Otimização de sites: 8 Ferramentas essenciais para otimizar seu site

Tempo de leitura: 8 minutos

Você sabe como fazer otimização de sites e quais as melhores ferramentas para se usar?

Fazer SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas não é tão simples como alguns imaginam.

A forma como o Google e outros mecanismos de busca classificam seu site muda constantemente. Isso significa que você precisa estar por dentro das mudanças mais recentes no universo do SEO, se quiser superar os concorrentes.

Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar e aumentar absurdamente sua chance de se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

E é justamente isso que vou te mostrar, pois algumas delas podem ser decisivas para você alavancar seus projetos ou de seus clientes na internet.

Tudo pronto para aprender sobre otimização de sites?

Quais ferramentas iremos conhecer hoje?

// #1. Planejador de Palavras-chave do Google Ads

// #2. Google Search Console

// #3. Moz Pro

// #4. SEMrush

// #5. WooRank

// #6. Yoast SEO

// #7. Ahrefs

// #8. Otimizador de Imagem Imagify

#1. Planejador de Palavras-chave do Google Ads

Planejador de Palavras-chave do Google Ads

O Planejador de palavras-chave do Google Ads é uma das ferramentas mais completas de pesquisa de palavras-chave.

Com ela, você pode procurar palavras-chave e obter estimativas de quanto tráfego irá receber em seu site.

Mais importante, ele pode ajudar você a descobrir quais as palavras-chave são mais competitivas baseadas no preço fornecido pelo Google Ads.

Para evitar sobrecarregá-lo com informações, essa ferramenta permite filtrar palavras-chave com base no custo por clique (CPC) ou no volume de pesquisa.

Assim você pode obter relatórios com base apenas nas estimativas que deseja atingir.

#2. Google Search Console

google search console

O Google Search Console é um conjunto de serviços que irá ser de extrema importância para você observar e entender como o mecanismo de pesquisa exibe seu site.

Este serviço fornece uma variedade bem ampla de ferramentas gratuitas de SEO, ajudando você em muitos aspectos da otimização.

Por exemplo, o Google Search Console irá lhe mostrar erros de rastreamento que ocorreram no seu site para que você corrija-os imediatamente.

Ele também indica quando seu site é prejudicado por algum tipo de malware, quais palavras-chave as pessoas estão usando para encontrar seu site, os backlinks que você recebeu e muitos outros recursos.

No que diz respeito a utilização da ferramenta, o Google Search Console é de fácil entendimento. Também é muito simples para adicionar seu site e já iniciar, portanto, não existe motivos para você não utilizá-lo.

#3. Moz Pro

moz pro

O Moz Pro é um conjunto de ferramentas de SEO desenvolvidas para lhe ajudar a lidar com a otimização do seu projeto usando uma abordagem orientada a dados. Para fornecer uma visão geral rápida, o Moz Pro é um pouco semelhante ao SEMrush (que vamos falar logo em seguida), pois permite pesquisar palavras-chave específicas de cauda longa e outros domínios.

Você pode usar essas informações para evitar palavras-chave com baixo potencial de crescimento e melhorar o que seus concorrentes estão fazendo.

Quando você olha para uma palavra-chave usando o Moz Pro, ela mostra uma pontuação de dificuldade que ilustra o quão difícil será a classificação para esse termo.

Você também obtém uma visão geral de quantas pessoas estão pesquisando essa frase e pode até criar listas de palavras-chave para facilitar a comparação. Esses são os recursos que você esperaria de uma ferramenta confiável de pesquisa de palavras-chave, mas o Moz Pro se destaca graças a uma interface muito intuitiva.

Se já não bastasse todas as funcionalidades, a plataforma oferece uma extensão do Chrome que você pode usar para obter informações sobre qualquer domínio que você visitar.

Além disso, você terá acesso a sugestões sobre otimização na página e alertá-lo sobre erros de rastreamento, assim como o Google Search Console faz.

#4. SEMrush

semrush

O SEMrush é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que irá lhe permitir coletar dados sobre quantas pessoas estão buscando por termos específicos.

Além disso, ele fornece várias informações sobre palavras-chave semelhantes, anúncios, lista de produtos e muito mais.

E uma das grandes sacadas aqui é que o SEMrush também pode oferecer informações sobre as estratégias que seus concorrentes estão usando.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de pesquisar a palavras-chave ideal para o seu mercado, com certeza precisa de uma ferramenta como SEMrush em sua caixa de ferramentas.

Dessa forma, você nunca irá ficar perdido quanto as melhores oportunidades do mercado, saberá exatamente quais palavras-chave fornecerão os melhores resultados e também saberá quais termos seus concorrentes estão bem posicionados.

