O que é hospedagem de sites e por que isso é importante para o seu negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

Está criando ou deseja criar um site completo?

Ao criar um site, blog, para sua empresa ou loja, é fundamental que você tenha um local para salvá-lo na internet. De forma que ele fique disponível para o acesso de todos os seus visitantes e clientes.

Esse local é chamado de hospedagem e é fundamental para estabelecer um site profissional do seu negócio.

No entanto, talvez você ainda não entenda bem como uma hospedagem de sites de qualidade é importante para gerar bons resultados e dar uma boa base para a sua presença online.

Se esse é o seu caso, continue neste artigo para entender o que é hospedagem de sites e por que isso é importante para o seu negócio.

O que iremos aprender hoje?

// O que é hospedagem de sites?

// Como funciona a hospedagem de sites?

// Diferença entre Hospedagem de Sites e Domínio

O que é hospedagem de sites?

O que é uma hospedagem de sites

Se você está desenvolvendo um site já deve ter uma série de arquivos como: imagens, textos e vários códigos em html, css etc..).

Estes arquivos combinados nos mostram as páginas que estamos habituados a navegar na internet.

Os navegadores como Chrome ou Internet Explorer são os responsáveis por fazer a leitura de nossos arquivos. Porém esses arquivos precisam estar armazenados em determinado local, o que damos o nome de servidor.

Ter um local para guardar todos os seus arquivos é essencial, pois o domínio não tem a capacidade de guardar nenhum conteúdo do site, ele é apenas o endereço eletrônico (ou URL, assim como o nosso endereço: blog.dankicode.com). É no servidor que ficam seus arquivos.

O que é um servidor?

Um servidor se trata de um computador robusto que têm uma performance excelente e que supera absurdamente um computador normal.

A função do servidor é armazenar vários tipos de arquivos e deixá-los disponíveis para que outros computadores o acessem. Por isso falamos que o servidor “hospeda” o site, e aqui nasce o termo hospedagem de site.

Resumindo tudo: hospedagem de sites é um local com um determinado espaço no servidor que armazena todos os arquivos que compõem um site para deixá-lo acessível a todos na internet.

Como funciona a hospedagem de sites?

como funciona uma hospedagem de site

Agora que você já está por dentro do que é uma hospedagem de site, vamos aprender como é o funcionamento dela.

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Você construiu um website, agora precisa de uma hospedagem de site para fornecer espaço em um servidor. Seu provedor fica responsável por guardar todos os seus arquivos e bancos de dados no servidor.

E o que acontece quando alguém digita seu site no navegador? Seu provedor irá transferir todos os arquivos necessários para atender sua solicitação.

Então do que você precisa de fato?

Contratar um serviço de hospedagem que seja capaz de atender todas as suas necessidades.

Como padrão as empresas de hospedagem de sites cobram um valor de aluguel. Pois é como se elas fossem uma casa para seus arquivos.

Ou seja, enquanto você estiver pagando você terá uma casa para os arquivos do seu site, caso contrário você acaba sendo “despejado”.

Existem algumas hospedagens que dão garantia para você experimentá-la e caso não goste pode cancelar seu plano ou caso já tenha pago pedir reembolso. Assim você terá certeza se ela realmente estará atendendo suas necessidades.

Uma boa notícia, não é necessário nenhum conhecimento em programação para gerenciar seu site. Os pacotes de hospedagem possuem uma interface gráfica para você controlar todos os aspectos do seu site.

Por exemplo, você pode fazer o upload de arquivos no servidor, instalar sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, acessar seu banco de dados, e criar backups.

A cPanel é a plataforma de hospedagem usada pela maioria dos provedores de hospedagens no mundo, por ser extremamente poderosa e eficiente.

Você pode ter algum problema para se adaptar a ela no começo. Mas rapidamente vai pegar o jeito, pois a cPanel é bem intuitiva.

Diferença entre Hospedagem de Sites e Domínio

Diferença entre Hospedagem de Sites e Domínio

Serviço de hospedagem contratado? Você também precisa adquirir um domínio (assim como esse que você vê na barra de endereço do seu navegador)

Qual é a diferença entre eles?

Com a hospedagem você aluga um local no servidor para os arquivos do seu site. Já o domínio é o seu endereço na internet – por exemplo, o domínio que utilizamos é dankicode.com.

Quando nossos usuários desejam acessar nosso conteúdo na internet, eles digitam nosso domínio na barra de endereço do navegador e o que acontece? O servidor realiza a transferência dos arquivos que foram solicitados.

Na maioria dos provedores de hospedagem, você compra o domínio de forma separada. Mas se você já têm um domínio, pode fazer a transferência para seu provedor de hospedagem atual.

Muito parecido com os servidores de hospedagem, você irá precisar realizar o pagamento do seu domínio anualmente para manter a titularidade.

Conclusão: O que é hospedagem de sites?

conclusao o que é hospedagem de site

Entendeu o que é uma hospedagem e como ela funciona? Vou deixar a hospedagem que utilizamos aqui na Danki que garantimos a você uma performance fora do comum para seus projetos.

Afim de aprender a desenvolver sites do absoluto zero com um passo a passo super simples? Conheça o nosso treinamentos que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também.

Acesse aqui e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.