Ux e Ui Design: A diferença entre eles e Como Utiliza-los em seus projetos

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá desenvolvedor, tudo certo por aí?
Hoje vamos falar de um tema um tanto discutido em nossas comunidades de desenvolvimento web, que é Ux e Ui Design.

Você sabe o que é cada um deles e qual sua verdadeira finalidade?

UI Design e UX Design são dois dos termos mais confusos e conflitantes quando se trata de design para aplicações web. Eles geralmente são colocados juntos em um único termo e vistos de forma superficial parecem estar descrevendo a mesma coisa.

Muitas vezes é até complicado encontrar descrições sólidas das duas. Mas não fique preocupado, hoje nós iremos lhe mostrar a verdade por trás de cada um destes termos.

O quê iremos aprender sobre Ux e Ui Design?

// O que é UI Design?

// O que é o UX Design?

// Como trabalhar com eles?

// O processo de pesquisa é fundamental

O que é UI Design?

ui design

UI design significa “interface do usuário”, é o layout gráfico de um aplicativo.

Trata-se dos textos que os usuários leem, os botões que os usuários clicam, as imagens, controles deslizantes, campos de entrada de texto e em todos os demais itens com os quais o usuário interage.

Isso inclui layout de tela, transições, animações de interface e todas as microinterações.

Qualquer tipo de elemento visual, interação ou animação se trata de UI Design.

O que é o UX Design?

ux design

“UX” significa “experiência do usuário”. A experiência do usuário com a sua aplicação é determinada pela forma como ele interage com ela.

A experiência é suave e intuitiva ou bagunçada e confusa? A navegação no aplicativo parece lógica ou arbitrária? A interação com o aplicativo dá às pessoas a sensação de que estão cumprindo com eficiência as tarefas que se propõem a realizar ou parece uma luta?

A experiência do usuário é determinada pelo quão fácil ou difícil é interagir com os elementos da interface do usuário que os designers de UX desenvolveram.

Portanto, os UX designers também se preocupam com a interface do usuário de um aplicativo e é por isso que as pessoas ficam confusas com a diferença entre os dois. Porém, enquanto os UI designers têm a tarefa de decidir como a interface do usuário será exibida, os UX designers são responsáveis por determinar como a interface do usuário opera.

Como trabalhar com eles?

como trabalhar com eles

Digamos que em algum momento do processo de design seja decidido que botões extras precisam ser adicionados a uma determinada tela. Isso mudará a forma como os botões precisarão ser organizados e poderá exigir a alteração de sua forma ou tamanho.

A equipe de UX determinaria a melhor maneira de organizar os botões enquanto as equipes de UI adaptam seus designs para se ajustarem ao novo layout. A comunicação e a colaboração constantes entre os designers de UI e UX ajudam a garantir que a interface do usuário final tenha a melhor aparência possível, além de operar de maneira eficiente e intuitiva.

O processo de pesquisa é fundamental

o processo de pesquisa

E o que será pesquisado? O que os usuários querem. 

O que eles esperam de aplicações do tipo que estão sendo desenvolvidos. Essa pesquisa geralmente é iterativa, envolvendo sessões de usabilidade, nas quais usuários reais interagem com versões em escala de determinadas funcionalidades ou designs visuais sendo testados para determinar se os designers estão seguindo o caminho correto.

O feedback é integrado a cada iteração.

Esse processo envolve a geração de protótipos de baixa fidelidade, como renderizações de estrutura de arame dos elementos da interface para avaliar a resposta do usuário estritamente à funcionalidade que está sendo testada.

Isso também pode envolver protótipos visuais rápidos e testes A/B de diferentes versões possíveis da aparência da interface para determinar qual é a versão preferida do usuário.

Conclusão de Ux e Ui Design

conclusao de ux e ui design

Gostou de aprender mais sobre Ux e Ui Design? Hoje você aprendeu a verdadeira diferença entre eles e como pode utiliza-los em seus projetos.

Deseja aprender mais sobre Ui Design, Ux Design e tudo mais sobre desenvolvimento web de forma detalhada?

O próximo passo para você, é colocar a mão na massa comigo em projetos reais, pois além de muitos anos no mercado de desenvolvimento Web, sou professor com vasta experiência para te conduzir nesta jornada e tirar todas as suas dúvidas.

E não sou eu que digo, são os mais de 14.000 alunos capacitados por mim na Danki Code, por isso sei bem do que eu estou falando.

E uma excelente forma de você começar a desenvolver projetos reais comigo é adquirindo o Pacote Full-Stack. Nele você aprenderá desde o básico HTML até construir os projetos mais incríveis e cobiçados do mercado.

>> Conheça o treinamento completo “Pacote Full-Stack” e Domine as Tecnologias mais Atuais e Poderosas do Mercado! <<