4 Melhores Engines para Desenvolvimento de Jogos

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá desenvolvedor, tudo bem com você? Se você já vem desenvolvendo games ou pesquisando por onde começar pode ser que você tenha ficado perdido com uma porção de engines que temos hoje no mercado.

Mas no artigo de hoje eu vou mostrar exatamente o que cada engine é capaz de fazer e caso você deseje se aprofundar em alguma delas vou mostrar para você como proceder, tudo bem?

Quais as 4 melhores engines para desenvolvimento de jogos?

// Unreal Engine

// Unity

// Godot

// GameMaker Studio

Unreal Engine

unreal

Sem dúvida, a Unreal é a engine que tem o maior poder gráfico atualmente, prova disso são as grandes empresas de desenvolvimento de games utilizarem em seus projetos maiores.

Temos como exemplo a Microsoft, que usou a Unreal para desenvolver o Gears of War, uma das suas maiores franquias de sucesso.

Sem falar que é uma engine ótima para quem está começando no mundo do desenvolvimento de games, isso porque para desenvolver seu jogo no Unreal você não precisa escrever nenhuma linha de código.

Tudo isso graças ao sistema de Blueprints, que é uma linguagem de scripts visuais. Além do mais, é totalmente gratuito, o que faz da Unreal uma das melhores opções para quem deseja criar seu game em 3D.

Unity

unity

Sem dúvida aqui está a engine mais popular de todas e principal concorrente da Unreal.

A Unity é conhecida por ser bem completa e amigável a desenvolvedores iniciantes, a engine é muito utilizada por desenvolvedores independentes como também por grandes empresas como a Disney.

Uma outra super vantagem da Unity é que ela é bastante flexível e permite que você crie jogos 2D simples ou até mesmo jogos em 3D com gráficos surreais.

Com ela você também faz a exportação dos seus jogos para diversas plataformas, como celulares e até mesmo realidade virtual.

Ela é uma das melhores engines se tratando de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.

Godot

godot

Godot (a pronúncia certa é Godô) é totalmente gratuita e de código aberto, se tornou a favorita dos entusiastas do mundo do desenvolvimento de games, pois ela é ótima para criação de jogos 2D e 3D, além de ser simples e fácil de compreender.

Outra grande vantagem é que os jogos feitos com Godot podem ser exportados para múltiplas plataformas, tais como: Windows, Android, Linux, IOS, Navegadores Web e consoles como Playstation e Xbox.

A engine conta com outros diversos recursos incríveis, como uma linguagem de programação nativa (semelhante ao Python) que é bem leve, roda até mesmo em computadores mais simples.

GameMaker Studio

gamemaker studio

Essa é uma das engines mais antigas do mercado mas que não deixa de ser super poderosa.

É uma ferramenta excelente para quem já tem uma certa experiência e quer desenvolver jogos de uma forma rápida para várias plataformas. A Game Maker também foi utilizada para criar diversos jogos indies de sucesso como Hotline Miami e Undertale.

A desvantagem da Game Maker é que ela não é gratuita. Se você quiser ter a versão completa (que exporta jogos para dispositivos móveis e consoles) você terá que desembolsar quase R$ 2000,00.

Mas é uma das melhores engines para criar jogos, no entanto o seu preço alto acaba afastando muitos desenvolvedores de jogos.

Conclusão das 4 Melhores Engines para Desenvolvimento de Jogos

conclusao 4 Melhores Engines para Desenvolvimento de Jogos

Aprendeu sobre as 4 melhores engines para desenvolvimento de jogos? Escolheu a sua? Você agora já sabe o que cada uma é capaz de fazer e qual melhor se encaixa em seu perfil.

Agora você precisa de alguém que domine cada detalhe para te ajudar para que você não perca tempo no aprendizado.

O que você acha de aprender a desenvolver jogos do absoluto zero em um passo a passo super simples em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games?

Você irá aprender do absoluto zero com as melhores engines do mercado. Ah! E não é precisa saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.

>> Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais. <<