Programador Freelancer: 5 Dicas valiosas para ser valorizado no Mercado

Tempo de leitura: 7 minutos

Olá desenvolvedor, preparado para mais um artigo que te levará para o seu próximo nível?

Você sabia que como programador freelancer, você pode ganhar mais do que ganharia em um emprego de período integral?

Além de ter a liberdade de ser seu próprio chefe e ter a liberdade de escolher o seus horários de trabalho e muitas outras vantagens.

Porém, não é uma idéia boa deixar o seu emprego atual para começar por conta própria se você ainda não tem uma base de clientes estável.

E para criar essa lista de clientes, primeiro você precisa ser notado.

Por isso não sai deste artigo, pois vou te mostrar 7 dicas que irão te ajudar a receber alguma atenção como programador freelancer, seja desenvolvedor web ou desenvolvedor de games, se você aplicar o que vou te ensinar com certeza irá pegar alguns projetos e irá construir sua reputação no mercado.

O quê iremos aprender sobre Programador Freelancer?

// #1. Pense em você como uma marca

// #2. Tenha um portfólio

// #3. Se for preciso, faça de graça

// #4. Consiga provas sociais

// #5. Marketing bem feito faz a diferença

#1. Pense em você como uma marca

pense em você como uma marca

Como freelancer, cabe a você comunicar o valor que você traz para os negócios e, posteriormente, as taxas cobradas pelo valor que você entrega.

Você precisa ser extremamente proativo (e estratégico) sobre o seu marketing pessoal – twittando, publicando artigos em seu blog, organizando eventos, criando um portfólio forte etc.

A autopromoção é a chave para você se tornar um programador freelancer de sucesso (afinal, você precisa acreditar no seu valor antes que alguém lhe pague por isso) e pode facilitar ótimos relacionamentos. E não negligencie sua estratégia de marketing mais importante: seu portfólio.

#2. Tenha um portfólio

Uma coisa que seu cliente irá buscar com certeza são seus trabalhos já produzidos, pois ele quer saber se realmente você irá dar conta do projeto dele.

Se você é um programador freelancer iniciante, há 90% de chance de perder projetos para um freelancer mais experiente. Afinal, os clientes estão gastando muito dinheiro em seus projetos e querem vê cada centavo retornando futuramente.

Ocasionalmente, porém, um cliente em potencial não escolhe apenas o freelancer com mais experiência, mas passa o tempo revisando os perfis de outros freelancers que se ofereceram para trabalhar por um melhor preço.

Agora você tem a chance de convencer o cliente de que vale a pena lhe contratar.

Para causar uma ótima impressão ao cliente, você precisa ter um portfólio que faça ele falar “UAUU”.

Por portfólio, não quero dizer um com muitos gráficos e designs elegantes. Bons portfólios usam um design simples e mostram o melhor trabalho que você fez. Se você trabalhou em projetos grandes, coloque algumas capturas de tela e uma descrição do projeto.

Não se gabe demais – apenas seja claro e direto ao ponto.

E-book Desenvolvimento Full Stack
Baixe Gratuitamente o Guia Completo de Como se Tornar um Desenvolvedor Full Stack

Tenha em mãos o livro digital, que irá lhe ensinar tudo sobre as principais tecnologias web e fará você dar o ponta-pé inicial no Universo Full-Stack!

#3. Se for preciso, faça de graça

se for preciso, faça de graça

Os freelancers iniciantes enfrentam um dilema difícil: para obter projetos, você precisa ter uma reputação baseada nos projetos que já fez. Mas como você está começando do zero, não tem projetos nem reputação.

Então, como você começa a construir sua reputação?

Quando você se encontra sem autoridade alguma no mercado, seu principal objetivo deve ser construir sua reputação, em vez de ser pago. Isso o ajudará a ganhar alguma experiência, fazer novos contatos e começar a construir seu portfólio.

Mas como alguém pode te doar um projeto? Aqui estão algumas abordagens que funcionam bem:

  • Entre em contato com empresas que estão começando e ofereça-lhes um site ou escreva algum app utilitário. há uma boa chance de que eles aceitem seus serviços.
  • Verifique com as organizações locais e veja se elas estão procurando algum serviço de desenvolvimento de websites ou aplicativos que você possa oferecer.
  • Comunique-se com seus amigos e familiares. Atualmente, todas as pequenas empresas estão online. Sua rede existente provavelmente pode entrar em contato com alguém que procura os serviços que você oferece.

#4. Consiga provas sociais

provas sociais

Ser recomendado por alguém desempenham um papel importante em qualquer negócio. É mais provável que você contrate um mecânico recomendado por um amigo do que o que você viu em um anúncio na internet.

Os depoimentos podem dar um grande impulso à sua reputação como freelancer. Depois de concluir um projeto, faça questão de obter um depoimento de seu cliente.

Ao adicionar depoimentos ao seu portfólio, inclua o nome e a empresa do cliente. Faz a diferença, especialmente se os clientes em potencial já ouviram falar dos clientes ou empresas que você listou.

Todos os depoimentos não são iguais. Depoimentos detalhados e focados em resultados deixam uma impressão duradoura e funcionam melhor do que elogios vagos.

Ao entrar em contato com clientes para obter depoimentos, solicite feedback com base em números. Ou pelo menos peça que eles sejam mais específicos em seus comentários.

Aqui está um exemplo de depoimento excessivamente vago:

“Trabalhar com a Danki Code foi uma ótima experiência.”

E aqui está um que é mais concreto:

“A Danki Code ajudou a aumentar nossa margem de lucro em 30% neste trimestre. “

Depoimentos serão cruciais em seu negócio de programador freelancer. Portanto, não se esqueça de incluir depoimentos recebidos de projetos que você fez de graça em seu portfólio.

#5. Marketing bem feito faz a diferença

marketing bem feito faz a diferença

O marketing desempenha um papel importante quando se trata de projetos como os seus. Você precisa se tornar conhecido em locais onde provavelmente estão seus potenciais clientes.

Você pode conhecer clientes online e offline e deve ter uma estratégia para ambos.

Ao conhecer pessoalmente um potencial cliente, mantenha um tom casual e amigável. É mais provável que um cliente em potencial o contrate se você puder se conectar com ele pessoalmente, para evitar ser excessivamente formal.

Se a pessoa não parece interessada em trabalhar com você no momento, faça a transição da conversa para um bate-papo pessoal como por exemplo o Whatsapp.

Conheça-os mais a fundo, entenda suas necessidades e construa um relacionamento amigável. Certifique-se de acompanhar seu potencial cliente e mantê-lo informado, caso ele exija seu trabalho no futuro.

Os blogs são uma ferramenta (e que utilizamos bem aqui na Danki Code) que permite estabelecer uma presença forte na internet.

Crie um blog sobre sua área de especialização e mostre seus melhores resultados.

Conclusão de Programador Freelancer

conclusao de programador freelancer

E ai, preparado para iniciar sua carreira de programador freelancer? No artigo de hoje vimos que ter trabalhos para mostrar aos seus potenciais clientes e aparecer do jeito certo e na hora certa é fundamental.

Porém tenho algo que vai além das dicas que você recebeu hoje. E isso fará toda a diferença em sua carreira.

O próximo passo para você é colocar a mão na massa comigo em projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

E uma excelente forma de você começar a desenvolver projetos reais comigo é adquirindo o Pacote Full-Stack. Nele você aprenderá desde o básico HTML até construir os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.