Tempo de leitura: 4 minutos
Você sabia que o Free Fire é um dos jogos mobile mais jogados no mundo?
Hoje o game já conta com cerca de 50 milhões de usuários tanto no Android como no iOS que jogam diariamente. O que faz deste um dos jogos Battle Royale mais jogados pelo celular.
O game foi eleito pela Google como o jogo mais inovador de Android em 2019, e já registrou mais de 100 milhões de downloads na Google Play Store e na App Store.
Porém, por trás desse sucesso existem curiosidades sobre o criador de Free Fire e a jornada do jogo até o topo das lojas digitais.
A seguir vou mostrar a vocês alguns fatos sobre o Battle Royale que talvez você não saiba.
O que iremos aprender hoje?
// Como o Free Fire foi criado?
// Por que o Free Fire faz tanto sucesso?
Como Free Fire foi criado?
Os primeiros games de Battle Royale surgiram a partir de DayZ, mod de Arma 2 criado pelo irlandês Brendan Greene em 2013.
Toda a estrutura e jogabilidade do jogo fez tanto sucesso que foi inspiração para jogos como Player Unknown’s Battlegrounds, que foi desenvolvido por Green.
DayZ e posteriormente PUBG foram games de Battle Royale que inspiraram o surgimento de jogos do segmento, dentre eles o Free Fire..
Desenvolvido em 2017, o Free Fire já causou um grande impacto durante o lançamento de seu beta aberto, pois era considerada como uma das melhores adaptações da categoria de Battle Royale para smartphones.
Quem criou o Free Fire?
Muita gente pensa que o Jogo foi criado pela Garena, uma desenvolvedora enorme sediada em Singapura. Mas a verdade é que o Free Fire foi desenvolvido por uma desenvolvedora pouco conhecida chamada 111 Dots Studio.
Free Fire é, até o momento, o único trabalho da modesta produtora de games. No entanto, quem publica o jogo é a gigantesca asiática Garena, uma companhia fundada em Singapura, em 2009.
A produtora Garena ficou bem conhecida por publicar outros jogos de renome, como League of Legends (LoL), Arena of Valor e Path of Exile.
A empresa é comandada pelo bilionário Forrest Li. Ele nasceu em Singapura, é mestre em administração e bacharel em engenharia. É possível dizer que Li é a mente que enxergou potencial no Battle Royale antes de todos.
Por que o Free Fire faz tanto sucesso?
Poucos meses após seu lançamento, em janeiro de 2018 o Free Fire tomou a liderança de downloads em 22 países em todo mundo.
Dentre eles estavam nações gigantes como Brasil e Índia e estava entre os cinco mais baixados em outros 50 países. A produtora até fez uma postagem especial no Facebook em abril de 2018 agradecendo a comunidade de gamers brasileiros.
O sucesso do game por aqui também tem a ver com sua acessibilidade nos celulares de mais baixo custo, e os países com vasto uso desses dispositivos se tornaram locais de muita atração para o Free Fire.
O Brasil é um dos líderes em número de gamers na comunidade do Free Fire, que foi o jogo mais baixado para smartphones brasileiros em 2018.
Para você ter uma ideia, existe um servidor exclusivo para o Brasil na América Latina e outro para os países como Argentina, México e Colômbia.
Além disso nosso país já foi lembrado dentro do game, com dois personagens brasileiros: Miguel, inspirado no Capitão Nascimento, personagem principal do filme “Tropa de Elite” e Alok, inspirado no famoso DJ. E o mapa Purgatório conta com um local chamado “Brasília”.
Legal hein?!
Conclusão de quem criou o Free Fire
Gostou de super artigo sobre o Free Fire? Já pensou em construir jogos semelhantes a esses?
O que você acha de fazer parte de uma comunidade de desenvolvedores de Games aonde você possa conversar com milhares de desenvolvedores e assim ter mais e mais ideias para desenvolver os seus jogos.
Você irá encontrar nossa comunidade em nosso treinamento de Desenvolvimento de Games onde nós ensinamos você desde o mais básico ao mais avançado em um passo a passo super simples.
Você irá aprender com as melhores engines do mercado. Ah! E não é preciso saber nada sobre desenvolvimento de games ou programação, nós iremos te ajudar desde os primeiros passos.