Monetização de sites: do tráfego a rentabilidade mensal

Tempo de leitura: 4 minutos

Cá entre nós, criar um site ou blog de conteúdo semanal ou diário não é nada motivador se não buscarmos alternativas de como torna-lo algo lucrativo e rentável.

Os riscos de deixar a plataforma parada é que será apenas mais um blog/site de conteúdo no meio de tantos outros. Contudo, listamos aqui algumas formas de como ‘Monetizar’ sua plataforma.

// O que é ‘Monetizar’?
// Estratégias de Monetização

O que é ‘Monetizar’?

o que é monetizar

Monetização significa tornar ‘ativo lucrativo’. Este termo é bastante popular nos últimos anos e muitas vezes se refere a ativos digitais, os quais podem incluir softwares, mídia digital ou arquivos.

Os ativos digitais ficaram ainda mais comuns com a proliferação da mídia on-line e um conceito popular entre os proprietários de sites, desenvolvedores de softwares, produtores de vídeos e outros provedores de conteúdo digital.

As formas de monetização podem ser feitas de forma gratuita e ficam a cargo de cada criador de conteúdo. Um dos métodos mais comuns de monetização incluem a cobrança por anúncios ou vendendo algo por meio do próprio site.

Outro detalhe essencial desse processo, é que os blogs e sites precisam de uma boa quantidade de tráfego: tem que divulgar o máximo possível para ter bastante acesso!

A quantidade de acesso é importante porque, caso o conteúdo for atrativo, o internauta não sai rápido da plataforma e, caso ele clique em algum anúncio ou compre itens que você recomenda, você ganha dinheiro por isso, pois a organização à qual você está afiliado pagará se as pessoas fizerem a compra pelo seu blog/site.

Estratégias de monetização

estrategias de monetização

Qualquer plataforma da internet que objetiva ser rentável deve ser atraente para os anunciantes e também para o público-alvo e internautas.

Especialistas consideram que os proprietários vêm através de publicidade ou ações do usuário (cliques, por exemplo). Há também os programas afiliados para monetização, cuja a essência se parece com o marketing de rede off-line.

Os webmasters combinam os processos de monetização. O sucesso depende diretamente do método, e o método em si é escolhido experimentalmente.

Existem algumas formas principais de rentabilização de um website. Reunimos aqui algumas dessas dicas baseado em sites mais especializados na área. Confira:

1. Monetizar leva tempo e dedicação!

Você não deve esperar ganhar montanhas de dinheiro nos primeiros instantes, mas isso também não deve ser motivo para desanimá-lo.

2. Procure na internet programas de afiliados de monetização

Com os programas de afiliados de monetização você fará parcerias com sistemas de distribuição de anúncios, conhecidos como Ad Servers.

Você irá inserir estes anúncios em um blog ou site em troca de uma remuneração, geralmente em função de acessos gerados por estes anúncios ou vendas efetivas.

3. Aposte em entender e colocar em prática os tipos de anúncios PPC – Pay Per Click com Google AdSense.

PPC é um modelo de anúncios online em que os sites podem ganhar renda passiva cada vez que um leitor clicar em um banner de anúncio.

As ferramentas mais populares para isso é o Google AdSense. Ele é uma das formas mais fáceis para ganhar dinheiro extra considerando que adicionar anúncios no seu site ou blog não requer tanto esforço.

Outro lado bom, é que você pode se registrar para ser um parceiro AdSense mesmo se tiver múltiplos sites.

4. Marketing de Afiliados

Caso você tenha habilidades em rever e promover produtos, você pode tentar o método de marketing de afiliados como monetização.

Através de links de afiliados, você ganha comissões quando os leitores comprarem os produtos ou serviços da empresa a qual você se afiliou e indica.

Marketing de afiliados é um dos métodos mais fáceis de ganhar renda passiva. Você não precisa ter seus próprios produtos para vender.

5. Monetização com Base em Doação

Esse método envolve as habilidades que você tem e o conteúdo criativo que você publica. Alguns leitores estão dispostos a compensar monetariamente os seus influenciadores favoritos.

Se o seu conteúdo tem valor e você precisa de suporte para expandir seu site, você pode pedir sutilmente por doações.

Nem todo leitor doará, mas se você tiver tráfego suficiente, poderá obter fundos suficientes para operar seu site.

Caso opte por pedir doações, você pode adicionar espaços no site com links que permitem que os leitores contribuem diretamente. Conecte-os a processadores de pagamento, como  PayPal, Stripe, ou Fundly.

Conclusão de Monetização de Sites

conclusao de monetização de sites

Espero que tenha lhe ajudado com essas dicas e passo a passo de como deixar seu conteúdo ainda mais interessante para o seu público-alvo, além de ser uma forma de renda mensal.

Gostou das dicas? Então compartilha essa ideia e fique por dentro de tudo que acontece nesse universo digital.

Deseja construir sites otimizados e prontos para serem monetizados?

Conheça o Pacote Full Stack que já mudou a vida de milhares de pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui o Pacote Full-Stack e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país. <<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *