7 dicas de Marketing para Desenvolvedores de Games Indie

Tempo de leitura: 5 minutos

Seu jogo está muito próximo de ser finalizado e lançado, mas você não tem ideia de como divulgar ele? Ou já está pronto e você e seus amigos testaram e se divertiram com o jogo, mas são os únicos que sabem que ele existe?

Calma, você pode até não saber ainda como divulgar e fazer o marketing do seu jogo. Mas isso não quer dizer que ele tenha que ficar no limbo dos bons jogos que não chegaram ao conhecimento da massa.

Claro, o desafio de tornar seu jogo conhecido é muito maior quando não se está numa empresa de renome. E mais, uma empresa que tem milhares ou mesmo milhões de dólares para promover um game.

Mas acredite, é possível fazer o marketing do seu jogo e torná-lo popular pelo mundo todo. E você pode aprender a fazer isso com as 7 dicas de marketing para desenvolvedores de games que reuni neste artigo.

Você está interessado em aprender como tornar seus jogos populares e conhecidos, tendo seus games baixados por milhares de pessoas? Ótimo, então confira o que vai aprender neste conteúdo.

// #1. Comece a falar do seu jogo antes de lançá-lo
// #2. Comece um canal no Youtube
// #3. Desenvolva um site para seu jogo
// #4. Anuncie no Google Ads
// #5. Crie um trailer para seu jogo
// #6. Faça parcerias com digital influencers
// #7. Faça um comunicado à imprensa (Press release)

#1. Comece a falar do seu jogo antes de lançá-lo

comece a falar do seu jogo antes de lança-lo

Não tem necessidade de esperar seu jogo ficar pronto para iniciar suas campanhas de marketing.

Construa as redes sociais do seu jogo e comece a mostrar os bastidores da produção, como será o processo de download, funções do game, desafios, enredo, etc.

Busque fazer parcerias com sites/blogs e canais do youtube onde eles possam replicar aquilo que você posta nas suas redes sociais. Não existe uma fórmula pronta para fechar essas parcerias, mas uma boa dica é buscar aqueles sites e blogs que tratam do mesmo tema do seu jogo ou do mercado de jogos.

#2. Comece um canal no Youtube

comece um canal no youtube

Você sabia que existe mais de 1 bilhão de usuários no YouTube e o número de horas por mês que os espectadores assistem a vídeos vem aumentando mais de 50% ano após ano?

O YouTube oferece uma das melhores oportunidades para que seu jogo alcance milhões de pessoas que têm o potencial de se tornarem players e fãs do seu game.

Assim como no tópico um, aqui você pode mostrar as etapas do desenvolvimento do seu jogo, mostrar você jogando etc.

#3. Desenvolva um site para seu jogo

desenvolva um site para seu jogo

Diferente das redes sociais, um site próprio será um ótimo lugar para você começar a reter a sua audiência. Nele, você pode criar muito conteúdo sobre seu game e divulgá-lo para um público mais cativo.

Além disso, pode criar listas de emails para preparar uma estratégia de lançamento mais completa pro seu game.

#4. Anuncie no Google Ads

anuncie no google ads

Assim como as redes sociais são canais poderosos para fazer o marketing digital dos seus games, o Google Ads, juntamente com todos os seus recursos, é uma excelente opção para alcançar mais jogadores.

Anúncios voltados para a Rede de Display e Rede de Pesquisa são ótimos para promover o seu game. A Rede de Display promove anúncios dentro de sites, que podem ser segmentados conforme o nicho de games.

Já a rede de pesquisa também pode ser segmentada para um tema específico de jogo. Exemplo: Jogo de Ação e aventura!

#5. Crie um trailer para seu jogo

crie um trailer para seu jogo

Assim como filmes utilizam trailer para fazer o pré-lançamento do filme, você também pode utilizar a mesma estratégia. Faça um vídeo bem atrativo que realmente chame a atenção de quem o assistir.

Além de ser uma excelente ferramenta de divulgação, os vídeos tem o poder de gerar uma conexão e tanto com quem está assistindo.

#6. Faça parcerias com digital influencers

faça parcerias com digital influencers

Por que escolher um influenciador? Ele tem a audiência e o alcance que você não tem ainda. Escolha o influenciador que tenha seguidores com o perfil de usuários do jogo que você deseja lançar ou que já lançou.

A melhor opção de influenciadores são os que vivem de gamers e streamers, que transmitem seus jogos ao vivo para milhares de pessoas.

O Youtube têm maior abrangência para você fazer suas parcerias, mas não ignore os influenciadores presentes no Instagram e Facebook.

#7. Faça um comunicado à imprensa (Press release)

faça um comunicado a imprensa

O press release é um comunicado feito à imprensa. É um texto produzido para seu jogo com a finalidade de tentar convencer os escritores a prestarem atenção e escrever sobre ele.

Para escrever um press release de sucesso, gaste muito tempo no primeiro parágrafo, ele é o mais importante porque é o que a maioria das pessoas irão ler.

Este parágrafo precisa prender a atenção e resumir todos os pontos que você vai abordar, inclusive o tema o jogo.

Não esqueça de colocar as informações de contato pessoais e da empresa, pois se um escritor desejar entrar em contato, ele precisa dessa informação a vista por isso inclua de maneira clara as informações no seu texto;

Sempre mande as screenshots e trailers para ter tudo o que precisam para fazer um excelente artigo;

Conclusão: Dicas de marketing para desenvolvedores de games indie

O que achou de nossas dicas de marketing para desenvolvedores de games? Já pensou em aprender a construir jogos e saber exatamente o que fazer para lança-lo no mercado?

No nosso curso de Desenvolvimento de Games você será acompanhado por mim por meio de projetos reais e ao finalizar o treinamento você será capaz de construir os jogos incríveis. Duvida?

Temos o depoimento de milhares de alunos que fizeram o nosso treinamento.

E além disso você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

Para saber mais acesse: O Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais.