Tempo de leitura: 8 minutos
Se você está tentando criar oportunidades para o seu negócio e não tem pelo menos algumas landing pages em seu website, está perdendo uma oportunidade importante para transformar os visitantes do website em clientes.
Neste artigo vamos analisar profundamente os aspectos das landing pages que realmente vendem para que você venha replicar no seu negócio e venha a ter resultados bem rápido.
O que você irá aprender sobre as landing pages neste artigo?
// Por que as landing pages são tão importantes?
// O que faz uma landing page ser eficaz?
// A diferença entre a página inicial (Homepage) e uma landing page
// Alguns tipos de landing page
// Landing pages e tráfego orgânico vs tráfego pago
O que é uma Landing Page?
Uma landing page se trata de uma página em seu site na qual você pode ofertar algum produto ou serviço de sua empresa em troca de algum contato do visitante.
Você poderá capturar essas informações de contato usando um formulário de captura de leads, no qual os visitantes podem inserir detalhes como nome, telefone, e-mail e cargo.
Uma boa landing page tem como foco um fluxo específico de tráfego, por exemplo, uma campanha de e-mail para promover um e-book.
Como a landing page tem como alvo apenas pessoas que estão (assim se espera) interessadas no seu ebook, e como esse e-book tem informações exclusivas sobre um assunto que preocupa seu público-alvo, você pode converter uma porcentagem maior de visitantes do seu site em leads.
Por que as landing pages são tão importantes?
Muitos negócios criam seus anúncios, e-mail ou mídia nas redes sociais e enviam para sua página inicial. Pode ter certeza que essa é uma grande perda de oportunidade.
Quando você sabe que um fluxo de tráfego segmentado chegará no seu site, você poderá aumentar a probabilidade de converter os seus visitantes em leads utilizando uma landing page otimizada.
Por exemplo, imagine que você possua um anúncio PPC (Pay-per-click ou custo por clique) do Google Ads em exibição para uma de suas melhores palavras-chave.
Mesmo que você fale em seus anúncios o quanto sua empresa é excelente e alguém ainda clique nesse anúncio, você quer que ele caia em sua página inicial do seu site? Quando eles chegam à sua página inicial, o que eles devem fazer? O que você quer que eles façam?
Depois de descobrir que ação você deseja que um visitante faça, você pode tornar bem mais fácil para eles realizar essa ação.
Envie-os para uma landing page para concluir essa ação. Você verá o seu marketing digital melhorar absurdamente.
Baixe Gratuitamente o Guia Definitivo para Viver de Negócio OnlineUm Guia com um Mapa completo para você estruturar do zero seu negócio digital e fazer dinheiro todos os dias com a internet
O que faz uma landing page ser eficaz?
Pronto para criar sua primeira landing page ou melhorar a landing page que você já têm?
Aqui estão alguns dos elementos principais para garantir que sua landing page esteja fazendo o trabalho dela para você:
Entregar valor
Em primeiro lugar, se sua oferta for realmente valiosa, seus visitantes irão lhe entregar de “mão beijada” suas informações de contato em troca do que você está oferecendo.
Pergunte a si mesmo se sua oferta é atraente para seu público e garanta que sua landing page demonstre esse valor.
Uma maneira de garantir que sua página de destino agregue valor é mostrar ao seu público o conteúdo que ele receberá, sem enrolação. Veja como isso pode aparecer na página de exemplo abaixo.
Limite a Navegação
Você trouxe tráfego segmentado para a página na qual eles podem executar a ação que você planejou. Por favor, não os distraia!
Limite o número de saídas da sua landing page para que seus visitantes se concentrem apenas em preencher o formulário.
Uma parte importante disso é remover os elementos de navegação do site nas landing pages. Isso ajuda a colocar o foco de volta no conteúdo que você está oferecendo.
Mantenha o preenchimento de dados curto e direto ao ponto
Quanto mais tempo levar para preencher os dados em seu formulário, mais você adiciona barreiras ao processo de geração de leads. Manter seu formulário de lead curto e direto ao ponto aumentará sua taxa de conversão incrivelmente.
