Tutorial MySQL Para Iniciantes: Primeiros Passos com o Banco de Dados

Tempo de leitura: 10 minutos

Olá desenvolvedor tudo certo? Hoje em nosso tutorial MySQL para iniciantes vamos vê não só os passos iniciais, mas entender os fundamentos do MySQL, desde sua história até o seu funcionamento, para você realmente sair daqui pronto para desenvolver seus projetos com segurança.

O que iremos aprender neste artigo?

// História do MySQL

// O que é MySQL

// Diferença entre SQL e MySQL

// Como o MySQL funciona

// Instalando o MySQL

// Primeiros passos com o MySQL

História do MySQL

historia do mysql

Segundo a própria documentação oficial do MySQL, eles falam que começaram com a intenção de usar o mSQL sistema de banco de dados para conectar-se às tabelas utilizando suas próprias rotinas rápidas de baixo nível (ISAM).

Porém, após fazer alguns testes, chegaram à conclusão de que o mSQL não era rápido o suficiente ou flexível o suficiente para responder às suas necessidades.

Isso os levou a criar uma nova interface SQL para o banco de dados, mas com quase a mesma interface API do mSQL.

Essa API foi projetada para permitir que códigos de terceiros que foram gravados para uso mSQL sejam portados facilmente para uso com o MySQL.

O MySQL recebeu o nome da filha do co-fundador Monty Widenius, My.

O nome do golfinho do MySQL (logo) é “Sakila”, que foi escolhido a partir de uma enorme lista de nomes sugeridos pelos usuários no concurso deles chamado “Name the Dolphin”.

O nome vencedor foi enviado por Ambrose Twebaze, desenvolvedor de software de código aberto da Suazilândia, África.

Segundo Ambrose, o nome feminino Sakila tem suas raízes no SiSwati, o idioma local da Suazilândia. Sakila também é o nome de uma cidade em Arusha, Tanzânia, perto do país de origem de Ambrose, Uganda.

O que é MySQL

o que é mysql

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados que permite gerenciar bancos de dados relacionais.

É um software de código aberto que tem seu suporte pela Oracle. Isso significa que você pode usar o MySQL sem pagar um centavo. Além disso, se desejar, você pode alterar o código fonte para atender às suas necessidades.

Mesmo o MySQL sendo um software de código aberto, você pode comprar uma versão de licença comercial da Oracle para ter suporte premium.

É bem fácil dominar o MySQL se você compará-lo com outros softwares de banco de dados, como o Oracle Database ou o Microsoft SQL Server.

O MySQL pode rodar em várias plataformas: UNIX, Linux, Windows, etc.

Você pode instalá-lo em um servidor ou mesmo em um desktop. Além disso, o MySQL é confiável, escalável e bem rápido.

A forma oficial de pronunciar o MySQL é My Ess Que Ell, não My Sequel. No entanto, você pode pronunciar como quiser, quem se importa?

Se você desenvolve aplicações web, o MySQL é uma boa escolha. O MySQL é um componente essencial da pilha LAMP, que inclui Linux, Apache, MySQL e PHP.

O MySQL é uma parte essencial de quase todos os aplicativos PHP de código aberto. Bons exemplos para scripts baseados em PHP e MySQL são  WordPressJoomlaMagento e Drupal .

Diferença entre SQL e MySQL

Diferença entre SQL e MySQL

É crucial que você saiba a  diferença entre SQL e MySQL.

O MySQL é um software RDBMS mais popular que utiliza o modelo cliente-servidor.

E como o cliente e o servidor se comunicam em um ambiente RDBMS? Eles utilizam uma linguagem chamada Structured Query Language (SQL).

Caso você se depare com outros nomes que também possuem SQL, como, Microsoft SQL Server e PostgreSQL, são outras marcas que usam a sintaxe SQL.

Geralmente, um software RDBMS é desenvolvido em uma outra linguagem de programação, mas sempre faz uso do SQL como sua linguagem de base para realizar a comunicação com o banco de dados.

