Piskel: O Guia para criação de pixel art e sprites animados

Tempo de leitura: 5 minutos

Buscando por uma ferramenta online para criar pixel art e sprites para seus jogos digitais?

Além de ser online também é gratuito e se você quiser usar o Piskel em sua versão offline, você pode baixar uma versão da ferramenta Piskel no site: https://www.piskelapp.com/download (Disponível para Windows, Mac OS X and Linux.)

ATENÇÃO: Não vá pensar que instalar no seu computador será melhor, pois a ferramenta foi desenvolvida para rodar em navegador, e a recomendação do desenvolvedor é que ela seja executada online, pois o desempenho é bem melhor.

O Piskel se tornou uma alternativa bem interessante, pois oferece um preview ao vivo de tudo aquilo que está sendo desenhado/executado (no lado direito da área de trabalho).

No Piskel, o artista é capaz de controlar todas as camadas e propriedades do desenho, pixel por pixel.

E caso seja necessário, é possível criar uma conta junto ao serviço para salvar seus projetos em nuvem. Legal hein?

Quer aprender mais sobre essa incrível ferramenta? Então fica comigo aqui pois hoje iremos aprender:

// O que é Pixel Art?
// O que são Sprites animados?
// Iniciando com o Piskel

O que é Pixel Art?

o que e pixel art

A pixel art é um formato de arte digital que existe desde o início da década de 70.

Porém, o termo “pixel art” começou a ser utilizado somente 10 anos depois, em 1982. Resumindo, a técnica consiste em colorir pixels de forma individual para que, juntos, formem uma imagem.

Esse tipo de imagem costuma ser salva em formatos como .gif e .png, pois utilizam compactação de dados sem perdas.

Apesar de o formato .jpg ser um dos mais populares para imagens, não é recomendado por utilizar uma compactação com perdas, deixando a imagem borrada.

Também é interessante destacar que um pixel art pode, ou não, ser isométrica.

As artes em pixel isométricas buscam representar objetos com aparência tridimensional (mesmo que não sejam), enquanto que as não isométricas apresentam apenas um lado do elemento, como a frente ou o lado superior.

Esse estilo de arte tem se tornado muito popular nos últimos anos, principalmente em jogos de plataforma, e muito disso se deve à nostalgia do século passado.

Hoje você pode utilizá-la em diferentes situações do mundo digital, o que torna o seu estudo relevante.

O que são sprites animados

o que e sprites

Basicamente, um sprite é um objeto Gráfico estático, animado, e interativo ou não, que representa personagem, objeto, ou parte do cenário, dentro de uma ‘cena’ ou situação do jogo. Ou seja, é qualquer coisa que possamos ver, basicamente.

Vamos pegar como exemplo, um personagem principal.

Esse deve ter movimentos variados, mover-se de forma livre pelo jogo, interagir com objetos e inimigos.

Para fazer essa representação do conceito de personagem, usamos um sprite, que não deve ser o personagem, apenas representá-lo.

Assim como, teremos outros objetos no jogo, que graficamente serão representados com um SPRITE.

Iniciando com o Piskel

Vamos começar a usar o Piskel? Vou te mostrar três opções para você iniciar seus projetos.

Primeira opção: acesse o link da ferramenta e faça o login utilizando uma conta do Google.

Segunda opção: clique direto em “Create Sprite” e vá direto para a tela do editor, sem a necessidade de fazer login.

E a terceira opção é baixar a ferramenta e instalar no seu computador, lembrando que esta versão offline não está conectada à online.

Caso não queira realizar o login utilizando sua conta Google, lembre-se que é importante salvar seu projeto antes de fechar o navegador.

A vantagem de desenvolver seus projetos logado em sua conta do Google é que eles ficam salvos na nuvem e você pode deixá-los ocultos ou abertos para visualização de outras pessoas.

Vamos fazer um teste na ferramenta?

inicio piskel

Primeiro, abra numa nova aba o link http://www.piskelapp.com/ e, na sequência, clique em “Sign in”, no canto superior direito da tela. (assim como mostra na imagem acima)

Você será direcionado para uma página de login do Google para que possa se conectar. Caso não tenha uma conta Google, é necessário criar uma antes de prosseguir.

Após se conectar, entrará em um painel de controle no qual poderá criar seus sprites e visualizar a sua galeria.

A interface da galeria é essa:

piskel gallery

Como criar um Sprite novo?

Para criar um sprite novo, basta clicar em “Create Sprite” no canto superior direito do seu editor. Para salvar, clique no ícone “Save”, na barra lateral direita.

Cada layer no Piskel pode conter, por exemplo, um estado diferente da futura animação.

O usuário é quem vai decidir, livremente, a duração de cada quadro e de cada transição, havendo a possibilidade de duplicar, renomear, remover e mover cada um deles (é possível até mesmo definir a quantidade de FPS – frames per second, ou quadros por segundo).

A ferramenta permite:

  • Decidir a duração de cada quadro e de cada transição.
  • Segurar a tecla “Shift” ou “Ctrl” na utilização do “Vertical Mirror Pen”.
  • Mudar o tamanho da tela de pintura (barra lateral direita).
  • Usar “Layers” para organizar a pixel art.
  • Definir a quantidade de FPS (quadros por segundo).
  • Duplicar, renomear, remover e mover quadros.

Conclusão de Piskel

Temos aqui uma ferramenta muito interessante e poderosa. Um editor gráfico gratuito e online que com certeza irá lhe ajudar muito em sua carreira de desenvolver de jogos.

Também vale lembrar que o uso do Piskel serve pura e simplesmente para a criação de GIFs animados.

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