5 Jogos desenvolvidos por uma única pessoa: O gamer solitário

Tempo de leitura: 4 minutos

E ai jogador tudo certo por ai? Já pensou em produzir jogos incríveis sozinho? E além disso faturar milhões com eles.

Esse tipo de desenvolvedor é o que nós chamamos de o gamer solitário, pois ele desenvolve as habilidades necessárias para produzir um jogo completo do absoluto zero sem a ajuda de ninguém.

E hoje vamos vê alguns jogos desenvolvidos por esses caras incríveis que revolucionaram o cenário dos games e além disso faturaram milhões com a venda dos jogos.

Tudo pronto por ai?

Que jogos vamos ver hoje?

// Tetris

// Minecraft

// Rollercoaster Tycoon

// Undertalle

// Dust: An Elysian Tail

Tetris

Possivelmente esse foi o primeiro game que seus pais jogaram e foi feito por uma única pessoa. O designer russo Alexey Pajitnov trabalhava na Russian Academy of Science quando lançou seu projeto, em junho de 1984.

A ideia do nome é uma combinação de “tetra” (os blocos que caem possuem quatro elementos) e “tênis”.

O resultado foi extraordinário: foram mais de 170 milhões de cópias vendidas em toda a franquia, sendo 70 milhões de unidades físicas e os 100 milhões restantes em formato digital para smartphones.

Mas a maior parte do sucesso de Tetris veio apenas com o lançamento do Game Boy, em 1989, que teve a sua própria versão e sacudiu toda a indústria.

Minecraft

Aqui está um dos cinco games mais vendidos de todos os tempos, é difícil acreditar que ele tenha começado de forma tão humilde.

Markus Persson, um programador sueco, é o responsável por criar a famosa versão alpha de Minecraft.

A partir daquele momento, o mundo conheceu o jogo, novas pessoas integraram o time e você já sabe como continua essa história. Em 2019, em comemoração aos 10 anos do lançamento oficial do Minecraft, a Microsoft anunciou que o jogo vendeu 176 milhões de cópias entre PC, consoles e smartphones.

Leia também >> Como Criar um Servidor de Minecraft no Windows

Rollercoaster Tycoon

O simulador mais querido da década de 90 foi fruto do programador escocês Chris Sawyer, que modificou elementos de trabalhos anteriores para incorporar montanhas-russas.

O jogo original saiu em 1999 para Windows PC, e logo ganhou versões para Xbox, Nintendo 3DS, Mac OS X, iOS e Android.

Somando os cinco títulos da série, são mais de 9 milhões de cópias vendidas globalmente. Difícil acreditar que todo esse trabalhou começou com somente uma pessoa?

Undertalle

A forma como Toby Fox criou a história e as mecânicas do jogo transformou o projeto em um dos maiores clássicos cult de toda a história dos games. Aliás, não seria exagero dizer que Undertale foi um dos maiores motivadores da cena indie no mundo dos games. Afinal, o game vendeu milhões de cópias.

A inovação no gameplay é bem simples: as batalhas existem, mas você não é obrigado a luta-las. O game apela para o sentimento com diálogos inteligentes e bem construídos, e propõe discussões interessantes sobre diversos assuntos, além de fazer inúmeras referências a outros RPGs clássicos tanto no gameplay quanto no roteiro.

Dust: An Elysian Tail

O jogo foi totalmente desenvolvido por um homem chamado Dean Dondrill.

Ele havia trabalhado em animações para a Epic Games e resolveu usar a experiência adquirida em seus trabalhos para desenvolver seu próprio game.

O curioso em relação a Dust: An Elysian Tail é o fato de que o projeto foi idealizado para ser algo bem simples. No entanto, ao longo do processo criativo/produtivo, as ideias foram ganhando vida. Então quando o game foi lançado, os gráficos, as mecânicas e as animações haviam se tornado algo incrível.

Conclusão de Jogos desenvolvidos por uma única pessoa

E ai gostou de conhecer esses desenvolvedores incríveis? O que você acha de se tornar um desenvolvedor tão incrível quanto eles e ser capaz de produzir projetos surreais?

Você sabia que em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games nós ensinamos você desde o mais básico ao mais avançado?

O que você acha de aprender a desenvolver jogos do absoluto zero em um passo a passo super simples em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games?

Você irá aprender do absoluto zero com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais. <<