O próprio MySQL foi escrito em C e C++.

Ted Codd, cientista da computação, desenvolveu o SQL no início de 1970 com um IBM baseado no modelo relacional. A linguagem se tornou bem popular em 1974 fazendo substituição de algumas linguagens que já estavam ultrapassadas, como VISAM e ISAM.

O SQL passa informação para o servidor do que deve ser feito com o dado em questão. Ele executa as funções seguintes:

  • Data Access Control. Fornece técnicas de segurança para fazer a proteção dos dados, incluindo quem pode visualizar ou usar as informações armazenadas no banco de dados.
  • Data Query. Solicita informações específicas de um banco de dados.
  • Data Manipulation. Adicionar, mudar, excluir, ordenar e outras operações para fazer modificação nos dados, valores ou visuais.
  • Data Identity. Faz a definição dos tipos de dados. Ex: modificar dados numéricos para integrais. Isso também inclui definir a relação das tabelas no banco de dados.

Como o MySQL funciona

como o mysql funciona

É um modelo cliente-servidor. Um ou mais dispositivos (clientes) se conectam com o servidor por meio de uma rede específica.

O cliente fará a solicitação através de uma interface gráfica do usuário (IGU) em suas telas. E o servidor irá produzir o melhor resultado, desde que os dois compreendam as instruções.

Sem entrar muito nos méritos técnicos, os principais processos que acontecem em um ambiente MySQL são os mesmos.

  1. O MySQL cria um banco de dados para armazenar e fazer a manipulação dos dados, definindo a relação de cada tabela.
  2. Clientes podem fazer solicitações digitando comandos SQL específicos no MySQL.
  3. A aplicação do servidor responde com a informação solicitada fazendo aparecer no cliente.

Normalmente, quanto ao cliente, se enfatiza qual IGU MySQL é usada. Quanto mais simplificado e leve for o GUI, mais performance terá.

Alguns dos IGU mais populares são MySQL WorkBench, SequelPro, Navicat, DBVisualizer e  DB Admin Tool.

De acordo com suas necessidades cada cliente deve escolher um IGU. Para gerenciamento de bancos de dados web, incluindo sites com WordPress, a opção mais comum é o phpMyAdmin.

Leia também: Servidor Web Local, O que é e como fazer um AGORA mesmo!

Instalando o MySQL

Instalando o MySQL

Está pronto para dar inicio ao seu primeiro banco de dados?

Primeiramente vamos baixar o MySQL em nossa máquina. Vamos entrar no site do MySQL para baixa-lo.

Ao acessar o site acima, ele irá reconhecer o sistema operacional que você está usando, dando a você a opção do download.

Vou estar realizando os passos a partir do Windows, pois estou usando este sistema operacional, mas  os passos são basicamente os mesmos para qualquer sistema operacional que você esteja usando.

A sua instalação segue o padrão de qualquer programa, basta dar “Next”, se atentando apenas a alguns passos durante a instalação, como: Aceitar os termos de uso, informar o tipo de instalação, método de autenticação, criar sua senha do Root, aplicar as configurações e pronto, “Finish”.

O seu banco de dados está pronto para utilização.

Primeiros passos com o MySQL

primeiros passos com mysql

Abra o seu CLI (Interface de linha de comando).

O primeiro passo agora é digitar a senha root definida na instalação.

Tudo ok!

Após inserirmos a senha, nosso CLI estará pronto para utilizarmos os comandos SQL para criarmos o nosso banco de dados.

Agora digitaremos o seguinte comando:

CREATE DATABASE nome_do_banco;

Depois de criar o banco de dados, precisamos passar informação ao MySQL que este será utilizado. Para isso vamos utilizar o seguinte comando:

USE nome_do_banco;

Pronto!

Banco de dados criado,  agora estamos prontos para criar a nossa primeira tabela.

Para isso, vamos utilizar o comando seguinte:

CREATE TABLE usuario (id INT, nome VARCHAR (255), PRIMARY KEY(id));

Esta tabela possui dois campos, conforme podemos visualizar acima, que será o ID do usuário e seu nome.

