Preciso aprender inglês para PROGRAMAR? + 5 Dicas Práticas

Tempo de leitura: 8 minutos

Como professor de programação essa é uma pergunta que recebo bastante: “Professor preciso aprender inglês para programar?“.

Claro, é possível você começar a programar sem saber nada de inglês, porém pensa comigo, você está trabalhando com linguagens que foram desenvolvidas totalmente em inglês, então como seria se você soubesse o significado de tudo que você está escrevendo?

Isso dobraria sua curva de aprendizado, pois agora você é capaz de fazer associações bem claras sobre o que você está escrevendo.

Mesmo que você nunca tenha utilizado aquele comando antes, conhecendo o seu significado, já dá para você saber ou ter uma noção sobre o que aquela linha de comando irá fazer.

Então se de alguma forma você já tentou aprender inglês e sentiu que não conseguia, achou muito difícil, você agora precisa reverter esse tipo de ideia, pois não é a linguagem que é difícil, somos nós.

A partir do momento que você criar bons motivos para aprender inglês, pode ter certeza que por mais que venham as dificuldades você passará por elas animado, pois agora você tem bons motivos para continuar.

Quer aprender inglês para programar? Então fica comigo nesse artigo que hoje nós vamos entender o quanto o inglês é importante para sua carreira de programador, e ao concluir a leitura, você terá bons motivos para nunca mais parar de estudar inglês.

O que iremos aprender nesse artigo?

// 1. Instale aplicativos para aprender inglês

// 2. Assista seriados em inglês

// 3. Leia o que puder em inglês

// 4. Pense em inglês

// 5. Pratique sempre

Quer aprender inglês para programar com excelência? Então, Let’s Go meu amigo programador, vamos afiar nosso inglês.

1. Instale aplicativos para aprender inglês

Instale aplicativos para aprender inglês

Essa é a primeira dica, pois é até uma maneira para você aproveitar o máximo de tempo possível estudando inglês, pois se tem uma coisa que é inseparável de você é o celular, dai vou listar uma série de aplicativos que na minha opinião são os mais interessantes para você começar agora mesmo a aprender inglês.

  • Duolingo

O Aplicativo Duolingo é considerado o jogo do inglês, pois é uma forma de aprendizado que te leva a participar de inúmeras tarefas e desafios bem interessantes, onde você sente realmente que a cada acerto está evoluindo, passando das fases, e realmente é viciante aprender inglês com ele.

Melhor do que aqueles jogos viciantes que fazem você perder um baita tempo, então muito melhor você viciar em um jogo de aprender inglês do quê em um jogo que não te ensina nada de interessante.

[Download]

  • VOA Learning English

Esse é o Voice of America, um aplicativo bem interessante e intuitivo, onde você irá ler textos e acompanhar a leitura feita por nativos americanos.

Também traz uma série de vídeos, artigos históricos dos Estados Unidos, programas de rádio, etc.

[iOS Download][Android Download]

  • Memrise

Desenvolvido para aprender e memorizar novas palavras.

A ideia dele é que você consiga memorizar palavras com coisas bem engraçadas.

[iOS Download] e [Android Download]

  • Learn English Grammar

Esse app é excelente para você praticar gramática. Possui duas versões de inglês, o americano e o britânico.

[iOS Download] e [Android Download] (Inglês americano)

[iOS Download] e [Android Download] (Inglês britânico)

2. Assista seriados em inglês

series para aprender ingles

É bem comum vermos essa recomendação de assistir seriados para aprender inglês. Você então começa a assistir e não entende absolutamente nada.

Ué, tem alguma coisa errada então, pois foi assim que pediram para fazer.

É normal darem essa recomendação, porém não explicam exatamente o que fazer.

Se você nunca estudou ou está no início dos seus estudos de inglês, você não pode apenas assistir seriados e pronto.

Você precisa entender como assistir séries em inglês e começar aprender o inglês a partir disso.

Filme é bem mais difícil que seriado, pois filme tem mais barulho e a linguagem é mais rebuscada, em geral, filme também utiliza um inglês mais avançado que os seriados.

