20 Melhores jogos de android para você jogar e se inspirar

Tempo de leitura: 15 minutos

Você também é amante do mundo dos games? Seja bem-vindo a essa incrível lista com os 20 melhores jogos de android para você não só jogar, mas também se inspirar para fazer os seus próprios games.

Confira o que você vai ver agora neste artigo:

// 1. Minecraft Pocket
// 2. Dead Trigger 2
// 3. Monument Valley
// 4. Angry Bird Go!
// 5. Fruit Ninja
// 6. Need for Speed: Most Wanted
// 7. Pokémon Shuffle
// 8. Fallout Shelter
// 9. Dungeon Link
// 10. Candy Crush Saga
// 11. Pokémon Go
// 12. Hill Climb Racing
// 13. Call of Duty: Mobile
// 14. Bubble Shooter Legend
// 15. Clash of Clans
// 16. Speedy Ninja
// 17. Lara Croft: Relic Run
// 18. Mortal Kombat X
// 19. Tiny Tower
// 20. Chaos Rings III

1. Minecraft Pocket

Com certeza você conhece Minecraft, por isso não precisamos fazer uma longa introdução aqui certo?

No Minecraft Pocket, versão do jogo para o Android, você pode fazer tudo o que a versão original faz, desde construir cenários épicos até jogar em modo de sobrevivência.

É claro que pelo fato de ser um game mobilie o Minecraft Pocket apresenta algumas limitações em relação ao que se joga em computadores. Mesmo assim, o jogo ainda impressiona pela quantidade de conteúdo..

Nesse artigo explico como instalar um servidor de Minecraft no Windows

2. Dead Trigger 2

Já pra quem curte algo menos fofinho e com alguns zumbis, nossa recomendação vai para Dead Trigger 2.

O game conta com uma história bem legal que vai se desenvolvendo ao longo do tempo. A parte disso, você pode atirar em centenas de zumbis.

Um plus do jogo é que ele oferece torneios e campeonatos semanais no mundo todo, onde os vencedores podem ganhar prêmios bem legais.

3. Monument Valley

Um game que você provavelmente já deve ter ouvido falar, como desenvolvedor e gamer é o Monument Valley. Que além de ser bem conhecido entre os usuários de Android, também foi considerado um dos melhores jogos para iPhone.

Ele é uma excelente opção para quem gosta de jogos de puzzles.

Ele começa com puzzles mais simples e sua dificuldade vai aumentando gradativamente, fazendo com que o jogador se esforce cada vez mais. Nas fases finais, o nível de dificuldade dos puzzles é verdadeiramente desafiador.

É o jogo perfeito tanto para passar o tempo quando estiver entediado ou para quando desejar jogar algo realmente divertido e emocionante.

4. Angry Bird Go!

Para quem é fã de Angry Birds e jogos de corrida esse é o jogo perfeito, pois aqui você encontra uma mistura bem divertida dos dois.

Lembra do clássico Mario Kart? Pois é, a jogabilidade de Angry Bird Go! é bem parecida.

Há vários modos de jogo que você pode escolher, desde simples corridas até alguns desafios com diversos obstáculos a serem desviados. O game também é bem simples de se aprender e acaba sendo divertido para todos os tipos de jogadores.

5. Fruit Ninja

Aqui vai um clássico da era touch, Fruit Ninja fez a diversão de jogadores que queriam aproveitar o toque na tela à potência máxima.

O sentimento de cortar frutas em pleno ar até então não conseguiu ser replicado por concorrentes – afinal, não há nada como suco sendo espalhado!

Prova de seu sucesso é o fato de hoje ser possível encontrar o jogo feito para basicamente todos os sistemas operacionais, incluindo PlayStation 4. Alguns óculos de realidade virtual e até uma versão para Kinect (Xbox 360), que fez um sucesso até interessante em seu lançamento.

6. Need for Speed: Most Wanted

Para quem é apaixonado por velocidade, o Need for Speed: Most Wanted é uma das melhores opções que você irá encontrar hoje em dia para o Android.

Além de você escapar da polícia e participar de corridas incríveis, você conta com mais de 40 opções de carros para escolher.

Você também tem centenas de opções de personalização para customizar seus carros da maneira que quiser, deixando-os mais bonitos e potentes para as corridas.

7. Pokémon Shuffle

Pokémon é aquele tipo de franquia que parece nunca deixar de fazer sucesso e trazer alegria aos seus jogadores, e claro, sua capacidade de conquistar novos fãs no mundo todo é fora de série.

Então, é claro que não poderia demorar muito para que a Nintendo colocasse seus adoráveis monstrinhos de bolso em diversos jogos para Android.

Pokémon Shuffle é fantástico e tem diversão de sobra, tendo uma mecânica meio parecida com Candy Crush, mas muito mais justa e menos apelativa.

Você pode batalhar com diversos Pokémon e capturá-los para melhorar o seu time de monstrinhos.

8. Fallout Shelter

Não sei se você já é um fã de Fallout, se não tem muita chance de se tornar. Afinal, estamos falando de uma das franquia de jogos mais famosas da atualidade, e nós recomendamos a versão Fallout Shelter.

É um game simples, viciante e encanta até quem nunca ouviu falar dos jogos principais da série.

Nele, você tem que cuidar de um abrigo subterrâneo em um futuro distópico, no qual é quase impossível viver ao ar livre. Você pode recrutar pessoas para viver e trabalhar no seu abrigo, sendo que cada um tem suas habilidades especiais que podem ser aproveitadas em diferentes tipos de trabalho.

Desta forma, você também pode expandir o abrigo para garantir energia, comida, água e lazer para seus habitantes, enquanto tem protegê-los de ladrões e monstros radioativos. Bem interessante, não é?

9. Dungeon Link

Dungeon Link é mais do que perfeito para quem gosta de jogos para Android com pegada de RPG e Puzzle, oferecendo horas de diversão sem custar nem um centavo. Ele oferece uma jogabilidade muito fácil de aprender e pode ser muito viciante logo no início.

Você pode escolher um herói para te representar em uma série de batalhas contra inimigos em uma grande aventura cheio de estratégias. Também há a possibilidade de desbloquear outros heróis e levá-los em seu time, que você pode aprimorar sempre que tiver recursos suficientes.

Além disso, você pode jogar no modo online com pessoas do mundo todo ou se juntar com seus amigos para enfrentar novas batalhas.

10. Candy Crush Saga

Esse jogo é uma febre que você não deve ignorar. Meses antes de ser lançado como um app gratuito, em 2012, o sucesso de Candy Crush chegou primeiro como um jogo dentro do Facebook. No ano seguinte se tornou o mais baixado no iOS e teve quase 7 milhões de usuários ativos diariamente.

Para jogar, combine pelo menos três doces da mesma cor, ganhe pontos e você verá novos doces coloridos para você destruir. É uma jogabilidade intuitiva que tende a pegar. Vale lembrar que a ideia é longe de ser original, já que pega emprestado parte da mecânica de combinar cores dos clássicos Tetris e a série Bejeweled.

Nas compras dentro do próprio aplicativo, como recursos para desbloquear níveis, mesmo que feitas por 2% dos usuários, a desenvolvedora King viu retorno financeiro junto ao crescente vício de seus fãs.

O surpreendente é que, mesmo em 2018, o total de gastos dos usuários bateu 4.2 milhões de dólares por dia com transações. Em julho do mesmo ano ele teria arrecadado, desde seu lançamento, um total de 17 bilhões de reais.

11. Pokémon Go

Febre de anos atrás, Pokémon Go ainda é muito jogado por fãs de outros Pokémon e até por aqueles que descobriram este universo em 2016, com o lançamento do jogo – que demorou poucas e boas semanas para chegar ao território brasileiro.

Na época, ele foi até mais acessado que outros apps populares no Android, como Facebook, Twitter e Tinder.

A tecnologia de realidade aumentada de um smartphone é muito utilizada neste game. Dessa vez, a função é te fazer andar pelo mundo real (junto ao rastreamento via GPS) e caçar pokémons em pleno espaço público, como escritórios, praças e até portas de igreja.

No primeiro mês ele bateu recordes como o jogo mobile que mais arrecadou neste período (206 milhões de dólares), o mais baixado (130 milhões) e o mais rápido a render US$ 100 milhões (20 dias).

Se você pensou que a febre foi momentânea, engana-se: só no ano passado, ele arrecadou 900 milhões de dólares com compras internas. Por isso, a disputa ainda está viva; basta baixar e entrar na fila.

12. Hill Climb Racing

Por mais que Hill Climb Racing pareça um jogo desenhado por um estagiário de desenvolvimento de games, os números dizem o contrário: ele está instalado em pelo menos 500 milhões de dispositivos Android de acordo com a Play Store. O principal motivo?

Provavelmente a física nem um pouco realista.

Colete moedas e combustível para sobreviver aos mapas e se divertir com apenas dois controles: aceleração e freio. Com o tempo e o dinheiro ganho ao completar os níveis é possível adquirir novos veículos, incluindo tanques de guerra, motos e um trenó.

Para quem não se importa com um visual mais simples é uma ótima pedida.

13. Call of Duty: Mobile

O nome é bastante popular para gamers de PC/console, afinal, Call of Duty é uma das franquias mais rentáveis da história, ficando atrás somente de Mario e Pokémon.

Se você considerar que eles arrecadam quase US$ 1 bilhão por ano com seus títulos anuais, não é surpresa saber que o app Call of Duty: Mobile também é um sucesso – tanto que bateu o recorde do Pokémon Go, citado acima (148 milhões de downloads no primeiro mês).

Um diferencial, que surgiu somente nos últimos títulos para console, é a inclusão do modo Battle Royale (todos contra todos, somente 1 vida, luta até a morte em mapas gigantes), como os populares PUBG Mobile, Free Fire e Fortnite. Da mesma forma que outros games do mesmo gênero, ele também possui um “Passe de Batalha” e duas moedas internas.

Modos de jogo, mapas e armas tiradas diretamente dos consoles: é tudo o que os fãs pediram. Em resumo, se você estiver acostumado aos CoD’s e sente saudade dos mapas de Modern Warfare e Black Ops, CoD: Mobile vai satisfazer sua vontade.

Detalhe importante é que ele ainda pode ser compatível com o controle (conexão Bluetooth no Android), mas avisamos que é uma “boa” forma de trapacear.

14. Bubble Shooter Legend

Você com certeza já jogou algum jogo com essa mesma proposta, seja no computador ou Android. A ideia é atirar pérolas para derrubar outras da mesma cor e completar o nível. É assim que Bubble Shooter Legend conquistou o público, com a mecânica “quase subconsciente” que todo mundo conhece.

A descrição do game na própria Play Store já indica outro ponto em comum com outros títulos animados aqui dessa lista: “Filhotes de dragão fofos aumentam seus pontos” – que com certeza não é o tipo de coisa que você lê todo dia.

Mas não se deixe enganar, pois multiplicadores e mapas com diferentes níveis de dificuldade equilibram sua jogatina, que pode ser tanto frustrante como bastante prazerosa. Tudo depende da forma que a bolha atirada por você rebaterá de encontro às outras.

Outro detalhe que merece ser citado: a satisfação de quebrar linhas em sequência é uma forma de reafirmar que um app para Android ainda pode ser tão prazeroso como um grande lançamento para os consoles da última geração.

15. Clash of Clans

Clash of Clans é um jogo de estratégia para Android bem dinâmico, onde o objetivo principal é atacar ou defender seu vilarejo e, claro, ganhar troféus no meio do caminho. Com uma mecânica que é bastante familiar a quem é viciado em jogos de tabuleiro, o título foi lançado em 2013 (um ano depois de chegar ao iOS) e já chegou a arrecadar 1.5 milhões de dólares por dia.

