Como usar o Facebook Como Ferramenta de Marketing e Potencializar seus Resultados

Tempo de leitura: 8 minutos

Apesar de muitos estarem abandonando o Facebook e preferindo ferramentas como o Instagram, o Facebook ainda domina o mercado.

Diariamente temos cerca de 1,10 bilhões de usuários acessando o Facebook, que continua sendo a rede social mais popular.

E isso é ainda mais abrangente nos dispositivos móveis, onde o Facebook abrange 77% das conexões à rede social.

E claro, se você realmente deseja que o seu conteúdo alcance os potenciais clientes, ter uma boa presença no Facebook será algo essencial.

E para que você aproveite ao máximo a sua página no Facebook, atraindo e envolvendo os visitantes, busque levá-los até o seu site e convertê-los em leads (e, logo na sequência em cliente), para isso você precisará otimizar cada vez mais a sua presença no Facebook.

E para te ajudar nesse propósito, preparamos uma mega lista com dicas relevantes que farão com que o seu negócio aproveite ao máximo todo o poder do Facebook:

// Utilize uma página comercial e não seu perfil pessoal

// Conquiste o selo “Responde rapidamente às mensagens”

// Priorize a qualidade em vez de quantidade

// Dê toques humanos a sua página comercial

// Entenda quem é o seu comprador final

// Coloque sempre seu público-alvo em primeiro lugar

Utilize uma Página comercial e não seu perfil pessoal

utilize uma pagina comercial

Vamos começar pelo início. Sua marca precisa ser representada por uma página comercial. As páginas até parecem perfis pessoais, mas trazem ferramentas fundamentais e exclusivas para o seu negócio.

Os seus fãs podem curtir sua página para ficar por dentro de todas as atualizações que acontecem nos feeds de notícias.

Isso irá maximizar o seu potencial no Facebook e além do mais, você irá respeitar os Termos de serviços do Facebook, que impede a utilização de perfis pessoais para representar alguma coisa além de uma pessoa, como por exemplo, uma empresa/organização.

Explico nesse artigo tudo sobre: “Como criar uma fanpage de sucesso no Facebook”

Conquiste o selo “Responde rapidamente as mensagens”

conquiste o selo responde rapidamente as mensagens

Você responde rapidamente às mensagens que chegam na sua página?

Se sim, parabéns, se não, é bom ficar bem atento, pois se você responder rapidamente à maioria dos usuários que enviam mensagens, irá conquistar o que o Facebook chama de selo “Responde rapidamente às mensagens”.

Você receberá esse selo se tiver uma taxa de respostas de 90% e um tempo de resposta de 15 minutos nos sete dias anteriores.

Priorize a qualidade em vez de quantidade

priorize a qualidade em vez da quantidade

Tem duas perguntas que podemos fazer sobre postagens em uma página no Facebook: “Com qual frequência devo postar no Facebook?

Postar com mais frequência vai ajudar a alcançar mais pessoas?

Resumindo, a resposta para estas perguntas é não. No final das contas tudo dependerá da qualidade das suas publicações.

Os algoritmos do Facebook foram criados para filtrar os posts que são irrelevantes e de baixa qualidade para que os de uma qualidade mais elevada se sobressaiam e sejam exibidos para os usuários.

Portanto, não há necessidade de sobrecarregar a sua audiência com uma enxurrada de conteúdos e outra, seja seletivo sobre o que você está publicando.

Se preciso for, gaste um tempo a mais na produção dos seus posts e menos tempo postando a toda hora.

Lembre-se disso: é trabalho do profissional de Marketing postar nas mídias sociais conteúdo interessante, relevante e bem humorado para o público.

Isso significa escolher falar sobre os tópicos mais interessantes, escrever de forma agradável juntamente com as fotos e vídeos relevantes que você posta.

Dê toques humanos a sua Página comercial

de toques humanos a sua pagina

Talvez você já tenha ouvido alguns antigos falarem algo como: “Isso é negócio, nada pessoal”?

Isso pode ser verdadeiro quando você está lançando um produto novo que irá resolver os problemas do seu público, no entanto, para utilizar o Facebook como ferramenta de marketing você precisa conquistar as pessoas e para que isso aconteça a sua página deve ser mais pessoal do que profissional.

“Os humanos podem tocar uns aos outros de forma física e emocional”.

Preste bem atenção, se você for fazer marketing no Facebook com a mentalidade de ganhar dinheiro, você pode, de alguma forma, estar desperdiçando seu tempo.

