Qual a Linguagem de Programação mais usada no mercado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se falamos em empresas, startups, falamos também em tecnologias, e se falamos em tecnologias com certeza envolve linguagens de programação, e uma das perguntas mais feitas por quem está mergulhando nesse cenário é “qual a linguagem de programação mais usada no mercado?“.

Pois não basta programar, tem que ser algo que o mercado almeja, e isso com certeza dará um norte para quem de alguma forma deseja ingressar no mercado de tecnologia.

E todo setor independente de qual seja, é fundamentalmente modificado pela tecnologia.

E no coração de cada tecnologia estão as linguagens de programação.

E nunca em toda história os desenvolvedores foram tão importantes para o progresso do ambiente tecnológico, e as linguagens de programação são as suas superpotências.

Por isso nós vamos dar uma vislumbrada na linguagem de programação mais usada no mercado sem esquecer de citar as mais populares e influentes nos dias de hoje.

Para os programadores que ainda não tenham suas carreiras definidas iremos deixar uma série de links no decorrer do artigo, para treinamentos completos.

Existe uma série de métricas para analisar quando se consideram as principais linguagens de programação, mas vamos nos concentrar nas principais.

O que iremos aprender nesse artigo?

// Índice de Programação Tiobe

// Relatório GitHub

// Linguagens de programação mais populares

// O Reinado do Java

// O Domínio do JavaScript

Índice de Programação Tiobe

indice de programação tiobe

Por muitas décadas, a Tiobe (empresa de qualidade de software) gera um índice das linguagens de programação mais populares.

Essa lista é atualizada mensalmente, obtendo os dados de centenas de fontes em todo o mundo.

Se quiser saber mais sobre como o índice Tiobe é calculado, clique aqui.

Relatório GitHub

Relatório GitHub

O GitHub é um dos maiores repositórios de código em uso atualmente. É criado um relatório anualmente, onde se compartilha estatísticas sobre sua comunidade de programadores.

Ainda não conhece o GitHub? Veja o nosso artigo completo sobre esse repositório incrível.

Introdução ao Git e GitHub

Linguagens de programação mais populares

Gráfico Tiobe

top linguagens de programação TIOBE

O gráfico que vemos acima mostra as 20 principais linguagens de programação mais populares em dezembro de 2017.

O Índice Tiobe funciona mostrando a linguagem por ordem de participação no mercado, ou seja, a porcentagem é a quantidade de “participação no mercado” que a língua detém.

E todas as línguas combinadas totalizam os exatos 100%.

Alguns dos fatores levado em consideração é o número de desenvolvedores profissionais em todo o mundo, treinamentos e fornecedores de terceiros.

E a maioria dessas informações vem da análise dos resultados dos mecanismos de pesquisa.

E de acordo com esse índice temos o JAVA como a Linguagem de Programação mais usada no mercado.

Inclusive, aqui na Danki Code utilizamos bastante o JAVA, no nosso Curso de Desenvolvimento de Games Completo.

Gráfico GitHub

grafico github

A Revisão do GitHub nos dá os 15 principais pedidos de participação da sua comunidade.

As solicitações pull são um indicador da quantidade de código que está sendo gravada.

E de acordo com o OSS-Watch, “Uma solicitação pull é um método de envio de contribuições para um projeto de desenvolvimento aberto”.

Como vemos aí, o JavaScript tem uma pegada gigante no GitHub, com mais de duas vezes o número de solicitações de pull do que a segunda linguagem.

Conheça as melhores opções de cursos de programação do mercado para programadores e claro que no 1º lugar é o pacote fullstack da danki code.

O Reinado do Java

o reinado java

De acordo com o Tiobe, o Java tem sido o número 1 ou 2 mais popular entre as linguagens, e isso basicamente desde a sua criação em meados dos anos 90.

Muitas das maiores empresas do mundo usam o Java para criar aplicativos desktop, sistemas web back-end e games.

Reforçando mais uma vez, no nosso curso de desenvolvimento de games completo, você irá aprender a programar em Java e irá adquirir habilidades extraordinárias como programador, pois quem programa um game, terá capacidade de programar qualquer outro tipo de aplicação.

Existem vários fatores que tornam o Java tão popular:

  1. Portabilidade – Graças à Java Virtual Machine (JVM) independente de plataforma, o Java pode ser executado em quase todos os sistemas. O Java também é a linguagem Android mais popular, portanto, a grande maioria dos aplicativos para Android é construída em Java.
  2. Escalabilidade –  Java é construído para a escalabilidade, e é por isso que é tão popular entre empresas e escalonamento de startups (Twitter mudou de Ruby para Java).Como Java é uma linguagem com tipagem estática, é mais rápido e fácil de manter com menos bugs. Também é compatível com versões anteriores, o que significa que versões antigas da linguagem ainda funcionarão perfeitamente mesmo depois que novas versões forem lançadas. Isso é um grande alívio para empresas que, de outra forma, se preocupam em reescrever o código toda vez que uma nova versão fosse lançada.
  3. Grande comunidade – A popularidade do Java ajuda a garantir sua popularidade futura, graças a uma enorme comunidade de usuários.Com as comunidades massivas do Stack Overflow e do GitHub, os desenvolvedores podem encontrar ajuda sobre praticamente qualquer problema que possam encontrar. Juntamente com sua portabilidade, os desenvolvedores sabem que investir em Java pagará dividendos por um longo, longo tempo.

O Domínio do JavaScript

o dominio do javascript

Graças à onipresença dos navegadores Web, o JavaScript se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo e o número 1 no GitHub em termos de solicitações de pull.

O JavaScript permite que os desenvolvedores adicionem efeitos interativos às páginas da web. Geralmente funciona ao lado do HTML, mas está se tornando cada vez mais comum que os aplicativos da Web sejam criados inteiramente em JavaScript.

Devido à sua simplicidade e velocidade, mais startups e empresas de tecnologia estão começando a usar o JavaScript no back-end através do framework Node.js.

Falamos bastante sobre alguns dos mais poderosos Frameworks JavaScript, nesse artigo.

No nosso curso completo de Front-end nós abordamos com muita maestria o JavaScript, desenvolvendo uma série de funcionalidades para deixar os nossos projetos bem mais dinâmicos.

Conclusão sobre a Linguagem de Programação mais usada no mercado

conclusao Qual a Linguagem de Programação mais usada no mercado

Fico feliz que tenha chegado até aqui, e para você não ficar só em dados e informação, lhe convido a conhecer a nossa área de cursos, onde abordamos várias linguagens para você se tornar desde um desenvolvedor web completo a um desenvolvedor de games.

Tudo com o propósito de fazer você ingressar no mercado de trabalho como alguém que verdadeiramente domina o que está fazendo.

Alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários!