Jogos Mobile: 7 Dicas para desenvolver e ter sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

Desenvolver um jogo mobile de sucesso é o sonho de muitos desenvolvedores, tanto os que estão no início de suas carreiras como aqueles que já estão há um tempo no mercado.

E não importa onde você está no processo, se você deseja desenvolver um projeto de sucesso deve pensar a longo prazo e ter perseverança. Pois os obstáculos encontrados serão muitos, mas se você sabe realmente o que deseja terá paciência para ultrapassar todos eles e alcançar o sucesso.

Pensando nisso, preparei este conteúdo exclusivo para você que deseja ser um desenvolvedor de games mobile de sucesso.

Por isso fica comigo nesse artigo pois vou te mostrar 7 dicas para você desenvolver seu jogo mobile e ter sucesso no mercado. Siga elas cuidadosamente para desenvolver jogos de alto nível e qualidade.

O que você vai aprender hoje neste artigo

// #1. Planejamento é tudo!
// 2#. Não invente a roda, use algo que já funciona
// 3#. UX e UI
// #4. Opte pela simplicidade
// #5. Unity seria uma boa opção
// #6 Cuidado com o gráfico e os sons
// #7. Campanha de marketing e oferta

#1. Planejamento é tudo!

planejamento é tudo

Já falamos muito sobre isso aqui no blog e vamos falar de novo pois essa é uma parte muito negligenciada pela maioria dos desenvolvedores de jogos.

Sem uma estratégia bem definida seu jogo não será bem desenvolvido, mesmo com as melhores ferramentas em mãos. Portanto, defina um tempo para fazer o mapeamento do plano de ação de seu game.

Pense sobre tudo que você precisa fazer e calcule o tempo que levará para finalizar.

Anote todos os detalhes. Faça um compromisso consigo mesmo com prazo para completar cada tarefa do seu jogo. Em seguida, faça um cronograma para não deixar passar nada batido.

Dica: Utilize uma agenda para definir cada etapa com data e hora e comprometa-se a dar o seu melhor todos os dias.

2#. Não reinvente a roda, use algo que já funciona

Não invente a roda, use algo que já funciona

Você está com dificuldades em desenvolver uma ideia genial? Ou até tem uma ideia mas não quer se arriscar com medo de dar tudo errado? Ou apenas está buscando uma fonte de inspiração?

Vou te ensinar um método infalível para sua mente explodir com tantas ideias de sucesso. Essa prática irá funcionar somente com projetos mobile.

Como funciona?

Faça uma pesquisa dos principais jogos nas lojas mobile (Google Play Store e App Store) para descobrir as ideias de games que realmente deram certo.

Estude cada título, veja o que estão falando sobre o jogo, e enquanto joga anote a principal característica desse game e até onde o jogo pode ir.

Agora você irá criar diferentes possibilidades de melhorar o jogo, com ideias que irão torná-lo melhor do que já é e utilize essas ideias para desenvolver seu novo projeto de jogo.

ATENÇÃO: Todos os jogos servirão de inspiração, NÃO COPIE. Pegue os elementos que deram certo e adapte-os a sua realidade até que você construa algo totalmente novo.

3#. UX e UI

Ux e Ui

Não pense que isso é coisa de grandes empresas, UX (user experience) e UI (user interface) é fundamental para qualquer projeto fazer sucesso.

Toda experiência que o jogador terá é extremamente visual e o mercado já está de saco cheio de tantos jogos pobres em termos de gráficos.

A verdade é que os jogadores mais rapidamente perdoam uma história pouco trabalhada do que um design ruim.

#4. Opte pela simplicidade

opte pela simplicidade

Não vamos discutir o fato de que os jogadores percebam o objetivo do jogo e que fiquem colados ao monitor do celular numa questão de segundos.

À medida que o usuário vai ultrapassando os desafios iniciais, começa assim a abrir portas para tarefas mais complexas, mantendo a dificuldade proporcional ao avanço do jogador.

Nada de inventar moda deixando seu jogo difícil de mais e sem lógica, siga o padrão de evolução que você já deve ter visto em vários jogos.

Quanto mais complexo for seu jogo mais você irá repelir os jogadores.

#5. Unity seria uma boa opção

unity

Unity é bastante flexível permitindo com que você crie jogos 2D simples ou até mesmo jogos 3D com gráficos exuberantes.

Com ele você consegue exportar jogos para diversas plataformas variadas, como celulares e até mesmo a realidade virtual.

Ou seja, na minha humilde opinião a Unity é a melhor engine para quem deseja desenvolver jogos mobile.

#6. Cuidado com os gráficos e os sons

cuidado com os graficos e sons

Os gráficos do seu jogo devem ser detalhadamente trabalhados, mesmo que sejam em 2D. Se o usuário do seu jogo não achar seu jogo atraente, ele não fará muita questão de jogá-lo, mesmo que ele tenha uma grande jogabilidade. É como aquele velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica!

Se você não é tão bom na parte gráfica, você pode fazer uma parceria com algum game designer ou mesmo contratar alguém para criar para você.

Tão importante quanto o gráfico é o som do seu jogo. Ele é um elemento que você não deve deixar de fora em hipótese alguma. Ter uma ótima trilha sonora ou uma bela música durante o jogo não só pode dar aos jogadores uma melhor experiência de jogo, mas também torná-los verdadeiros fãs do seu jogo.

A música é uma ferramenta poderosa para definir o ritmo do jogo e criar uma conexão emocional. Por isso, sempre dê a máxima atenção a esse elemento.

#7. Campanha de marketing e oferta

Campanha de marketing e oferta

Aqui você pode pensar em formas de fazer o pré-lançamento do seu jogo e deixar tudo pronto para o sucesso.

E não fique pensando que você terá que terminar o jogo para fazer o lançamento dele. Você pode começar a divulgá-lo bem antes de seu lançamento oficial.

Você pode divulgar os bastidores da criação, fazer screenshots, vídeos e por aí vai. Crie as redes sociais e um site/blog para o seu projeto, com tudo configurado você pode divulgar todas as novidades de seu projeto.

Mantenha seus fãs sempre engajados e ansiosos para jogar o seu game. Grande parte dos jogadores gostam de acompanhar o progresso dos desenvolvedores ao criar o jogo. Então compartilhe.

Faça atualizações do seu progresso, pergunte o que eles estão achando etc.

Bom, espero que essa dicas te ajudem a desenvolver jogos cada vez melhores.

Conclusão de jogos mobile

Gostou das dicas para desenvolver jogos mobile? Já pensou em aprender todas essas dicas com um passo a passo bem estruturado em video aulas?

No nosso curso de Desenvolvimento de Games você será acompanhado por mim por meio de projetos reais e ao finalizar o treinamento você será capaz de construir os jogos incríveis. Duvida?

Temos o depoimento de milhares de alunos que fizeram o nosso treinamento.

E além disso você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

Para saber mais acesse: O Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais.