameMaker lhe dá acesso a uma série de funções para debugging que mostram mensagens para ajudar a identificar os possíveis erros.

Caso deseje se aprofundar mais, a própria documentação do GameMaker irá lhe orientar sobre tudo o que você precisa saber sobre o GameMaker Studio 2 e como criar seus próprios jogos com ele.

No entanto, saiba que, mesmo com um programa como o GameMaker Studio 2, desenvolver jogos de computador não é algo tão simples assim, pois não existe nenhum botão mágico “faça de mim um MMORPG” aqui!

Esteja ciente também de que existem muitos aspectos na criação de jogos e que todos são igualmente importantes: jogabilidade, gráficos, sons, interação com o usuário, etc … Mas o aspecto mais importante de todos é sua paciência, ou seja, ter foco suficiente para aprender.

Embora o GameMaker Studio 2 seja uma ferramenta poderosa, ele não pode fazer tudo por você simplesmente acionando um botão; no entanto, o lance aqui é iniciar pequeno com exemplos simples e você perceberá que não é apenas divertido criar jogos, mas também aprender a utilizar essa incrível ferramenta que é o GameMaker Studio 2.

Leia também >> 5 Jogos Incríveis feitos no GameMaker

Conclusão do Guia Introdutório de GameMaker

conclusao de gamemaker

Gostou do artigo? Hoje falamos sobre o GameMaker e como ele pode ser uma excelente opção para quem deseja entrar neste universo de forma prática e sem muito mistério.

Deseja aprender GameMaker com alguém que tem mais de 10 anos de experiência no mercado?

Em nosso treinamento profissional de Desenvolvimento de Games nós não medimos esforços para entregar o melhor conteúdo para os nossos alunos. Conteúdos atuais que englobam projetos incríveis para você realmente aprender na prática.

Desde o inicio do nosso treinamento você é equipado com tudo que precisa para colocar a mão na massa e desenvolver junto comigo vários jogos incríveis.

Quer entender mais sobre o que eu estou falando? Acesse a página de apresentação do nosso treinamento, lá eu vou te mostrar como você irá se tornar um desenvolvedor de games profissional.

>> Acesse aqui o Treinamento que tem revolucionado o Brasil e
Que irá fazer de você um Desenvolvedor de Games Profissional.