#5. WooRank

woorank

O WooRank é muito completo quando se trata de dar um diagnóstico sobre como está seu site, basta você fornecer um link e ele traz um relatório completo.

Nesse caso, ele fornece uma pontuação única para todo o site. Depois disso, ele inicia uma lista de tudo o que você pode fazer para melhorar o SEO e a compatibilidade com dispositivos móveis.

Um dos principais pontos da ferramenta, é que ela também fornece dicas para melhorar a usabilidade e o desempenho do seu site.

Suas recomendações são certeiras e direto ao ponto. Além disso, você também analisa o desempenho dos backlink`s.

Resumindo, essa ferramenta é excelente se você deseja um rápido diagnóstico para descobrir o que está certo ou errado em seu site, inclusive no que diz respeito ao SEO.

#6. Yoast SEO

Yoast SEO

O Yoast SEO é sem dúvida alguma o plug-in mais cobiçado do WordPress quando se trata de SEO.

O Yoast SEO irá te dar o panorama geral de como está o seu conteúdo e de como ele deve ficar, como número de palavra ideal, porcentagem de palavra-chave no texto, tag alt nas imagens e por aí vai.

Se você quiser também tem a versão atualizada do plug-in, onde você recebe ajuda com o conteúdo, pois o Yoast irá lhe oferecer sugestões de links internos à medida que você escreve seus posts.

Outra vantagem dele são as verificações de legibilidade e definição de URLs canônicos para evitar confundir o Google com conteúdo duplicado. São fatores que ajudam muito na hora de otimizar seu conteúdo.

O Yoast SEO possui um banco de dados de conhecimento bem completo para ajudá-lo a iniciar seus projetos com o “pé direito”.

Se você optar pela versão premium, você terá acesso a um ano de suporte 24/7 por uma equipe de experts.

#7. Ahrefs

ahref

O Ahrefs oferece uma série de ferramentas de análise e otimização de dados.
De fato, todas as suas ferramentas estão incluídas nos mesmos planos de preços. Isso significa que você não precisa se preocupar em perder recursos críticos.

E ainda tem algo que é incrível. Você terá acesso à Academia Ahrefs, que é uma escola on-line que fornece uma variedade completa de aprendizado sobre o assunto.

Um dos recursos bem interessantes também é a ferramenta de pesquisa de conteúdo. Com ela, você pode usar palavras-chave para descobrir qual conteúdo relacionado teve o melhor desempenho nas mídias sociais ou em pesquisas orgânicas.

A plataforma Ahrefs também inclui um painel completo, para que você acompanhe todos os seus projetos.

A Ahrefs rastreia mais de 5 bilhões de páginas da Web por dia, com isso você irá obter informações valiosas com os dados coletados.

#8. Otimizador de Imagem Imagify

imagify

O Imagify foi desenvolvido pela mesma equipe do plugin WP Rocket, que a maioria de vocês provavelmente já conhece.

Ele é compatível com WooCommerce, NextGen Gallery e WP Retina.
No plugin você também poderá realizar otimizações em massa e escolher entre três diferentes níveis de compactação: normal, agressivo e ultra.

Nele você também encontra recurso de restauração, portanto, se você não estiver satisfeito com a qualidade, poderá restaurar em um clique e compactar novamente em um nível que melhor atenda às suas necessidades.

Você também pode se livrar da imagem original e redimensionar suas imagens maiores com este plugin.

Mas vou deixar de bônus para vocês uma lista com mais alguns plugins de otimização de imagem para você testar e encontrar o que mais se encaixa nas suas necessidades.

EWWW Image Optimizer Cloud
Optimus Image Optimizer
WP Smush
ShortPixel Image Optimizer
Optimole
TinyPNG (utilizamos a versão Web dele aqui na Danki)
ImageRecycle

Conclusão de Otimização de Sites

Gostou das ferramentas para otimização de sites? SEO vai muito além de ferramentas, existe muitas outras estratégias que são utilizadas para se ter êxito, porém com essas ferramentas você já estará um passo a frente.

Continue pesquisando e analisando o que os sites mais bem posicionados vem fazendo, e claro, produza conteúdos com consistência, pois é um dos principais fatores de rankeamento.

Aqui na Danki nós ensinamos você a desenvolver sites totalmente otimizados para os mecanismos de buscas, gostaria de saber mais?

Conheça o Pacote Full Stack que já mudou a vida de mais de 15.000 pessoas e pode mudar a sua também!

>> Acesse aqui e entenda o motivo de nosso treinamento ser o mais requisitado do país.