7 motivos para você trabalhar com desenvolvimento de games

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma pesquisa realizada pela empresa Homo Ludens mostrou que o mercado de games apresentou crescimento nas cinco regiões do país, entre os anos de 2013 a 2018.

Segundo dados do 2° Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, o número de estúdios desenvolvedores da games passou de 142 para 375 no período.

E você, quer participar desses números ou quer ficar só observando?

No artigo de hoje vamos te mostrar como este mercado é promissor e te dar 7 motivos para você trabalhar com desenvolvimento de games.

O que iremos aprender hoje?

// 1. Mercado em constante desenvolvimento
// 2. Trabalhar com o que você gosta
// 3. O mercado cresce mediante a crise
// 4. Número de cases brasileiros de sucesso é cada vez maior
// 5. Acesso livre às ferramentas de desenvolvimento
// 6. Se desejar pode trabalhar fora do Brasil
// 7. Cursos completos de Desenvolvimento de Games

1. Mercado em constante desenvolvimento

Mercado em constante desenvolvimento

Como falei na introdução do artigo, o mercado de games apresentou crescimento nas cinco regiões do país e isso não para de acontecer.

O momento em que escrevo este artigo é 2020 e o mercado está cada vez mais aquecido precisando de mais desenvolvedores pois o número de jogadores só aumenta.

Com todo esse crescimento, se abriu espaço para um mercado interno e não somente externo como acontecia no passado.

2. Trabalhar com o que você gosta

Trabalhar com o que você gosta

Esse é um dos principais motivos para trabalhar com desenvolvimento de jogos, afinal, todos nós sonhamos em transformar um hobbie em profissão e finalmente viver daquilo que nossa alma se identifica.

Diferente de outros mercados, quem opta por entrar no universo de desenvolvimento de jogos, independente da área que escolheu atuar, é um amante dos games.

3. O mercado cresce mediante a crise

O mercado cresce mediante a crise

E nesse momento enfrentamos um momento bem crítico em nosso país, onde passamos por uma das maiores crises da história. Mas o mercado de games continua ativo pois foi solicitado que todos ficassem em casa por conta do vírus covid-19.

E o que fazer para sair do tédio? Jogar! E aumentou bastante o número de jogadores nesse período.

Resumindo, o mercado de games é um dos setores da economia que não só é sucesso em nosso país, mas um verdadeiro sucesso em meio a crise financeira que enfrentamos atualmente.

4. Número de cases brasileiros de sucesso é cada vez maior

Número de cases brasileiros de sucesso é cada vez maior

Não tem como negar que nos últimos anos temos cada vez mais cases de sucesso realizados por equipes brasileiras.

Em 2015 a Aritana e a Pena da Harpia, do estúdio Duaik Entertainment, foi o primeiro jogo nacional lançado para Xbox One.

E em 2014, antes desse feito, já tinha ganho o prêmio por voto popular de melhor jogo no BIG Festival.

Outro case de sucesso do ano de 2015 foi o Horizon Chase, que chegou a ficar no Top #1 geral dos mais vendidos da App Store.

Além deles tivemos outras preciosidades nacionais que se destacaram:

  • Recruits (QUByte);
  • Chroma Squad (Behold Studios);
  • SHINY (Garage 227);
  • Ninjin (Pocket Trap);
  • Gryphon Kinght (Cyber Rhyno);

5. Acesso livre às ferramentas de desenvolvimento

Acesso livre às ferramentas de desenvolvimento

Além de ser um mercado promissor você terá apoio dos melhores softwares para desenvolver os seus games.

Softwares como Unreal, Unity e Blender permitem não só que você desenvolva seu jogo completo, como também facilita o pagamento para eles somente após você conseguir um determinado lucro com os jogos.

As regras e valores das ferramentas variam.

6. Se desejar pode trabalhar fora do Brasil

Se desejar pode trabalhar fora do Brasil

O que você acha de fazer as malas e ir para outro país? Sim, é possível trabalhar com desenvolvimento de jogos em vários lugares pelo mundo.

Se o mercado não para de crescer no Brasil, ele também se desenvolve em muitas outras partes do mundo, sendo os Estados Unidos o primeiro no ranking.

Portanto, o que não vai faltar é oportunidade de trabalhar no que você gosta e ainda ir atrás de uma qualidade de vida melhor e com um salário bem melhor.

Só não esqueça de investir na sua formação profissional e aprender outra língua.

7. Cursos completos para trabalhar com desenvolvimento de games

Cursos completos de Desenvolvimento de Games

Quem deseja trabalhar com desenvolvimento de jogos e se destacar no mercado, com certeza deve investir na formação, ela será vista como um diferencial.

Portanto, como o mercado se expandiu as formações começaram a aparecer, existem cursos técnicos, especializações e até mesmo curso superior em jogos digitais.

Mas será se é isso mesmo que você deseja?

Nosso curso de Desenvolvimento de Games é considerado o mais completo do país, porque não é um curso com toneladas de teorias e algumas práticas, mas totalmente ao contrario. Pouca teoria e muita prática.

Se você deseja conhecer nossa plataforma de ensino e entender tudo que você irá aprender conosco te convido a clicar aqui e acessar nossa plataforma de ensino.

2 Comentários


  1. Eu tenho 13 anos e tenho objectivo de ser full-stack,estou fazendo o curso front-end dentro do pacote combo master e este artigo me ajudou a criar mais vontade de ser Game Developer.


    1. Nossa, que legal Antônio. Tenho certeza que você será um desenvolvedor Full-Stack e um Desenvolvedor de Games de muito sucesso. Abraços garoto!

Comentários encerrados.