Compartilhamento do conteúdo
Adicione links de compartilhamento para suas redes sociais, assim você incentiva os visitantes do site a compartilhar seu conteúdo com o público.
Faça muitos testes
Como muitas práticas recomendadas podem ser encontradas na internet, sua landing page precisará passar por alguns testes e aprimoramentos até você encontrar o caminho mais adequado.
Verifique se você tem uma ferramenta de criação de landing pages que permite você criar e testar muitas landing pages diferentes para ver o que funciona melhor para o seu negócio.
A diferença entre a página inicial (Homepage) e uma landing page
Vamos dar uma avaliada agora no diagrama a seguir, que mostra uma página inicial e uma landing page.
As áreas destacadas em laranja nos diagramas representam os links da página. Como você pode ver, a Homepage (à esquerda) tem 43 links e a página de destino (à direita) tem apenas 1.
Homepage (esquerda) vs Landing Page (direita)
É comprovado que se você tem menos links na sua landing page, isso aumentará suas taxas de conversão se tratando de publicidade paga, pois há menos distrações disponíveis.
É por isso que os especialistas em marketing que fazem campanhas pagas sempre utilizam uma landing page autônoma dedicada somente a receber o tráfego de seus anúncios.
Alguns tipos de landing page
Existem dois tipos básicos de landing page:
Landing page Lead Generation (geração de leads) usam um formulário + Call to Action, com a única finalidade de fazer a coleta dos dados do lead, como nome e endereços de email etc. Esse é o tipo principal de landing page que é utilizado para fazer marketing B2B.
Geralmente, as páginas de destino de cliques são utilizadas para Loja Virtual e têm um botão simples com uma boa frase para fazer o usuário agir.
Os diagramas abaixo mostram a diferença entre uma página lead generation e uma página apenas com a chamada para o clique.
À esquerda: Página de destino da geração principal à direita: Página de destino de clique
Espero que este artigo tenha respondido à pergunta “O que é uma landing page?” Para você.
Landing pages e tráfego orgânico vs tráfego pago
Ao fazer a pergunta “O que é uma landing page?”, Você precisa entender que elas foram desenvolvidas para tráfego pago, como o Google Ads.
A imagem ao lado mostra uma página típica de resultados de pesquisa do Google (SERP) que você pode ver depois de inserir uma palavra na pesquisa.
Existem quatro áreas principais:
1. Resultados da pesquisa paga: Google Ads
2. Resultados da pesquisa paga: anúncios do Google Shopping
3. Fragmento em destaque do Google
4. Resultados da pesquisa orgânica
Os resultados da pesquisa orgânica (# 4) na parte inferior são os links para o seu site que o Google escolheu mostrar em resposta à pesquisa realizada. É por isso que você tem um site – para ser encontrado através da pesquisa orgânica.
Os resultados da pesquisa paga (# 1 e # 2) são diferentes. Para publicidade paga, você escolhe onde o link leva seus visitantes. Você pode optar por enviá-los para a página inicial do seu site ou para qualquer opção que você prefira, uma landing page específica criada especificamente para essa campanha publicitária.
Leia também: Técnicas de SEO para Atrair o Cliente Ideal para o seu Negócio
Conclusão de O que é uma landing page
Gostou do artigo? Vimos exatamente para que serve uma landing page e as melhores formas de você fazer uso dela. Agora eu lhe pergunto:
Deseja construir landing pages de alta conversão para atrair os visitantes ideais para o seu negócio?
Aqui na Danki nós temos alguns treinamentos que não só vão te levar a construir uma plataforma completa para o seu negócio, mas também construir landing pages com o objetivo de oferecer produtos específicos para o seu cliente.
Eu tenho um passo a passo que irá lhe mostrar como criar sua própria estrutura para Vender Online (Todos os dias).
Construir autoridade e audiência em qualquer Nicho de Mercado. E mais, eu vou te explicar exatamente como eu faço para gerar toneladas de tráfego para os meus projetos e como você pode replicar isso para o seu negócio.