Em primeiro lugar, o Facebook é uma rede social, não uma rede para se fazer negócios. (por mais que ocorram negócios na rede, esse não é o propósito dela)

E uma maneira de se conectar de maneira mais pessoal com a sua audiência é postando vídeos em sua página.

Se o vídeo realmente for útil, a resposta dos fãs será profunda, além de gerar uma conexão poderosa com eles, pois agora eles não só lhe veem como um profissional de marketing, mas como um ser humano que compreende os sentimentos e desejos deles.

Uma das formas mais básicas de você ser mais humano e se conectar com sua audiência é responder os seus comentários na página e fazer abordagens de questões ou problemas.

Entenda quem é o seu comprador final

entenda quem é o seu comprador final

Sim, você pode utilizar dados já existentes para compreender o seu comprador final. Na sua Página, uma das atividades que você precisa realizar constantemente é estudar o seu público-alvo.

O Facebook é uma das plataformas mais interessantes em relação aos dados que você precisa coletar do seu público, pois ela fornece muitos dados para você melhorar o seu relacionamento com a sua audiência.

Uma das empresas que se destacam nesse quesito é a Apple, que de forma inteligente se apropria dos dados já existentes sobre os usuários de iPad.

Depois o que eles fazem? Segmentam a audiência baseado em suas principais necessidades e o resultado disso são as vendas do iPad que permanecem altas por mais de 4 anos.

O tempo é uma das moedas mais preciosas que temos hoje e se você perceber que tem algumas pessoas que investem uma porção de tempo com você, não ignore.

Essa descoberta pode revelar a lealdade por parte de alguns fãs que você tem, pois eles estão sempre interagindo com o que você publica, respondem aos comentários e te seguem com alegria.

Você precisa elaborar estratégias para levá-los até o seu blog.

Quanto mais você for negligente com sua comunidade de fãs e somente falar com eles nas redes sociais (que é uma plataforma de outra pessoa), mais você se arrisca a perdê-los.

Fãs ativos estão bem mais propensos a adquirir os seus produtos, então seja mais íntimo deles.

Coloque sempre seu público-alvo em primeiro lugar

coloque sempre seu publico-alvo em primeiro lugar

Servir ao cliente é o novo marketing. Por isso que 78% dos clientes falam unânimes que abandonaram o carrinho de compras por causa de uma experiência ruim, pobre.

Além disso, a resposta que você dá a eles dentro da rede social é muito importante, pois 71% dos usuários irão ficar com você se você prontamente responder às suas perguntas.

No caso do twitter, cerca de 80% dos tweets que são relacionados ao serviço para o consumidor são negativos em relação ao produto/marca.

A maior parte dos clientes aguarda por uma resposta em menos de uma hora, mas muitas empresas deixam a desejar nesse quesito.

Utilizar o Facebook como ferramenta de marketing não se aplica a uma técnica de bater e correr.

Na verdade é uma escolha excelente para as empresas comprometidas e profissionais de marketing de conteúdo que desejam colocar seus fãs no pedestal.

Isso significa que você terá de identificar no que eles estão tendo dificuldades e encontrará finalmente uma solução para esse problema.

Não precisa ter medo de perder seu público para sua concorrência depois de resolver um problema dele, pois problemas nunca acabam.

Se um problema foi embora, pode ter certeza que vai vir outro no lugar dele em um outro nível. Então eles continuarão a retornar para você, buscando suas estratégias e conselhos.

Uma outra forma de colocar os seus fãs e clientes em primeiro lugar em sua Página do Facebook é mostrar generosidade a eles. Como?

Um bom exemplo seria oferecer a eles uma oferta exclusiva todos os meses.

Conclusão de como usar o Facebook como ferramenta de marketing

conclusao facebook como ferramenta de marketing

Entendeu como você pode estar potencializando sua estratégia utilizando o Facebook como ferramenta de marketing?

E isso na verdade é só o começo do que você pode estar fazendo com o Facebook para melhorar seu posicionamento no mercado.

Em nosso treinamento Facebook para Negócios, nós mostramos com profundidade não só esses pontos, mas muitos outros que com certeza farão o seu negócio deslanchar de uma vez por todas.

Clique aqui para saber mais, entender como você pode fazer parte dessa turma e garantir sua vaga, pois elas são limitadas, justamente para podermos lhe atender da melhor maneira possível com um suporte de primeira.

Até o próximo artigo!