10 Jogos brasileiros para você conhecer e se inspirar

Tempo de leitura: 6 minutos

A produção de jogos no Brasil cresce ano após ano. E cada vez mais games desenvolvidos aqui conseguem fazer sucesso e ganhar o gosto de jogadores do mundo inteiro.

Uma prova disso é que diversas produções nacionais ganharam muitos elogios em publicações estrangeiras. E mais, alguns dos games desenvolvidos aqui no BR já chegaram até a receberem prêmios em grandes eventos internacionais.

Neste artigo rápido, separei 10 jogos que estão se destacando no mundo todo para você se inspirar e colocar em ação toda sua criatividade.

Quais jogos brasileiros iremos conhecer.

// #1. Breaking Gates

// #2. Minoria

// #3. Tamashii

// #4. Chroma Squad

// #5. Oniken

// #6. Rainy Day

// #7. No Heroes Here

// #8. Horizon Chase

// #9. Starlit Adventures

// #10. Alpha Beat Cancer

Bora jogar? =)

#1. Breaking Gates

Desenvolvido para smartphones, Breaking Gates traz belos gráficos em 2D no melhor estilo anime e uma aventura emocionante com algumas pitadas de ação e RPG.

A história gira em torno de Hako, líder de um jovem grupo de guerreiros, que batalha contra portais misteriosos que ameaçam o reino de Kirian.

Divertido e desafiador ao mesmo tempo, Breaking Gates é uma ótima inspiração para desenvolvedores.

#2. Minoria

Depois de vários episódios da série Momodora, o brasileiro Guilherme ‘Rdein’ Martins cuidou de Minoria, um jogo brilhante de ação e aventura 2D com elementos que remontam aos jogos anteriores.

Minoria traz como diferenciação muito mais exploração ao estilo Metroidvania e um sistema de combate bem dinâmico, com parries e desvios.

#3. Tamashii

Outro game feito aqui no Brasil que é uma verdadeira inspiração para desenvolvedores é o Tamashii.

Gráficos extraordinários em pixel art dão vida a uma aventura 2D de temas bem intensos. O próprio jogo se define como “Um conto obscuro sobre descobertas num mundo distorcido e pervertido”.

Caso seja o seu tipo de jogo, vale muito conferir Tamashii, que tem inspiração em jogos de puzzle e plataforma japoneses dos anos 80 e 90.

#4. Chroma Squad

O Chroma Squad é um game de RPG tático criado pelo Behold Studios e financiado através do Kickstarter.

O jogo narra a história de cinco dublês que não suportam mais o seu diretor e decidem abrir o seu próprio estúdio para filmar um seriado de Super Sentais.

O game é uma homenagem ao gênero Tokusatsu e, principalmente, aos Power Rangers. Chroma Squad possui bastante bom humor, referências à cultura pop e uma excelente trilha sonora.

Você pode customizar os personagens, dá para fazer upgrades, criar equipamentos e lutar com diferentes tipos de inimigos e robôs gigantes. O estúdio também é customizável: dá para contratar atores, comprar equipamentos e melhorias.

O jogo feito com pixel art, possui batalhas táticas, combinação de ataques e diferentes finais. Ele está disponível na Steam, sendo uma ótima obra para desenvolvedores se inspirarem no talento nacional para jogos.

E também é uma boa pedida para quem deseja jogar e sentir uma boa nostalgia da infância.

#5. Oniken

O estúdio JoyMasher foi responsável por desenvolver Oniken, um jogo de ação e plataforma em 8-bits inspirado nos games do final da década de 1980 e começo de 1990.

Em um futuro pós-apocalíptico e na pele do ninja mercenário Zaku, você precisa lutar ao lado da resistência contra a organização militar chamada Oniken.

O jogo faz uma homenagem a Ninja Gaiden, Vice: Project Doom e Kabuki Quantum Figther. Para quem sente saudades desses jogos, nostalgia não vai faltar.

Além dos gráficos, a trilha sonora e dificuldade remetem aos jogos dessa época.

O jogo conta com um modo Hardcore de dificuldade, para garantir o desafio a todos os níveis de players. Ele está disponível na Steam, sendo uma ótima opção para horas de jogatina.

#6. Rainy Day

O jogo foi desenvolvido pela game designer Thais Weiller (do JoyMasher) em parceria com a artista Amora Bettany (MiniBoss).

O jogo se passa durante o dia chuvoso de uma pessoa com depressão e ansiedade e sua batalha pessoal ao tentar sair para trabalhar.

Rainy Day prova que jogos não servem apenas para entretenimento, mas também podem abordar temáticas sérias como saúde mental, por exemplo.

Para cada pensamento existem múltiplas escolhas que levam a outra tela, podendo ou não causar um loop. O game tem quatro finais diferentes, e merece que o jogador realize cada um deles.

#7. No Heroes Here

No Heroes Here alia o estilo tower defense a um multiplayer cooperativo frenético. Nele, cada jogador precisa fazer corretamente seu trabalho para evitar que o castelo seja invadido.

Vencedor do prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017, No Heroes Here foi criado e desenvolvido pelo estúdio Mad Mimic, de São Paulo.

#8. Horizon Chase

Aquiris é o estúdio gaúcho que está por trás de Horizon Chase, que em maio ganhará uma versão para PS4 e PC.

Inspirado em jogos clássicos dos anos 90, como Top Gear e Turbo OutRun, Horizon Chase é um dos grandes sucessos recentes brasileiros para Android e iOS.

Ganhou prêmios no BIG Festival, no SBGames, foi indicado como um dos melhores da Apple Store e esteve no top 20 do Pocket Awards 2015.

#9. Starlit Adventures

O responsável pelo sucesso Starlit Adventures foi o estúdio Rockhead Games, de Porto Alegre (RS), foi lançado em 2015 para Android e iOS.

Em Starlit Adventures, o jogador controla os personagens Bo e Kikki e precisa coletar itens espalhados em um mundo colorido e cheio de puzzles. À medida que o jogo avança, os desafios aumentam e diferentes roupas com habilidades especiais são desbloqueadas.

#10. Alpha Beat Cancer

Alpha Beat Cancer é um game mobile que tem como objetivo de ensinar sobre o câncer e seu tratamento por meio de minigames.

O game foi desenvolvido pelo estúdio Mukutu, de Santos (SP), o título contou com a parceria da ONG Instituto Beaba.

Em 2018, o Alpha Beat Cancer ganhou na categoria Saúde e Bem Estar no World Summit Awards da ONU, na Áustria. E também venceu na categoria Escolha da Audiência no Indie Prize Award na Casual Connect 2018 nos EUA.

Conclusão

Gostou dos jogos brasileiros? Quem sabe seu jogo pode estar por aqui em um próximo artigo. =)

O que você acha de fazer parte de uma comunidade de desenvolvedores de Games aonde você possa conversar com milhares de desenvolvedores e assim ter mais e mais ideias para desenvolver os seus jogos.

Você irá encontrar nossa comunidade em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games onde nós ensinamos você desde o mais básico ao mais avançado em um passo a passo super simples.

Você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais. <<