Mas se você sabe muito pouco de inglês, como vai conseguir aprender com os seriados?

A primeira coisa que você deve entender é que você está assistindo para aprender, então, vão aparecer muitas coisas que você não vai entender.

Outra coisa, se você não sabe muito inglês, assista primeiro em inglês com legendas em português para entender o que se passa no seriado.

Porém você não vai aprender com isso, porque todo o seu foco está na legenda.

Logo em seguida, assista de novo com áudio e legendas em inglês.

E o que vai acontecer? Você terá o áudio e a legenda para lhe orientarem e já vai conhecer todo o background, ou seja, você já viu aquela história. E automaticamente, o seu cérebro vai começar atribuir significados.

Se enquanto assisti o seriado, encontrar uma palavra que você não entende, não pare o vídeo para buscar o significado da palavra.

Porque se você fizer isso sempre depois de dez minutos não vai mais querer fazer. Você vai ter gasto muito tempo procurando palavras e vai ter visto poucos minutos do seriado.

Entendeu?

Assista primeiro com legenda em português, depois com legenda em inglês, e para fechar com chave de ouro, assista apenas com o áudio.

Faça esse processo com todos os episódios.

E se você fizer isso todo santo dia, depois algum tempo, o seu inglês vai dar um salto gigantesco.

3. Leia o que puder em inglês

leia em ingles

De preferência, leia em voz alta.

Esse passo é muito útil e com certeza irá melhorar bastante a sua habilidade de leitura, isso acontece porque quando você lê em voz alta, você acaba se envolvendo mais com o texto que você está lendo.

Fazendo isso você acaba de praticar o inglês de três formas, utilizando os olhos para reconhecer as palavras escritas, utilizando a boca para reproduzir os sons praticando assim a pronúncia e por fim utilizando os ouvidos para ouvir os sons do inglês praticando assim a sua escuta.

Isso, com certeza vai te ajudar bastante a desenvolver suas habilidades do inglês.

4. Pense em inglês

pense em ingles

Na verdade essa etapa, envolve todas as outras, pois é alinhando o que você estuda, ou seja, textos, áudios e séries que você assiste que você vai adquirindo essa capacidade de começar a pensar em inglês.

Busque sempre ler notícias na internet em inglês, ouça músicas em inglês buscando entender o seu significado, se puder converse com alguém em inglês.

Todo esse conjunto vai te estimular a pensar em inglês, ainda mais você que é estudante de programação, pode acompanhar os blogs gringos, e buscar compreender o que eles falam sobre a linguagem que você estiver estudando.

5. Pratique sempre

pratique sempre

Sem sombra de dúvidas, essa dica ficou por último pois em minha opinião é a mais importante.

Praticar sempre é incluir o inglês no seu dia a dia, deixando ele fazer parte da sua rotina, se puder até altere a linguagem do seu celular, do seu computador, pois alterando o seu ambiente, com certeza o inglês vai fazer mais parte da sua vida e consequentemente você irá praticar mais.

O hábito tem um poder muito forte sobre o nosso cérebro, e todo processo de aprendizagem vai envolver a construção de hábitos.

Se dia após dia você praticar, vai chegar uma hora que vai ser instantâneo o inglês, se tornando algo cada vez mais natural.

#Bônus: Preciso aprender inglês para programar?

Explico nesse vídeo até que ponto o inglês irá influenciar a minha carreira de programador.

Conclusão

conclusão

E aí programador, gostou do artigo?

Então vai gostar do curso completo de inglês para programadores que nós fizemos especialmente para te deixar afiado e desenvolver os seus projetos com mais ousadia e confiança.

Clique aqui e conheça como funciona, e como você pode começar hoje mesmo a melhorar o seu inglês para programar nas mais incríveis linguagens de programação.

Procurei deixar bem claro a importância de aprender inglês e poder dominar melhor as linguagens de programação, juntamente com técnicas que se colocadas em prática você vai avançar bastante no inglês e na programação.

Tem alguma sugestão ou outra técnica que não foi citada aqui? Deixe seu comentário e quem sabe poderá ajudar outras pessoas.