Você constrói seu clã, treina tropas e pode escolher entre atacar, defender ou partir para as Clan Wars, que em clãs compartilhados com até outros 50 jogadores jogam contra outro clã) em disputas online.

Clash of Clans também lembra outro clássico para PC, Travian, tanto que foi diretamente citado por seus criadores múltiplas vezes como inspiração principal – e podemos perceber bem a similaridade pela forma como ele lida com recursos e construções do vilarejo.

O ganho de experiência e habilidade é a base do jogo, então só pense em jogar caso queira dedicar várias horas da sua semana. Vale também mencionar o sucessor, Clash Royale, que também fez sucesso: no ano passado, ele completou seu 3° aniversário e comemorou com o lucro de 2.5 bilhões de dólares.

16. Speedy Ninja

Como o nome sugere, no Speed Ninja você joga como um ninja bem rápido, batalhando contra todos os inimigos que forem aparecendo na sua frente. Há diversas armas que você pode destravar para usar enquanto enfrenta diversos oponentes, como espadas e bolas de fogo.

Durante as partidas, é necessário prestar atenção em todos os lados e fazer certas decisões para coletar diversas moedas, com as quais é possível comprar mais armas e personagens.

17. Lara Croft: Relic Run

Lara Croft é uma das personagens mais conhecidas e populares dos videogames, tendo protagonizado nos jogos da franquia Tomb Raider. Relic Run é um game desenvolvido especialmente para os dispositivos mobile e acerta em cheio em sua fórmula cheia de ação e aventuras.

O game tem chamado muita atenção dos usuários de jogos para Android e já está sendo considerado um dos melhores jogos mobile deste ano. Você pode baixar Lara Croft: Relic Run gratuitamente através deste link!

18. Mortal Kombat X

Lançado junto com sua versão de consoles, pode-se dizer que a versão mobile de Mortal Kombat X serviu mais para promover o novo game da franquia e conquistar novos fãs. Ele não é exatamente um jogo de luta no modo tradicional, mas ainda é possível se divertir bastante.

A jogabilidade é bem simplificada, mas você tem a oportunidade de lutar contra vários personagens clássicos e ainda pode realizar alguns fatalities brutais.

19. Tiny Tower

Pixel art é fácil de conquistar qualquer um. Pensando nisso, Tiny Tower é uma simulação de “construa sua torre” em uma mecânica que pega bastante emprestado do clássico SimTower.

Customize andares, adicione moradores e trabalhadores (Bitizens) e seja o espectador da vida social dessas miniaturas enquanto você cresce seu prédio com diferentes tipos de ambientes. Gameplay direto ao ponto e visual criativo resumem bem a ideia do game.

Infelizmente, você precisará usar aquela lógica de jogos de Facebook: faça upgrades, espere o cooldown de itens, acumule sua riqueza com o app fechado e volte sempre que receber uma notificação. Se você tiver pressa, pode pagar com dinheiro de verdade, mas afirmamos que o truque não compensa – vale esperar.

20. Chaos Rings III

Acha que conhece esse game de algum lugar, só pelo visual? Não estranhe, pois ele é da SQUARE ENIX, a mesma desenvolvedora de franquias de renome, como Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts.

Saiba que, mesmo sendo para mobile, Chaos Rings III é um RPG completíssimo, seguindo a sequência lançada em 2012.

Com batalhas de turnos (ou como são chamadas nos games, de “turn-based“) você pode aplicar cartas modificadoras, ganhar loot e pontos de experiência, desenrolando uma história única que, felizmente, pode ser aproveitada sem os dois antecessores – mas é melhor se jogar as outras aventuras antes.

Conclusão dos 20 Melhores jogos de android

Gostou dos melhores jogos de android? O que acha de construir jogos como esses?

Agora você deve partir para ação e aprender com quem está no mercado a muito tempo e já formou milhares de alunos em profissionais do universo dos Games.

Afim de conhecer e aprender a criar jogos nas melhores engines do mercado?

Conheça o Treinamento mais completo do Brasil Que irá fazer de você Desenvolvedor de Games Profissionais.