O que é React JS: Um Guia Introdutório

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabe o que é React JS? Gostaria de aprender sobre esta biblioteca super poderosa?

O React Js foi criado pela primeira vez por Jordan Walke, um engenheiro de software que trabalha no Facebook.

Ele foi lançado pelo Facebook em 2013, mas antes disso o React Js foi implantado pela primeira vez no feed de notícias do Facebook em 2011 e no Instagram em 2012.

O foco dele nunca foi desenvolver um framework completo como o Angular e sim ser apenas o “V” do MVC (Model View Controller) focando somente no desenvolvimento de componentes visuais.

Diante deste cenário pode surgir a seguinte dúvida: “Se o React é focado somente na view, como podemos fazer para que a aplicação se comunique com uma API, realize o consumo dos dados e possua algumas outras funcionalidades que não estejam ligadas somente ao “V” do MVC?”.

O que dá permissão ao desenvolvimento de uma aplicação SPA completa é a adição de outras bibliotecas que fazem parte do React.

Um exemplo disso é a biblioteca Axios, que tem como papel fazer as requisições HTTP. Legal hein?!

Por isso, não vamos aprender só o que é React Js mas como ele funciona e em que projetos você pode contar com ele. Preparado?

O que iremos aprender neste artigo?

// O que é React Js?

// Quais são os recursos do React JS?

// Por que React Js?

O que é o React JS?

o que é o framework react js

O React JS é basicamente uma biblioteca JavaScript de código aberto que é utilizada para construir interfaces de usuário mais especificamente para aplicações de página única.
Ele é utilizado para fazer a manipulação da camada de visualização para aplicativos Web e móveis.
O React também nos permite desenvolver componentes de interface do usuário reutilizáveis.
Além do mais, o React permite que os desenvolvedores construam grandes aplicações Web que possibilitem a alteração dos dados, sem recarregar a página.
A principal meta do React é ser veloz, escalável e simples. Funciona apenas na interface de usuário. Isso corresponde à exibição no modelo MVC.
Ele pode ser utilizado integrado com outras bibliotecas ou Frameworks JavaScript, como o AngularJS no MVC.

Quais são os recursos do React JS?

Quais são os recursos do React JS

Vamos olhar mais de perto algumas características importantes do React.

    • JSX
      Com o React, em vez de utilizar JavaScript regular para modelar, ele usa JSX. O JSX é um JavaScript simples que permite a citação de HTML e usa sintaxe de marcação em HTML para renderizar subcomponentes. A sintaxe HTML é processada em chamadas JavaScript do React. Também podemos escrever em com o puro e antigo JavaScript.
    • O React Native
      React oferece bibliotecas nativas que foram anunciadas pelo Facebook no ano de 2015, que fornece a arquitetura de resposta para aplicativos nativos como o IOS, o Android e o UPD.
    • Fluxo de dados
      React unidirecional, acontece quando um conjunto de valores imutáveis ​​é passado para o renderizador de componentes como propriedades em suas tags HTML. O componente não pode modificar diretamente nenhuma propriedade, mas pode passar uma função de retorno de chamada com a ajuda da qual podemos fazer modificações. Esse processo completo é conhecido como “fluxo de propriedades baixa; as ações fluem para cima ”.
    • O Virtual Document Object Model
      React cria um cache de estrutura de dados na memória que calcula as alterações que são feitas e atualiza o navegador. Isso permite um recurso especial que permite que o programador codifique como se a página inteira fosse renderizada em cada mudança, onde, como biblioteca do react, apenas os componentes que realmente mudam são renderizados.

Leia também: O que é Angular Js: Um Guia para Iniciantes

Por que React Js?

Por que React Js

Agora, a principal questão que surge diante de nós, é por que devemos escolher o ReactJS.

Existem muitas plataformas de código aberto para facilitar o desenvolvimento de aplicativos Web front-end, como o Angular por exemplo.

Vamos dar uma breve olhada nos benefícios do React sobre outras tecnologias ou frameworks também competitivos.

Com o mundo do front-end mudando constantemente, é difícil você encontrar tempo para aprender um novo framework.

Então, se você está procurando aprender algo de valor no cenário do desenvolvimento web, mas está se sentindo perdido na selva dos frameworks, sugiro avaliar com calma o React, pelos simples motivos:

      • Simplicidade
        React JS é muito simples e rápido de compreender. A abordagem baseada em componentes, o ciclo de vida bem definido e o uso de JavaScript simples acabam tornando o React muito fácil de aprender, construir aplicações Web profissional e aplicativos móveis. Além de oferecer um bom suporte. O React usa uma sintaxe especial chamada JSX, que permite misturar HTML com JavaScript. Isso não é um requerimento; O desenvolvedor ainda pode escrever em JavaScript simples, mas o JSX é muito mais fácil de utilizar.
      • O Native Approach
        React pode ser utilizado para desenvolver aplicativos móveis (React Nativo). E o React é um grande fã da reutilização, o que significa que ele suporta a reutilização extensiva de código. Então, ao mesmo tempo, podemos fazer aplicativos IOS, Android e Web.
      • Fácil de aprender
        Qualquer pessoa com um conhecimento prévio básico em programação pode entender facilmente React enquanto Angular e Ember são referidos como ‘Linguagem específica de domínio’, o que significa que é mais complicado aprendê-los. Já o React, você só precisa de conhecimentos básicos de CSS e HTML.
      • O Data Binding
        React usa ligação de dados unidirecional e uma arquitetura de aplicativo chamada Flux controla o fluxo de dados para os componentes através de um ponto de controle – o dispatcher. É mais fácil depurar componentes independentes de grandes aplicativos ReactJS.
      • Testabilidade
        As aplicações ReactJS são super fáceis de testar. As visualizações de reação podem ser tratadas como funções do estado, portanto, podemos manipular com o estado que passamos para a visualização ReactJS e observar as ações e eventos acionados e de saída, funções, etc.
      • Performance
        React não oferece nenhum conceito de um contêiner interno para dependência. Você pode usar os módulos Browserify, Require JS, EcmaScript 6, que podemos usar via Babel, ReactJS-di para injetar dependências automaticamente.

Conclusão de O que é React JS

conclusao o que é react js

Vamos ficando por aqui com a certeza que de que você entendeu o que é React Js.

Mas não é só isso não, tenho outra novidade pra você que deseja se aprofundar em desenvolvimento Web.

Aprenda e domine absolutamente tudo sobre front-end e web design em apenas um curso! Tudo que você precisa para se tornar um(a) Desenvolvedor(a) Front-End.

São mais de 600 aulas, 35 projetos práticos e 300 exercícios.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TREINAMENTO