Para que cada registro possua um identificador único no banco de dados, precisamos determinar que o ID da tabela usuario será uma PRIMARY KEY. Desta forma, não haverão usuários cadastrado no banco de dados com o mesmo ID.

Temos diversos tipos de dados no SQL, e eles podem ser:

  • Dados Strings: char, varchar, text, entre outros;
  • Dados numéricos: bit, smallint, int, float, entre outros;
  • Dados data: datetime, date, time, year, entre outros.

Neste exemplo utilizamos o INT, onde não é necessário declarar seu tamanho, já que o mesmo possui o tamanho fixo de 4 bytes e o VARCHAR de 255 caracteres.

Depois da criação da tabela, podemos inserir dados. Para isso utilizamos o comando abaixo:

INSERT INTO usuario (id, nome) VALUES (1, ‘Maria’);

Este comando irá inserir o registro com id = 1 e o nome = ‘Maria’. Perceba que dados do tipo VARCHAR, como o nome da tabela usuário, deverá ser inserido com uso de aspas simples.

  • Lembrando que podemos criar quantos usuários quisermos fazendo uso do comando descrito acima.

Após inserirmos os usuários na tabela, utilizamos o comando SELECT para listar os usuários do banco de dados.

Para isso, executamos o seguinte comando:

SELECT * FROM usuario;

O asterisco * representa que serão listados todos os dados pertencentes a esta tabela. Já o FROM será referente ao nome da tabela que os dados serão buscados.

Após utilizarmos o comando SELECT para trazer todos os usuários existentes na tabela, utilizaremos o comando UPDATE para alterarmos, por exemplo, o nome de um dos nossos usuários.

Desta forma, utilizaremos o seguinte comando:

UPDATE usuario SET nome = ‘Maria Silva’ WHERE id =1;

Ou seja, estaremos inserindo o sobrenome Silva ao nome Maria. O comando SET quer dizer justamente isso, “setar” o sobrenome ao usuário de id=1. É necessário inserirmos o “WHERE id=1”, pois haverá alteração somente no usuário de “Maria”.

Após utilizarmos o comando UPDATE acima, usaremos o comando DELETE para deletar um dos usuários da tabela. Desta maneira, o comando utilizado é:

DELETE FROM usuario WHERE id =1;

Com isso, estaremos excluindo o usuário de id=1 que corresponde ao usuário de nome “Maria Silva”.

No comando a seguir, estaremos inserindo uma nova tabela em nosso banco de dados, e dessa vez, o comando responsável por essa alteração será o ALTER TABLE:

ALTER TABLE usuario ADD idade INT AFTER nome;

Ou seja, estaremos alterando a tabela de usuário, adicionando (ADD) o registro “idade” de dado inteiro (INT) após o registro nome.

Os dados serão apresentados como NULL (nulo) até colocarmos novos dados neste registro.

Desta forma, podemos utilizar o comando abaixo para inserir as idades correspondentes aos nossos usuários:

UPDATE usuario SET idade = 50 WHERE id = 1;

Conclusão do Tutorial MySQL Para Iniciantes

conclusao Tutorial MySQL Para Iniciantes

Gostou do nosso artigo? Deseja aprender mais sobre MySQL?

Esse post foi apenas uma introdução ao MySQL

O próximo passo que eu tenho para você, é colocar a mão na massa e aprender a linguagem SQL, que é bastante simples, porém é crucial na carreira de um programador.

Saber criar sistemas de informação hoje em dia, significa basicamente, dominar uma linguagem de programação, e depois aprender como manipular e recuperar os dados, fazendo a integração dessa linguagem ao banco de dados com ajuda do SQL.

Se quiser continuar aprendendo não só SQL, mas inúmeras outras linguagens de programação com a mesma didática que você viu aqui nesse post, conheça o nosso Pacote Full Stack e torne-se de fato um PROGRAMADOR PROFISSIONAL.